terça-feira, 3 de maio de 2011

Faróis de Areia Branca servem de subsídios para aula de campo dos alunos da Ufersa

MARCELO E FAROL Grupo de alunos da Ufersa em visita ao farol de Ponta do Mel

Os sinais visuais de auxílio à navegação estão sendo abordados nas disciplinas Introdução a Engenharia de Pesca e Navegação I, ministradas no Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), pelo professor Marcelo Augusto. Na quinta-feira, os 28 alunos que integram as duas turmas, visitaram os faróis das praias de Ponta do Mel e de Upanema, no município de Areia Branca.

“Os faróis são importantes sinais luminosos de auxílio à navegação estando no nosso país sob a responsabilidade da Marinha do Brasil”, explanou o professor Marcelo Augusto para os estudantes. A aula de campo contou com a participação do Sargento Júnior, faroleiro da Capitania dos Portos de Areia Branca.

A primeira parada dos estudantes foi na Praia de Ponta do Mel onde foi possível conhecer as particularidades do farol de 16 metros de altura. Construído há 113 anos, o equipamento possui três partes, em ferro, pintado em duas cores: preto e branco. Segundo o Sargento Júnior, o equipamento marítimo tem alcance geográfico de 21 milhas e, alcance luminoso de 41 milhas. “A cor do farol deve contrastar com o fundo”, explicou, adiantando que normalmente são utilizadas as cores branca, preta e encarnada (vermelho).

MARCELO E SARGENTO FAROL Sargento Júnior com o professor Marcelo Agusto, da Ufersa

O Sargento da Capitania dos Portos explicou ainda para os estudantes que cada farol tem uma característica particular no sinal luminoso. O Farol de Ponta do Mel, por exemplo, é de 30 segundos, ficando 3,5 segundos acesos (lampejo longo) e 26,5 segundos de ocultação. Com relação a sua latitude é de 106 metros acima do nível do mar.

Já na Praia de Upanema, o Farol de Areia Branca possui características diferentes. O sinal luminoso é encarnado com três lampejos (pisca), a cada intervalo de 15 segundos, com alcance de até 13 milhas.

Além do farol, os estudantes tomaram conhecimento da existência de outros sinais visuais luminosos que auxiliam a navegação como os faroletes, bóias, barca farol e as luzes de alinhamentos. “É de grande importância por situar os estudantes com a prática”, afirmou o estudante Raul de Holanda Campelo Neto, do 7º período de Engenharia de Pesca, salientando a importância da disciplina navegação dentro do curso.

MARCELO E FAROL 2 Os alunos conheceram também o farol da praia de Upanema

Para a estudante Renata Bezerra Gomes, também do 7º período, a aula de campo possibilita aliar a teoria da sala de aula com o conhecimento prático. “Estar sendo muito interessante observar o trabalho do faroleiro, além de ser um atrativo a mais na nossa formação”, considerou a estudante, ao comprovar a importância dos faróis no auxílio à navegação. (Com informações da Assessoria de Comunicação / Ufersa).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações