sábado, 26 de junho de 2010

Opinião: em debate o futuro da Associação Universitária Areia-branquense - AUA

AUA Nunca um assunto rendeu tanto quanto essa “queda-de-braço” entre a Associação Universitária Areia-branquense (AUA) e seus associados. O Blog abriu espaço para que o debate coerente seja travado, mas no sentido que seja encontrada uma saída para o problema que se arrasta há tempos e parece sem solução. Na foto, membros da atual diretoria da AUA.  A postagem a seguir, é de quem já passou pela associação e emite sua opinião sobre a crise que se instalou na entidade. Leiam.

A cada ano que passa um fato têm trazido uma dor de cabeça para quem está à frente da Associação Universitária Areia-branquense ( AUA), visto que, a problemática se dá devido ao aumento de universitários em Areia Branca.

É bem verdade que o ingresso nas universidades por parte dos areia-branquenses é um fato bastante positivo, porém, por outro lado, traz também consigo problemas que cresce como uma bola de neve a cada ano.

Como todos sabem, a cada ano entra mais pessoas na faculdade do que sai. Consequentemente, daí o elevado número de alunos. É importante ressaltar que as facilidades promovidas pelo governo federal através do PRO-UNI tem sido outro fator positivo para a elevação dos números de universitários.

É preciso ser realizado um fórum para debater essa problemática, pois, se algo não for feito pra ontem, as coisas podem piorar ainda mais, visto que, a contrapartida do poder Executivo chegou ao seu limite. Os recursos para a contratação de um ônibus é outro problema e por sinal o mais difícil de todos de resolver, pois, como se sabe, muitos dos que lá já se encontra, acha que não tem responsabilidade com quem acaba de entrar. Realmente, é uma situação muito complicada.

Afinal, de quem é a responsabilidade? Quando se têm uma instituição constituída para dar guarda a seus membros, desde já, é essa instituição que têm o dever de encontrar meios para solucionar tais problemas, claro que para tal ação deve ter a contrapartida de seus membros, principal interessado. Muito embora, sabemos que sempre haverá relutância por parte de alguns poucos. Porém, não se deve ver esse impasse como um obstáculo insuperável.

A responsabilidade é de todos que fazem essa instituição, que está aí por mais de duas décadas ajudando os universitários areia-branquenses.

Glauco Araújo

Areia Branca – RN, 22 de julho de 2010.

Um comentário:

  1. Saudações a todos e todas:

    Dentre os cursos de graduação e pós-graduação que fiz/faço na UERN Mossoró estou na AUA desde 1998. Durante todo esse tempo sempre prestei contribuição voluntária para a entidade, ou seja, zelando para que a mesma consiga sua autonomia e realize o que preconiza o seu estatuto. Hoje estou conselheiro, eleito em votação aberta de assembléia geral da entidade, dentre os vários afazeres que tenho no dia-a-dia (graduação e pós-graduação - em andamento - na UFRN, família, trabalho (professor efetivo de Educação Física do Estado), trabalhos em academias de musculação, etc mesmo tendo todas essas ocupações me coloquei mais uma vez a disposição da AUA para estar a frente com alguns colegas.Enquanto isso vejo algumas pessoas que não fazem nada na vida a não ser simplesmente ir pra Mossoró assistir aulas (quando vão!) e estão causando maior tumulto e alguns dizendo que não pagam porque não querem pagar. Tudo bem! O tempo vai dizer mais coisas pra todos(as), ele é o senhor da razão. Vamos pra frente.
    Foi estipulado uma taxa de 30,00 em Assembéia Geral para contrato de dois transportes mas devido a inadimplência crescente os transportes contratado pela AUA foram dispensados e ficaram as dívidas a serem pagas. Por enquanto foi feito um remanejamento entre os ônibus que estão rodando mas sabemos que isso é uma saída paliativa pois no segundo semestre haverão mais estudantes entrando nas universidades em Mossoró e a situação vai complicar. Sabemos que existe uma minoria tumultuando e fazendo campanha pra que ninguém pague.Nós sabemos quem são! Quando nosso mandato terminar vamos convidar esse pessoal pra lançar a sua candidatura.
    Essa taxa já existia e ela é regulamentada no estatuto da entidade. Nós que fazemos o conselho de gerência estamos apenas executando/tentando executar o que trata da resolução da assembléia geral para o pagamento do valor da taxa, ou seja, para os que não pagaram, não pagam e diz que não pagarão pode ser feito uma cobrança judicial mas até agora estamos buscando uma negociação dentro da própria entidade para, pelo menos, recebermos os valores para os pagamentos atrasados com os proprietários dos transportes. Para qualquer associado ou a quem interessar possa as prestações de contas (que foram apresentadas parcialmente em assembléias) estão à disposição.
    Nós que fazemos o conselheiro de gerência estamos abertos a qualquer convite para debater/esclarecer sobre o assunto.

    Att.:

    Jailton de Sousa Xavier - Professor Jailton - Conselheiro da AUA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações