Catástrofes naturais que abalam mundo real estão bem próximas da ficção no cinema
Forte terremoto de magnitude 8,9 rachou a rodovia, no Japão
Quem assistiu ao filme “2012” e viu pela televisão a catástrofe que atingiu o Japão na madrugada desta sexta-feira, 11, certamente chegou à conclusão que ficção e realidade estão cada vez mais próximas. Sempre que fatos dessa natureza vêm à tona, a polêmica sobre o fim do mundo ganha proporções. A teoria do calendário Maia, no qual o filme foi baseado, que diz que o fim do mundo acontecerá em 21 de Dezembro de 2012.
As profecias para o ano de 2012 são muito curiosas e, segundo alguns, matematicamente precisas de acordo com o calendário Maia. Muitos dos acontecimentos atuais estavam previstos pelos maias, inclusive o apocalipse, que a bíblia e Nostradamus também citam, segundo alguns especialistas no assunto.
Essa imagem do filme “2012” se assemelha aos estragos causados pelo terremoto, seguido de tsunami, no Japão
O filme é uma grande representação catastrófica do que prevê o calendário Maia e muitos outros profetas do passado, mas aí já fica à critério da crença pessoal de cada um. O fato é que o filme “2012” mostra eventos que estão acontecendo, como mudanças climáticas, inundações, Tsunamis, terremotos e diversos outros fenômenos catastróficos em grande escala.
A sinopse do filme é esta: “em 2012, quando desastres naturais começam a destruir a Terra, pesquisador acadêmico lidera um grupo de pessoas numa luta para evitar esses eventos apocalípticos que foram previstos num antigo calendário dos povos Maias e que pode culminar com o fim da civilização”.
Agora, a realidade. O terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o Japão nesta sexta-feira pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), da Itália.
Tsunami formou enorme redemoinho perto de um porto em Oarai, Ibaraki
O INGV, que desde 1999 estudou os diversos fenômenos sísmicos registrados na Itália, como o devastador terremoto da região dos Abruzos de 6 de abril de 2009, explica em uma nota que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia.
"O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960", diz o comunicado.
O forte terremoto de magnitude 8,9, seguido por um tsunami com ondas de até dez metros de altura, atingiu a costa nordeste do país nesta sexta-feira. Trata-se do pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Tsunami com ondas gigantes avança sobre aeroporto em província efetada
O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, algumas delas de magnitude 6,3. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro. O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília).
.
.
.
.
.
Pesquisar Notícias
Notícias por Tema
Quem sou eu
- Luciano Oliveira
- Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”
Horrivel essas coisas que estão acontecendo no japão né?Mas elas podem chegar no Brasil,pois perto da espanha ,numa ilha tem um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento,essa erupção pode gerar um maremoto que pode atingir toda america banhada pelo atlantico inclusive o Brasil,gerando um terremoto ou um tsunami!
ResponderExcluirdeus no livre e guarde desse terremoto e das tsunami.
ResponderExcluirAcredito que isso é só um começo da vingança da natureza em poucos dias acontecerá novo abalo onde não se espera,outra cidade vai desaparecer do mapa,acredito que na itália acontecerá algo catastrófico,onde o país entrará em estado de alerta não sei ao certo mas vai acontecer pro mundo acordar.
ResponderExcluir