quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dependendo da votação, “Tiririca” poderá eleger, no mínimo, mais seis candidatos

ELEIÇÕES 2010 OFICIAL Com uma candidatura ao Legislativo que (entre as bizarras) conseguiu a maior repercussão até agora, é natural que Francisco Everaldo Oliveira Silva, 45, o “Tiririca”, esteja feliz da vida. Sua campanha atinge com frequência o topo dos "assuntos quentes" no Twitter e seus vídeos passeiam pela casa dos milhões de acessos no YouTube. Mas não é só ele que tem motivos para comemorar esse fenômeno dentro da sua coligação.

A exemplo de Paulo Maluf (PP), “Tiririca” é o "puxador de votos" de seu partido, o PR. Ambos ganharam espaços de destaque na TV e números de fácil assimilação (1111, para o candidato considerado “ficha suja” pelo STF, e 2222, para o palhaço). A ideia é que uma votação expressiva ajude seus respectivos partidos a levarem outros correligionários para Brasília.

TIRIRICA, O FENÔMENOPalhaço “Tiririca” poderá repetir o fenômeno Enéas Carneiro, em 2002

Para o analista político Fernando de Barros e Silva, “Tiririca” funciona como um "biombo". "Atrás dele, vão os verdadeiros artistas do circo fisiológico", escreveu em sua coluna na Folha (jornal Folha de São Paulo), na última semana.

Isso ocorre por conta do critério da proporcionalidade previsto pela legislação eleitoral. O número de vagas de cada partido é definido pelo quociente eleitoral, a soma de votos dos candidatos e da legenda dividida pelo número de vagas a que cada Estado tem direito.

Desta forma, o sistema proporcional cria a possibilidade de parte das vagas no Legislativo ser preenchida por candidatos que receberam volume votos nominais pífio.

O exemplo mais famoso ocorreu em 2002, quando Enéas Carneiro (1938-2007), do extinto Prona, conseguiu levar consigo cinco candidatos. Entre eles figurava Vanderlei Assis (275 votos nominais), depois condenado pelo TRE por inscrição fraudulenta.

Dependendo do volume de votos de “Tiririca” no dia 3 de outubro, o pleiteante fantasiado pode ajudar a eleger os seguintes políticos que também disputam uma vaga pelo PR-SP:

Agnaldo Timóteo, 73, cantor.

Valdemar Costa Neto, 61, ex-presidente do PL, renunciou ao cargo de deputado federal em 2005 por envolvimento no caso do mensalão.

Luciana Costa, 39, deputada federal da última legislatura. Assumiu a vaga deixada por Enéas Carneiro, de quem era suplente e secretária parlamentar.

Milton Monti, 49, deputado estadual duas vezes e deputado federal três vezes (inclusive no mandato 2007-2010).

Jurandyr Czaczkes, ou Juca Chaves, 71, humorista, músico e compositor.

Pastor Paulo Freire, 55, presidente da Assembleia de Deus de Campinas e do Conselho de Doutrina da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Além deles, candidatos de PT, PRB, PC do B e PT do B, todos da coligação "Juntos Por São Paulo", podem se beneficiar de uma eventual votação expressiva de “Tiririca”. (Com informações de Diógenes Muniz, da Folha de S. Paulo).

3 comentários:

  1. isso ai, tem que ter palhaço verdadeiro em brasilia, pois até agora vejo falsos

    ResponderExcluir
  2. A Democracia deve ser exencida com igualdade, ja vimos socias com diplomacia e reconhecido no mundo e estes cabaram vendendo o pais. Ter candidatyos populares é ter o voto do povo expressado de sua forma legal. Onde ha voto popular ha verdade na expressão de suas vontades.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações