quarta-feira, 31 de julho de 2013

Novo Fórum Desembargador Silveira Martins começa a receber a estrutura do Judiciário Estadual em Mossoró

forummossor (2)Novo Fórum Desembargador Silveira Martins na cidade de Mossoró

A transfência de toda a estrutura do Judiciário Estadual em Mossoró para o novo Fórum da Cidade, Desembargador Silveira Martins, ocorrerá entre 1º a 20 de agosto. Atualmente, as unidades funcionam em vários endereços da área urbana e passarão a funcionar no prédio construído na avenida Alameda das Carnaubeiras, 355, no bairro Presidente Costa e Silva.

As novas instalações terão os equipamentos necessários para seu pleno funcionamento. “Temos muito trabalho pela frente. Contamos com a colaboração de todos os que fazem a Comarca, e a compreensão da comunidade”, afirmou José Herval Sampaio Júnior, Juiz de Direito no exercício da Direção do Foro.

O magistrado entende que esse  esforço vai resultar certamente em mais comodidade para o jurisdicionado, “que passará a ser atendido em condições muito melhores, podendo resolver todas as questões relacionados ao Judiciário Estadual em um único lugar”.

Etapas

O calendário da mudança está definido. No período de 1º a 9 de agosto estarão se instalando no novo prédio as Varas Criminais e Cíveis. Entre os dias 9 e 12 será a vez do Juizado da Violência Doméstica e Familiar. De 9 a 13, a transferência envolverá as Varas de Família. De 13 a 16 de agosto mudará de endereço a Vara da Infância e Juventude.

Os Juizados Especiais serão transferidos entre os dias 14 e 17, ficando o período de  13 a 20 de agosto para a Vara da Fazenda Pública. Também se instalarão em nova sede a Central de Mandados, a Secretaria da Distribuição, a Administração e o Setor de Informática.

A construção do novo fórum de Mossoró é parte do processo de melhoria da estrutura física do Judiciário Estadual. O prédio tem área construída de 8.896,20 m², com destaque para um Tribunal do Juri, com capacidade para 249 pessoas ( 253,30 m²). O Projeto, totalmente adaptado para deficientes físicos (PCA completo), contempla três elevadores que darão acesso aos seis pavimentos do prédio.

Prazos Suspensos

Durante o período de mudanças das unidades da Justiça Estadual para o novo fórum estará suspenso o expediente forense externo na Comarca de Mossoró. A determinação consta da Portaria 678, publicada pela Corregedoria de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

De 1º a 20 de agosto ficarão suspensos ainda prazos processuais e  judiciais, observando o cronograma da mudança. A suspensão não prejudicará o recebimento regular das petições iniciais e de pedidos cuja apreciação exijam urgência.

Fonte: TJRN

Ceaca/Peti intenfica ensaios para o espetáculo cênico que será um dos destaques da programação social da Festa dos Navegantes

ESPETÁCULO APRESENTADO PELOS MENINOS DO PETI É UM DOS DESTAQUES DA VILA DAS AREIAS BRANCASProjeto cultural do Ceaca/Peti é um dos destaques da parte social dos festejos da padroeira dos marítimos

Shows com artistas areia-branquenses abrem no próximo dia 6, a programação social da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos. Vale salientar que por força de decreto do Governo do Estado, o município de Areia Branca ainda se encontra em situação de emergência e por esse motivo a prefeitura está impedida de contratar bandas de grande porte e armar a estrutura da festa em via pública.

Mas de acordo com a organização da festa, paralelo às atividades religiosas no período de 5 a 15 de agosto será desenvolvida a parte social da programação, que tem como destaque o projeto Vila das Areias Brancas. Este ano será a quarta edição do evento, cujo enfoque principal são os folguedos populares como as festas, as danças, crenças e brincadeiras resgatando a centenária festa de padroeira dos marítimos.

Além das atrações de palco que estarão se apresentando no Centro Juvenil Dom Bosco todas às noites após as novenas, na grade de atrações consta ainda o esperado show cultural apresentado pelas crianças assistidas pelo Centro de Atendimento à Criança e Adolescente Josilene Maria Maia e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Ceaca/Peti).

Denominado "Auto dos Navegantes", o espetáculo cênico que será apresentado dia 14 de agosto, dá nome a um projeto cultural desenvolvido pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, premiado nacionalmente. Constitui o ponto alto da programação em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes.

O show é também um dos momentos mais esperados pela população, que impressiona pela beleza visual e a grandiosidade do elenco. Toda a produção, incluindo montagem de cenários, criação de figurino e ensaios fica a cargo da equipe do Ceaca/Peti.

A programação do projeto Vila das Areias Brancas é composta por noites temáticas. O cronograma das apresentações, conforme divulgado pela comissão da festa, é a seguinte:

Programação – Vila das Areias Brancas

5 okBanda pernambucana Doidin de Deus fecha a programação, dia 15

Dia 6/8 - Show da banda católica Maranathá

Dia 7/8 - Apresentação do Coral do Programa de Criança Petrobras, Grupo de Teatro da RCC e Pastoril da 3ª. Idade

Dia 8/8 - Noite do Brega

Dia 9/8 - Show do cantor Igor Santos e da Cantora Fernanda Azevedo

Dia 10/8 - Noite da Juventude com a apresentação da Articulação da Juventude Salesiana (AJS)

Dia 11/8 - Noite do Pagode com a banda Koisa Nossa

Dia 12/8 - Noite da Nostalgia com a banda Flashback

Dia 13/8 - Show de Kerson Luiz & Banda

Dia 14/8 - Show do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

Dia 15/8 – Show da banda pernambucana Doidin de Deus

Melhores registros durante a Maratona Fotográfica farão parte da exposição que começa hoje e vai até 15 de agosto

Maratona-Fotográfica-UERNProfissionais, amadores e amantes da fotografia participaram da maratona em Areia Branca

A exposição dos melhores registros durante a Maratona Fotográfica "Caminho das Águas - de Luís Gomes a Areia Branca - A Saga de um Rio", chega a Areia Branca nesta quarta-feira, 31. A etapa local do certame aconteceu em abril deste ano, com apoio da prefeitura, por meio das gerências de Turismo, Meio Ambiente e Fundação de Cultura.

Em nível local, as fotografias serão expostas de hoje até o dia 15 de agosto, no salão nobre do Palacete Municipal, aberto à visitação pública.

Promovida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (Deca), a exposição chega a esta cidade depois de passar pelos municípios de Luís Gomes, Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró.

Em Areia Branca será possível conferir todas as imagens captadas por fotógrafos profissionais, amadores e estudantes durante a maratona fotográfica.

A Maratona Fotográfica foi idealizada e executada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, patrocinada pelo Banco do Nordeste e apoiada pelos municípios onde foram realizadas as oficinas.

Gerência de Turismo convoca artesãos para reunião sobre renovação de cadastro e participação na Conferência de Cultura

Viviane AraújoViviane Araújo repassará informações importantes aos artesãos, no encontro de hoje

A Gerência de Turismo da Prefeitura de Areia Branca está convocando os artesãos locais para uma reunião nesta quarta-feira, 31, a partir das 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Na pauta do encontro, dois assuntos em destaque: a renovação do cadastro dos artesãos e a participação destes na 3ª Conferência Municipal de Cultura que será realizada na sexta-feira, 2, no Ivipanim Clube.

A gerente de Turismo, Viviane Araújo, adianta que a participação dos artesãos na Conferência é uma forma de promover o artesanato e ao mesmo tempo tornar conhecidos os trabalhos produzidos em Areia Branca.

Segundo ainda a gerente, a gestão da prefeita Luana Bruno (PMDB) em trabalhando no sentido de inserir o artesanato de Areia Branca nos principais eventos do gênero que acontecem no Estado.

Prefeitura de Areia Branca confirma para hoje pagamento da folha de julho para todos os servidores lotados no município

PREFEITURA DE AREIA BRANCA HOHEPagando em dia prefeitura aquece as vendas no comércio e injeta mais recursos na economia do município

A Prefeitura de Areia Branca confirma para esta quarta-feira, 31, o pagamento dos servidores públicos municipais referente ao mês de julho.

De acordo com os secretários municipais de Finanças, Girlande Oliveira, e de Administração e Recursos Humanos, Casimiro Neto, o desembolso será feito num único dia para todas as categorias funcionais lotadas no município.

Apesar das dificuldades de ordem financeira, a prefeita Luana Bruno (PMDB) afirma que seu propósito é manter o pagamento dos servidores em dia e dentro do mês trabalhado.

A gestora reforça que é fato que a situação financeira do município não é boa, mas o compromisso continua sendo honrado, o pagamento será garantido na data.

Prefeita agenda reuniões administrativas pela manhã e reserva parte da tarde para uma conversa com vereadores

45 prefeitaPrefeita Luana Bruno começa a despachar a partir das 9h, em seu gabinete

A assessoria da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), divulgou sua agenda de compromissos para esta quarta-feira, 31. Às 9h, ela tem reunião administrativa agendada com o gerente de Abastecimento, Luiz Rolim.

Às 11h, Luana Bruno se reúne com a Gerência de Eventos. Ao meio dia a gestora dará uma pausa nos compromissos para o almoço.

Na retomada das atividades às 14h, a prefeita Luana Bruno terá reunião com a Secretaria de Infraestrutura. E às 16h, conversa com vereadores, fechando a agenda de compromissos definida para o dia de hoje.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Deputado Paulo Wagner destina R$ 2 milhões em emendas para apoio ao médio e pequeno produtor agropecuário potiguar

76 OK OKEm recente visita a Areia Branca, sua terra natal, Paulo Wagner concedeu entrevista ao programa do empresário Cleodon Bezerra, na Rádio Costa Branca – FM 104,3 (Foto: Reprodução)

Dando sequência ao seu trabalho em benefício do Rio Grande do Norte, o deputado federal Paulo Wagner (PV-RN) apresentou emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) destinando recursos da ordem de R$ 2 milhões para apoio ao médio e pequeno produtor agropecuário norte-rio-grandense.

Um dos municípios contemplados com as emendas de Paulo Wagner, é Jandaíra, que recebe por iniciativa do parlamentar, um total de R$ 250 mil para a compra de equipamentos agrícolas.

O município de Maxaranguape também recebe emendas de Paulo Wagner para compra de equipamentos agrícolas, no valor de R$ 250 mil.

Satisfeito com as repercussões do seu trabalho em prol do Estado e, principalmente, em favor do homem do campo e das famílias de baixa renda, o deputado Paulo Wagner diz que estará sempre à disposição do povo potiguar, porque foi para isso que ele foi eleito. “Sinto uma alegria enorme em estar ajudando meus conterrâneos e amigos, pois sei das dificuldades que muitos enfrentam, principalmente quem vive no campo, que ainda sofre com os efeitos de uma seca devastadora. É pensando em melhorar as condições de vida dessa gente que estamos em Brasília lutando, nos mobilizando para que todos tenham vida digna”, conclui.

Juiz determina a suspensão imediata de todos os serviços de propaganda/publicidade pagos pelo Governo do Estado

1Determinação do juiz Marcus Vinícius foi com base num pedido feito por uma paciente com câncer

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Cível da Comarca de Currais Novos, determinou a suspensão imediata de todos os serviços de propaganda/publicidade pagos pelo Estado. Para isso, as empresas de comunicação: InterTV Cabugi, TV Ponta Negra, TV Bandeirantes Natal, TV Tropical, TV União, TV Universitária, Sidys TV a Cabo, Jornal Tribuna do Norte, Rádios (96, 98, 104,7 e Cabugi3 )serão intimadas para o imediato cumprimento da medida.

A suspensão da publicidade institucional deve permanecer até que o Estado do Rio Grande do Norte garanta o direito à saúde às partes de 40 processos que tramitam na Comarca de Currais Novos, além de uma ação civil pública relativa à manutenção dos serviços de urgência no Hospital Regional de Currais Novos.

A determinação atende ao pedido feito por uma paciente com câncer para que o Estado realize uma cirurgia citorredutora com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica. Assim, o magistrado mandou intimar pessoalmente a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, para que, na condição de gestora do Estado, informe, em um prazo de cinco dias, o dia, local e nome da equipe médica responsável por realizar a cirurgia.

O juiz ressaltou que, caso tal providência não seja tomada pela gestora, será bloqueada verba pública para a realização do procedimento na rede privada, arcando a governadora do Estado do RN como todos os prejuízos que o erário público tiver com a realização do procedimento na rede privada (com a análise dos valores do SUS e do pagamento à rede privada).

Pela decisão judicial, fica a mesma, desde já, advertida, que o prejuízo doloso ao erário público, além de outras consequências, configura improbidade administrativa, o que poderá ser apurado em processo posterior. Foi determinado também que a gestora suspenda todas as propagandas pagas pelo Estado do Rio Grande do Norte, até que sejam garantidos os direitos à saúde por parte do Estado.

Multa

Pelo descumprimento da determinação, foi fixada, nos termos do art. 461, §5º, CPC, multa pessoal  em R$ 1 milhão, que deverá ser destinado ao custeio de demandas de saúde, ou seja, o valor deve ser depositado em favor do Fundo Estadual da Saúde, caso haja descumprimento da decisão por parte da governadora do Estado do RN.

Caso sejam descumpridas as determinações da decisão, por parte das empresas intimadas, foi ficada, nos termos do art. 461, §5º, CPC, multa por descumprimento de igual valor, que deverá ser destinado ao custeio de demandas de saúde, ou seja, o valor deve ser depositado em favor do Fundo Estadual da Saúde.

Marcus Vinícius estipulou ainda que deve constar no mandado que, após o recebimento da determinação judicial (que deve ser enviada inicialmente via fax), deve ser retirado da grade da emissora toda propaganda/publicidade paga por parte do Estado do Rio Grande do Norte, sob pena de bloqueio de valores com o fim de arcar com os custos da multa estipulada em R$ 1milhão.

Os órgãos de imprensa citados têm um prazo de dez dias para enviarem demonstrativo informando os serviços prestados nos últimos doze meses, os valores pagos e os valores que ainda estão pendentes de pagamento, isso em relação ao Estado do Rio Grande do Norte. Caso não prestem as informações no prazo devido, deverão pagar, também nos termos do art. 461, §5º do Código de Processo Civil, multa que foi estipulada em R$ 50 mil.

Fonte: TJRN

Baile dos Navegantes 2013 será dia 10 de agosto comemorativo aos 56 anos do clube mais tradicional de Areia Branca

93 OKBanda Tremendões estará de volta, a pedidos, com repertório montado especialmente para o baile

Atendendo àquelas pessoas que ficaram com um gostinho de “quero mais” no ano passado, a direção do Ivipanim Clube confirmou como principal atração do Baile dos Navegantes 2013, comemorativo aos 56 anos daquele sodalício, a banda Tremendões, de Mossoró.

O baile acontecerá dia 10 de agosto, a partir das 22h, no Ivipanim Clube, como parte da programação social da tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos. Reservas de mesa ao preço de R$ 200,00 pelos celulares (84) 8837-1576 / 9622-3888.

O presidente do clube, Rogério Edmundo de Souza, adianta que durante a festa serão homenageadas pessoas ligadas à cultura local, notadamente no campo da literatura.

O Baile dos Navegantes resgatou o glamour dos grandes eventos sociais que no passado reuniam a sociedade areia-branquense e ilustres convidados oriundos de várias regiões do Estado, inclusive a capital.

Grandes nomes da música romântica estarão animando o tradicional Mega Brega que acontecerá neste sábado, em Macau

Adílson-Ramos OKAdilson Ramos, uma das atrações do Mega Brega deste sábado

Macau entra na contagem regressiva para o seu tradicional Mega Brega. A festa tradicional na região Salineira chega este ano a 15ª edição e acontece neste sábado, 3 de agosto. No Clube da Praia de Camapum se apresentam nomes da música romântica como: Fernando Mendes, Adilson Ramos, Roberto Muller, Cláudio Galeno e o vereador e seresteiro Luiz Almir. Serginho Vale e Joãozinho do Forró são as pratas da casa que forma o time de estrelas.

Segundo o empresário Anchieta Jácome, organizador do evento, mais de 6 mil pessoas são esperadas na festa que começa as 21h e segue até o amanhecer do domingo, 4. “Será mais um verdadeiro festival de música romântica e brega”, avisa.

Em 14 edições, já passaram pelo evento, nomes artistas a exemplo de Núbia Lafayette, Cláudia Barroso, Ângela Maria, Reginaldo Rossi, Roberto Muller, Gilliard, Márcio Greyck, Bartô Galeno, Valdick Soriano e José Ribeiro e Adilson Ramos.fernando mendes ok                         Fernando Mendes se apresentará no evento cantando seus grandes sucessos

Secretário de Educação faz agradecimento a todos que colaboraram para o sucesso da II Jornada Pedagógica realizada ontem

VICENTE HOJEVicente Faustino (centro) com educadores na abertura da jornada à tarde, no Educandário (Foto: Ribarmar Dantas)

O secretário municipal de Educação, professor Vicente Faustino Filho, avaliou positivamente a II Jornada Pedagógica realizada ontem, 29, e ressaltou as melhorias conquistadas na educação areia-branquense nos últimos anos.

Ele enfatizou que o sabor da verdadeira educação está contido na essência dos frutos colhidos de uma árvore chamada de produção coletiva.

Em nome da prefeita Luana Bruno (PMDB), o secretário Vicente Faustino assinala o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação, dos gestores escolares e de todos os profissionais que trabalham por uma educação pública de qualidade.

Ele ainda agradeceu à prefeita pelo apoio na condução dos trabalhos frente à Secretaria Municipal de Educação, bem como aos secretários e gerentes que direto e indiretamente contribuíram para o êxito da jornada.VICENTE HOJE 3                       Evento contou com a participação expressiva dos educadores (Foto: Ribamar Dantas)

Segundo ainda, Vicente Faustino, todos foram testemunhas de vivências relevantes à construção de um saber que visa uma educação pública, gratuita e de qualidade, delineando o importante painel de desafios colocados à mesa dos educadores.

Vicente Faustino disse também que o governo da prefeita Luana Bruno trabalha com foco na escola, ética e dignidade humana a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Concluindo, o secretário disse que “as conquistas obtidas na educação reafirmam o compromisso do atual governo em valorizar a categoria na busca por melhorias junto a esses profissionais competentes que educam os filhos desta terra”.VICENTE  HOJE 2 Jornada concentratou as atividades também na Secretaria de Educação e Escola Vingt Rosado (Foto: Ribamar Dantas)

Prefeito de Tibau anuncia para amanhã o pagamento dos salários de julho para todos os servidores do município

Naldinho-PSD OK“Naldinho” anuncia desembolso amanhã para todos os servidores (Foto/Reprodução: Voz de Areia Branca)

Diferente do que ocorria anteriormente, hoje o servidor público municipal lotado na Prefeitura de Tibau pode programar suas despesas do mês, com base nos seus vencimentos. Isso está se tornando possível graças ao compromisso do prefeito Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho” (PSD), que vem assegurando o pagamento dos salários dos funcionários dentro do mês trabalhado.

Prova disso foi que ontem, 29, “Naldinho” confirmou que todos os servidores do quadro funcional do município recebem os salários referentes ao mês de julho nesta quarta-feira, 31.

Num único dia, além de quitar a folha do mês e manter o pagamento do funcionalismo em dia, o prefeito “Naldinho” ainda injeta uma quantia expressiva na economia do município e aquece as vendas no comércio local.

Além de pagar os vencimentos do mês em curso, o prefeito está honrando com o compromisso assumido com a categoria de pagar, de maneira parcelada, os salários atrasados da gestão anterior. Esse acordo foi firmado entre a prefeitura, sindicato e servidores, de forma a não acarretar prejuízos para os beneficiários.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal subiu 47,5% saindo da classificação "muito baixo" para o nível considerado "alto"

19884123 OKMelgaço, no Pará, é uma das três cidades brasileiras com o pior IDHM

Apesar do baixo desempenho em educação, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal brasileiro subiu 47,5% nas últimas duas décadas, saindo da classificação "muito baixo" para o nível considerado "alto".

Essa é a uma das principais conclusões do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, pesquisa da ONU feita com a ajuda do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), subordinado à Presidência da República, e da Fundação João Pinheiro, do governo de Minas Gerais. O estudo foi divulgado hoje.

Veja o qual foi o IDH cada cidade brasileira

Os dados foram calculados usando os Censos de 1991, 2000 e 2010 e não captam, portanto, o governo Dilma Rousseff.

Um número que exemplifica o novo cenário é a quantidade de municípios de IDHM "muito baixo". Em 1991, eram 85%. Hoje, são apenas 0,6%. Já a quantidade de municípios brasileiros com IDHM "muito alto" saltou de 0 em 1991, 133 em 2000 (2,4%) para 1.889 (33,9%) em 2010. Isso significa que um a cada três municípios do Brasil hoje tem IDHM "alto".

O IDHM é uma versão local do IDH, o índice social sintético usado pela ONU para avaliar o grau de desenvolvimento humano em países e considerado um contraponto a outras estatísticas, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo.

Após quase dez anos, comandado no plano federal pelos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o índice subiu 24,1% e chegou a 0,612 --ou "médio", segundo a escala estabelecida.

Na década seguinte, dominada pelos governos petistas de Lula, o número continuou crescendo, ainda que de maneira menos acelerada (18,7%), e alcançou em 2010 0,727, quebrando a barreira de 0,700 a partir da qual o IDHM é tido como "alto".

Melhores e piores

Florianopolis - Panoramio.com 9bFlorianópolis (SC) é a capital melhor colocada

O Atlas permite ranquear os municípios tanto em relação ao IDHM quanto às suas dimensões.

Após dez anos, as três primeiras posições da lista continuam inalteradas: em primeiro lugar está São Caetano do Sul (SP), com IDHM de 0,862. Em seguida vem Águas de São Pedro (SP), com 0,854. Depois aparece Florianópolis (SC), com 0,847, é a capital melhor colocada.

Já as três piores são Melgaço (PA), com IDHM de 0,418, seguida de Fernando Falcão (MA), com 0,443 e Atalaia do Norte (0,450).

Dentre as Unidades da Federação, o Distrito Federal (0,824) é a primeira. Mas o caso do DF, por ter uma população pequena e com forte presença de funcionários públicos federais, é considerada uma exceção. O Estado com melhor IDHM é São Paulo (0,783), seguido por Santa Catarina (0,774).

Com informações da Folha Online

Prefeitos de Porto do Mangue e Serra do Mel lutam pela liberação de poço para melhorar o abastecimento em seus municípios

TITICO, VALMIR ALVES E FABINHO, REUNIÃO NO INCRA“Titico”, (Porto do Mangue), Valmir Alves (Incra) e “Fábinho” (Serra do Mel) discutiram cessão do poço

A luta pela melhoria do abastecimento de água nos municípios de Porto do Mangue e Serra do Mel continua sendo travada pelos prefeitos Francisco Gomes Batista, "Titico" (PMDB), e Fábio Bezerra de Oliveira, "Fabinho" (PMDB), respectivamente. Eles adotaram atuar em conjunto em defesa do pleito que é uma reivindicação respaldada pela população das duas cidades.

Os prefeitos em questão já bateram à porta de praticamente todos os órgãos relacionados ao assunto. Por último, recentemente, eles estiveram no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra), em Natal, onde estiveram reunidos com o superintendente do órgão, Valmir Alves.

Na reunião, os governantes trataram da liberação do poço Ban-1, ou "Poço de Lula", localizado no município de Carnaubais, que tem esse nome por ter sido inaugurado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006.

Durante o encontro com Valmir Alves, os prefeitos "Titico" e "Fabinho" fizeram uma exposição de motivos para o Incra liberar o Ban-1, afirmando que o poço tem capacidade para abastecer uma boa parcela da população das duas cidades.

Foi colocado ainda que o poço tem capacidade para abastecer por um longo período as cidades de Porto do Mangue, Serra do Mel e também Carnaubais, já que atualmente apenas algumas áreas de assentamento desta última utilizam a água do Ban-1.

Parceria poderá agilizar ativação de serviço

Como resultado concreto da reunião realizada na sede do Incra em Natal, ficou acertado que será firmada uma parceria envolvendo o Incra, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Petrobras.

No início de junho passado, houve uma ampla reunião com a presença dos prefeitos de Porto do Mangue, "Titico"; Serra do Mel, "Fabinho"; Carnaubais, Luiz Cavalcante (PSB); os diretores dos escritórios da Caern em Assú e Mossoró, Antônio de Pádua e Neilton Barreto, respectivamente, onde o tema tratado foi o abastecimento por parte da companhia estatal para os municípios citados.

Naquela oportunidade a Caern se comprometeu que irá assumir os custos com o funcionamento do poço e expandir o abastecimento para os municípios de Serra do Mel e Porto do Mangue. O próximo passo seria essa reunião em Natal, com o Incra, para tratar da parceria.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeitura de Areia Branca realizará o pagamento do mês de julho para todos os servidores do município na quarta-feira

45Nesta quarta-feira, 31, será efetuado o pagamento dos servidores da Prefeitura de Areia Branca, referente ao mês de julho. De acordo com os secretários municipais de Finanças, Girlande Oliveira, e de Administração e Recursos Humanos, Casimiro Neto, o desembolso será feito num único dia para todas as categorias funcionais lotadas no município.

Apesar das dificuldades que o município enfrenta no tocante às finanças, inclusive com cotas zeradas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prefeita Luana Bruno (PMDB) tem mantido o equilíbrio financeiro da sua gestão e, com isso, assegurado o pagamento dos servidores em dia.  

De acordo com Luana Bruno, os salários serão pagos nesta quarta-feira, mantendo o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado. “É fato que a situação financeira do município não é boa, mas o compromisso continua sendo honrado, o pagamento está garantido”, afirmou.

Prefeita Luana Bruno anuncia pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado (Foto: Ribamar Dantas)

A preocupação externada pela prefeita de Areia Branca reflete a realidade em outros municípios que além de não estarem conseguindo pagar os servidores em dia, já começaram a demitir, como forma de reduzir gastos com a folha de pagamento.

Um exemplo desse quadro preocupante em relação às finanças municipais, é Macau, um município que sempre foi visto como detentor de uma economia sólida. No entanto, na semana passada o prefeito daquela cidade salineira exonerou 250 ocupantes de cargos comissionados, além de ter cancelado a tradicional Festa do Sal e ainda promoveu mudanças no seu secretariado;

Com a redução das transferências oriundas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e quedas bruscas nos repasses dos royalties em municípios produtores de petróleo e gás os gestores municipais encontram-se com dificuldades para administrar e gerenciar as suas cidades. Os municípios estão em alerta, pois o repasse da União às prefeituras pode diminuir ainda mais no decorrer do ano em relação aos mesmos períodos dos anos anteriores.

A arrecadação da União teve uma queda devido à retração da economia e da desoneração de imposto, principalmente do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), que integra a cesta de recurso que compõe a FPM. Os recursos que restam estão na maioria contingenciados com programas e com o custeio do Governo Federal.

Justiça Eleitoral confirma a realização de novas eleições em nove municípios de seis estados no próximo dia 4 de agosto

1Em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, haverá esquema especial de segurança para coibir crime eleitoral

Dia 4 de agosto serão realizadas novas eleições para escolha de prefeitos em mais nove municípios de seis estados. Desde o início do ano, já ocorreram novas eleições em 42 municípios de 18 estados brasileiros. São locais em que os eleitos em outubro de 2012 não puderam tomar posse por decisão judicial. Como eles tiveram mais de 50% dos votos do eleitorado, é necessária a realização de novas eleições.

Mais de 220 mil eleitores terão de votar novamente em Marituba, no Pará; em Pedro Canário, no Espírito Santo; em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro; em Oswaldo Cruz, Itaí, Boa Esperança do Sul e Pedrinhas Paulista, em São Paulo; em Ponte Serrada, em Santa Catarina, e em Jaquirana, no Rio Grande do Sul.

Em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, haverá esquema especial de segurança para coibir crime eleitoral. Será instalado no município um centro de controle e comando que ficará responsável pela segurança. Essa medida foi anunciada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro durante encontro que reuniu representantes das principais instituições de segurança do Estado.

Outros três municípios em situação semelhante já estão com eleição marcada para o dia 1º de setembro: Taipas do Tocantins, em Tocantins, Santana de Cataguases, em Minas Gerais e Augusto Pestana, no Rio Grande do Sul.

Fonte: TSE

Areia Branca e municípios da região passam a contar a partir de hoje com o Centro de Assistência ao Trabalhador e às Empresas

CATE 3 OKCATE funcionará a partir de hoje oferecendo diversos serviços na área da Medicina do Trabalho

A partir desta segunda-feira, 29, a cidade de Areia Branca passa a contar com uma unidade especializada em Medicina do Trabalho. Trata-se do Centro de Assistência ao Trabalhador e às Empresas (CATE), com atendimento direcionado aos municípios que integram o Polo Costa Branca.

Tendo à frente o Médico do Trabalho, Gilberto Galvão Simões, e o Bioquímico Osmedite Júnior, o CATE oferece atendimento de segunda a sábado no consultório e/ou empresa.

Entre os serviços oferecidos às empresas e ao trabalhador, estão: ASO, Atestado de Aptidão Física-Mental, PCMSO, Laudos Periciais de Insalubridade, CAT, PCA, PPP, PPRA, Laudo Ergonômico, LTCAT, PIASS, palestras, entre outros.

Exames complementares: Laboratoriais, Espirometria, Audiometria, Acuidade Visual, Eletrocardiograma, entre outros exames para realização do ASO. Breve, o CATE também trabalhará com Raio X.

O CATE, que funcionará a partir de hoje, está localizado à rua Coronel Liberalino, 269, Centro, próximo ao Restaurante Popular, onde residia o ex-vice-prefeito e ex-vereador Sebastião Amorim. Contato: (84) 9998-0558 / 8857-2756.

Prefeita avalia como positiva a primeira edição do projeto Upanema Praia & Música e garante que a iniciativa veio para ficar

LUANA PRAIA OKLuana Bruno (à dir. com o filho) prestigiou o evento acompanhada de familiares (Foto/Reprodução: Blog do Erivan Silva) 

A prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), avaliou como positiva a primeira edição do projeto Upanema Praia & Música, realizada nos dois últimos sábados do mês em curso.

Acompanhada de secretários e gerentes a gestora participou das duas etapas do projeto, que levou para a estrutura de palco armada na praia de Upanema nove atrações locais, sendo bandas de rock, reggae e Djs (música eletrônica).

Em conversa com a organização do evento, que teve à frente as gerências de Eventos, de Turismo e Fundação Areia Branca de Cultura, a prefeita Luana Bruno disse que a ideia é consolidar o projeto no calendário de eventos da cidade, a princípio como diferencial durante as férias do meio do ano, mas que poderá ser incrementado, inclusive com a introdução de outros estilos musicais.

Um fato que chamou a atenção da prefeita, durante as apresentações musicais na praia, foi que além dos jovens, público alvo do evento, um grande número de famílias prestigiaram a maratona de shows.

No lançamento do projeto, dia 20, a animação ficou por conta das bandas Tocha – A chama regueira, Frontage, Paranoicos e a Dj Liah.

Na segunda e última etapa do projeto no sábado, 27, foi a vez das bandas Regueiros Guerreiros, Inquisidores, Guardiões de Siã e os Dj Sky Filth e Dj Emex.

“Formação continuada: um caminho para a qualidade na educação” é o tema da II Jornada Pedagógica que acontece hoje

VICENTE FAUSTINO, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃOVicente Faustino divulga o cronograma das atividades da jornada

Com o tema “Formação continuada: um caminho para a qualidade na educação” será realizada nesta segunda-feira, 29, a II Jornada Pedagógica, numa iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O secretário municipal de Educação, professor Vicente Faustino Filho, anuncia que a  programação será aberta às 7h30, na Escola Municipal Vingt Rosado Maia, com atividades até às 17h30, com intervalo para o almoço das 12h às 13h30.

Durante toda a amanhã os professores do 1º ciclo serão o público alvo das atividades abordando as seguintes temáticas: “Apropriação do sistema de escrita” (turno matutino) e “O lúdico na sala de aula” (turno vespertino) tendo como facilitadoras Simone Seixas e Ana Virgília, orientadoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) local.

Após o intervalo do almoço, as atividades pedagógicas serão retomadas no Educandário Nossa senhora dos Navegantes. A abertura será na quadra de eventos, com inicio dos trabalhos em sala individual, às 13h30.

O primeiro tema abordado para professores de Matemática do 9º ano, será “Matriz de referência de Matemática”, tendo como facilitador, Carlos César de Oliveira.

Na sequencia, Gleidson Mendes Rebouças será o facilitador na abordagem “O Educador Físico e a Saúde na Escola”, com os professores de Educação Física. “Planejar – Oficina Multidisciplinar”, com a facilitadora Midã Medeiros, assessora da Editora Moderna, será voltado para os professores do 4º ao 9º ano.

E por último, “Estratégias de Avaliação na Educação Infantil”, com a facilitadora Naire Capistrano, especialista em Educação Infantil, para professores da Educação Infantil, encerrando a programação.

Apoio

LUANA BRUNO COM MEMBROS DO COLEGIADO ESTUDANTILApoio da prefeita Luana Bruno à educação é destacada pelo secretário Vicente Fausitno

Para o secretário de Educação do município, Vicente Faustino Filho, a II Jornada Pedagógica constitui uma oportunidade excelente para que os profissionais possam tirar suas dúvidas e discutir temas relevantes que fazem parte do dia a dia da escola.

Por meio da jornada os professores em serviço possuem a oportunidade de relacionar a teoria com a prática, afirma o secretário.

O professor Vicente Faustino destaca ainda o apoio e o incentivo dado pela prefeita Luana Bruno (PMDB), responsável pela execução da II Jornada Pedagógica, de formação continuada, pois esse evento possui a finalidade de fornecer sustentação metodológica e teórica aos profissionais envolvidos no ensino público do município de Areia Branca.

domingo, 28 de julho de 2013

“Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse o Papa na despedida do Brasil na tarde deste domingo

000Papa Francisco se despede antes de embarcar de volta para o Vaticano (Evaristo Sá/AFP)

O Papa Francisco despediu-se do Brasil na tarde deste domingo, 28, após discursar na Base Aérea do Galeão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse o Papa, que embarcou rumo à Roma às 19h21. A próxima Jornada Mundial da Juventude acontece em 2016 na Cracóvia, Polônia.

No discurso de despedida, o Papa Francisco disse que já está com saudades, agradeceu aos voluntários e lembrou de locais que visitou durante a estada no país. Antes, rumo ao Galeão, fez um sinal de coração com as mãos aos fiéis

Leia a íntegra do discurso de despedida do Papa:

"Senhora Presidenta da República,
Distintas Autoridade Nacionais, Estaduais e Locais,
Senhor Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro,
Senhores Cardeais e Irmãos no Episcopado,

Queridos Amigos!

Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco.

Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha. Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades.

De modo particular agradeço à Senhora Presidenta, por ter-se feito intérprete dos sentimentos de todo o povo do Brasil para com o Sucessor de Pedro. Cordialmente agradeço a meus Irmãos Bispos e seus inúmeros colaboradores por terem tornado estes dias uma celebração estupenda da nossa fé fecunda e jubilosa em Jesus Cristo. Agradeço a todos os que tomaram parte nas celebrações da Eucaristia e nos restantes eventos, àqueles que os organizaram, a quantos trabalharam para difundi-los através da mídia. Agradeço, enfim, a todas as pessoas que, de um modo ou outro, souberam acudir às necessidades de acolhida e gestão de uma multidão imensa de jovens, sem esquecer de tantas pessoas que, no silêncio e na simplicidade, rezaram para que esta Jornada Mundial da Juventude fosse uma verdadeira experiência de crescimento na fé. Que Deus recompense a todos, como só Ele sabe fazer!

Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias! Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação; não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários. A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho. Foi Ele que viemos buscar nestes dias, porque Ele nos buscou primeiro, Ele nos faz arder o coração para anunciar a Boa Nova nas grandes metrópoles e nos pequenos povoados, no campo e em todos os locais deste nosso vasto mundo. Continuarei a nutrir uma esperança imensa nos jovens do Brasil e do mundo inteiro: através deles, Cristo está preparando uma nova primavera em todo o mundo. Eu vi os primeiros resultados desta sementeira; outros rejubilarão com a rica colheita!303682-970x600-1                    Uma multidão de aproximadamente três milhões de pessoas se reuniu na praia de Copacabana para ver o papa Francisco durante a vigília de oração com os jovens da Jornada Mundial da Juventude na noite de ontem

O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se a Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado Santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros. Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade.

O Papa vai embora e lhes diz “até breve”, um “até breve” com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!"

Fonte: Do G1, em São Paulo

Kelps Lima propõe a convocação de secretários para explicar na Assembleia Legislativa a real situação das finanças do Estado

KELPSKelps Lima mostra preocupação com rumores sobre a atual situação financeira do RN

O deputado Kelps Lima (PR) vai apresentar, nesta segunda-feira, 29, um requerimento à Assembleia Legislativa propondo a convocação formal dos secretários de Planejamento e Administração do RN para explicar a real situação das finanças e gerenciais do Estado.

Segundo Kelps, a opinião pública tem sido bombardeada com várias informações a respeito de dados negativos que preocupam a economia e a perspectivas de futuro da sociedade e, neste momento, é essencial que haja uma explicação formal sobre o que se passa no Rio Grande do Norte.

A respeito da decisão de convocar os secretários, o deputado Kelps Lima escreveu o seguinte artigo:

Chegou a hora decidir: Falir ou Salvar o RN

Há tempos o Rio Grande do Norte não vivia uma situação tão grave de instabilidade política e econômica por parte do Governo do Estado.

As decisões tomadas pelo Governo do Estado nos últimos dias, de tentar negociar o repasse do duodécimo, cortar 20% do custeio da maioria de suas secretarias e a publicação de um Decreto remanejando 50,5 milhões de reais de áreas como segurança e saúde para cobrir o déficit com a folha de pagamento, além da devolução de 2 milhões de reais da segurança ao Governo Federal por falta de projetos, indicam que é hora da Assembleia Legislativa e os demais segmentos da sociedade tomarem uma posição no sentido de salvar o Rio Grande do Norte.

Não sairemos dessa situação sem a participação de todos: Assembleia, Tribunais de Contas e de Justiça, Ministério Público, sindicatos de servidores, entidades representantes da indústria e do comércio, enfim, de toda a sociedade.

Essas entidades devem se posicionar com o objetivo único: ajudar a salvar o Rio Grande do Norte da falência, olhando em primeiro lugar para os interesses maiores do Estado, deixando de lado qualquer viés corporativista, político ou eleitoral.

Essa união poderia ser catalisada pelo próprio Governo do Estado, mas, infelizmente, tem lhe faltado credibilidade, o que mina sua capacidade de diálogo, para tamanho movimento.

O Governo não consegue, e não pode, cobrar o sacrifício necessário de todos os agentes envolvidos na economia do Estado, porque não dá o exemplo de uma postura austera, e nem sinal de controle, no uso dos recursos públicos.

Episódios como o do aluguel de um jatinho para uma viagem da Governadora ao Rio de Janeiro, o gasto excessivo com propaganda de obras e os empréstimos milionários para obras não prioritárias, como a reforma da Av. Eng. Roberto Freire, minam a credibilidade do Governo.

O Governo do Estado aponta a queda na arrecadação e o crescimento da folha como culpados pelo desequilíbrio nas finanças. Contudo, a Governadora se nega a criticar publicamente, mesmo no programa eleitoral do seu partido, a repartição dos recursos arrecadados pelo Governo Federal. E, em relação ao funcionalismo, pelo menos que eu me lembre, durante sua candidatura em 2010 não fez nenhuma crítica, como faz agora, aos planos de cargos e salários aprovados naquele mesmo ano.

O Estado do Rio Grande do Norte caminha para a falência. Quais são as soluções? Qual o caminho? Quais os principais obstáculos? Essas respostas devem ser de todos, de toda a sociedade, com cada um dando sua sugestão e sua parcela de contribuição e sacrifício.

Precisamos modernizar a máquina pública, ter uma gestão profissional, em que a meritocracia seja uma regra absoluta na relação com os servidores, e o crescimento da folha de pagamento seja acompanhado do aumento do desempenho.

Não há sequer um grande projeto de desenvolvimento gerado pela máquina pública do Estado. E o setor de planejamento do Governo, há algum tempo, virou uma grande contadoria. Precisamos formar grandes quadros, integrá-los à máquina pública, e fomentar um projeto macro e sustentável para nosso RN.

Atualmente, nosso melhor projeto econômico é o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, e o Governo, em mais uma demonstração de inoperância, não consegue tirar as obras de acesso do papel, mesmo após 2 anos e meio de gestão.

Todos os serviços públicos prestados pelo Estado são de péssima qualidade: saúde, segurança, educação, transporte... E, o mais grave, estão a caminho do colapso.

A queda do setor turístico no Estado, o aumento da violência, o caos na saúde, a ameaça iminente de atraso na folha dos servidores, a falta de projetos, entre tantos problemas, geram um clima de desconfiança que termina por abalar gravemente nossa economia, estagnando-a.

Nesta segunda-feira apresento um requerimento na ALRN, convocando o Secretário de Planejamento do Estado para dar explicações a sociedade, no plenário desta Casa, sobre as finanças e os planos do Governo.

É necessária, também, a presença do Secretário de Administração, para explicar se, de fato, a questão do funcionalismo se tornou inadministrável, ou se o que falta mesmo é capacidade gerencial deste Governo.

O nosso Estado não pode Falir. Precisamos Salvar o Rio Grande do Norte e pouco podemos contar com o Governo.

A Assembléia Legislativa precisa fazer sua parte e convocar a sociedade para um amplo debate sobre nossa economia e nosso futuro”.

Fundação de Cultura agiliza os últimos retoques na programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura que acontecerá dia 2

Desde o início da gestão Ramon e a prefeita Luana Bruno têm buscado incentivos para os projetos na área da cultura

A Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac) está ultimando os preparativos para a 3ª Conferência Municipal de Cultura que será realizada dia 2 de agosto, das 8h às 17h, no Ivipanim Clube. O evento tem como objetivo debater com os segmentos envolvidos para escolher as melhores propostas para a implementação de ações culturais na cidade.

Com o tema "Uma Política de Estado Para Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Culura", a Conferência será realizada para a concretização do Plano Municipal de Cultura, necessário para a captação de recursos no Ministério da Cultura (MinC), pela administração da prefeita Luana Bruno (PMDB), que já dispõe de vários projetos a serem implementados, no setor.

O presidente da Fundac, Ramon Rodney, adianta que o evento será aberto a todos os segmentos artísticos e à população em geral. Além dos convidados locais e da região, já confirmaram presença representantes do MinC e da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Segundo Ramon Rodney, as propostas a serem debatidas e votadas na Conferência Municipal serão levadas à Conferência Nacional, com a finalidade de contribuir para a construção do Sistema Nacional de Cultura, do Governo Federal.

Para melhor atender a essa finalidade, a Fundac realizou estudo, tomando como base as diretrizes contidas no Sistema Nacional de Cultura proposto. O órgão conferiu o que vem sendo realizado no setor cultural do município. O resultado desse levantamento, entre outras fontes de informação, serve de base para os debates.Ivipanim-2  ok                                         Ivipanim Clube receberá o evento dia 2, com vasta programação

O presidente da Fundac também anunciou as atrações que farão parte da programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura. Haverá apresentações do Grupo de Caboclos, da cidade de Major Sales, e do Boi de Reis Sete Estrelas, de São José do Campestre.

Ainda estarão se apresentando durante a Conferência de Cultura, poeta e cordelista Antônio Francisco, membro da Academia de Cordel, da cidade de Mossoró; Daluzinha Avlis, de Natal; Coral da Petrobras; Big Band do Conservatório de Música de Mossoró; grupos de capoeira locais; artistas da terra; e as diversas manifestações culturais da cidade.

sábado, 27 de julho de 2013

Apostador da cidade de Sapucaia do Sul (RS) levou sozinho o prêmio de R$ 15.594,63 da Mega-Sena no sorteio deste sábado

CAICÓ RN ok okSorteio de hoje foi realizado na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte

Um apostador de Sapucaia do Sul (RS) levou sozinho o prêmio de  R$ 15.594,63 da Mega-Sena.  Os números sorteados neste sábado, 27, foram:  04 – 13 – 14 – 18 – 49 - 59. O sorteio ocorreu em Caicó (RN), no Caminhão da Sorte, que está na cidade.

A quina teve 111 ganhadores que receberão o prêmio de R$ 17.731,26 . Já na quadra,   8.567 apostadores receberão R$ 328,21 cada. A estimativa de prêmio para o sorteio da próxima quarta-feira, 31, é de R$ 2,5 milhões.

As apostas podem ser feitas em lotéricas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, com seis números, custa R$ 2.

Movimento de Jesus Misericordioso de Areia Branca prepara viagem de espiritualidade e lazer para João Pessoa

pb-4Grupo religioso local visitará a bela capital da Paraíba, João Pessoa

No período de 4 a 6 de outubro um grupo de devotos da Divina Misericórdia, de Areia Branca, estará indo participar de um encontro em João Pessoa (PB) sobre a espiritualidade do Movimento de Jesus Misericordioso. Na casião, será celebrado a festa de aniversário de Santa Faustina.

Chegando na capital paraibana, o grupo ainda aproveitará pra desfrutar de um belíssimo pôr do Sol na praia de Jacaré, prova da culinária nordestina no famoso Restaurante Mangai, e fará city tour pela cidade.

Serão duas diárias, em hotel na orla da praia de Tambaú, ônibus confortável, muitas brincadeiras, animações e orações.

O valor da viagem pode ser parcelado em três vezes (julho, agosto e setembro). Os interessados podem procurar Ceição Dantas, Irmã Maria José, Graça da Princess florence, Socorro Oliveira, Francineide do bairro Aparecida, Francy Lopes.Viagem João Pessoa MJM

Terror e mistérios marcam a trajetória da banda Inquisidores que há 12 anos trabalha um punk rock com temas sinistros

AKYRIO OKBanda Inquisidores faz um punk rock com muita qualidade; atração hoje, na praia de Upanema

Entre os muitos fatores positivos do recém lançado Projeto Upanema Praia & Música, iniciativa da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), está a valorização de grandes talentos musicais da terra, alguns revelados faz tempo, mas que somente agora estão tendo a oportunidade de mostrarem sua arte para o público.

O diferencial do projeto é justamente o estilo musical ao qual a iniciativa foi direcionada. Ou estilos, já que além do rock, inclui bandas de reggae e a efervescente música eletrônica que chegou com força total no município.

Entre as bandas que já se apresentaram ou ainda vão se apresentar neste sábado, 27, durante a segunda etapa do projeto que está acontecendo agora na praia de Upanema, uma merece referência pelos 12 anos de história.

Desde novembro de 2001que a banda Inquisidores vem trabalhando um punk rock com temas baseados em histórias de terror e mistérios, mitos e lendas. Inclusive uma das suas musicas, “Apodrecida”, conta um pitoresco episódio que supostamente aconteceu na cidade de Areia Branca.

A banda é composta por Akryrio Patrick, no vocal; Douglas Emanuel, na guitarra; Luan Duarte, no baixo; e Paulo Charles, na bateria.

A Inquisidores declarou caça às bruxas lançando seu primeiro CD demo intitulado “Embalsamada”. O disco leva 10 faixas autorais carregadas com pura energia punk com atmosfera oitentista.

Outra banda que se apresenta no início da madrugada, no palco do Upanema Praia & Música, é a Guardiões de Sião, reggae raiz, formada este ano. Possui algumas músicas autorais, mas nessa apresentação de hoje vai tocar mais um repertório com as músicas que influenciam o grupo.

Em tempo: todas as bandas que participaram da primeira etapa do projeto, sábado passado, e as que estão se apresentando hoje, assim como os Djs, são “prata da casa”, areia-branquenses que esbanjam talento.

Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude ocupam quase 2 km da areia da praia de Copacabana à espera pela vigília com o papa

1Fiéis lotam praia de Copacabana, no Rio, onde o papa Francisco realizará uma vigília neste sábado (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

Peregrinos que esperam pela vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude com o papa Francisco, a partir das 19h30 deste sábado, 27, ocupavam 1,8 km da areia da praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 13h30. Os fiéis estão se alojando em barracas de camping e sacos de dormir desde a avenida Princesa Isabel, próximo ao Posto 1, onde está o palco principal do evento, até a rua Constante Ramos, no Posto 4.

Na tentativa de chegar o mais perto possível do palco onde estará o papa Francisco, alguns peregrinos colocaram barracas perto da arrebentação das ondas do mar. Os fiéis pretendem passar a noite da vigília na praia.

Os peregrinos também lotaram as estações do metrô do Rio. Uma multidão descia na estação Glória, na zona sul, para buscar o kit peregrino no Aterro do Flamengo e dar início à peregrinação até Copacabana, cortando parte do caminho, cujo início oficial é na estação Central do Brasil, no Centro.

Nas ruas do centro, como a avenida Rio Branco, a movimentação de jovens foi intensa, devido à passagem do papa pelo Theatro Municipal para um encontro com autoridades às 11h30. A passagem pela avenida Rio Branco foi fechada entre a avenida Almirante Barroso e a rua Araújo Porto Alegre, assim como a estação Cinelândia do metrô, a mais próxima ao Municipal. (Com informações do UOL, Rio de Janeiro).

Rock, reggae e música eletrônica vão invadir a praia de Upanema neste sábado, com o projeto Praia & Música

45 prefeitaLuana Bruno convida as famílias areia-branquenses para uma tarde/noite de lazer na praia de Upanema (Foto: Ribamar Dantas)

A praia de Upanema será palco, neste sábado, 27, a partir das 17h30, de mais um espetáculo que mescla rock, reggae e música eletrônica. Serão cinco apresentações seguidas, fechando a primeira edição do Projeto Upanema Praia & Música iniciado no sábado passado.

Realizado pela Prefeitura de Areia Branca, por meio das gerências de Turismo, de Eventos e Fundação de Cultura (Fundac) o evento desta noite terá como atrações mais cinco bandas e Djs que irão se apresentar na estrutura de palco, som e luzes armada no largo da praça Rivadávia Ferreira, na praia de Upanema.

De acordo com a organização, os shows começam às 17h30, com a banda Regueiros Guerreiros. Em seguida, às 19h30, será a vez do Dj Sky Filth agitar a galera. A festa continuará às 21h30, com o punk rock da banda Inquisidores. Na sequencia, às 23h30, mais música eletrônica com o Dj Emex. E à 1h30 da manhã, mais reggae com a rapaziada da banda Guardiões de Sião. 1 praça-rivadávia                         Público lotou a praça de alimentação da praça Rivadávia Ferreira, local do evento (Foto: Carlos Júnior)

O projeto foi instituído pela prefeita Luana Bruno (PMDB) como diferencial para jovens, adultos e para as famílias areia-branquense, aproveitando o mês das férias escolares e como forma de aquecer as vendas nos estabelecimentos comerciais instalados na orla da praia de Upanema.

Para assegurar a tranquilidade do público durante o evento, a prefeitura montou um forte esquema de segurança, que funcionou perfeitamente no sábado passado, quando aconteceu o lançamento do projeto diante de uma grade multidão.

Deputado Paulo Wagner destina R$ 1,4 milhão em emendas para execução de projetos no município de Florânia

PAULO WAGNER DIZ QUE SERVIÇOS TELEFÔNICOS VÃO MELHORAR EM PONTA DO MELPaulo Wagner continua canalizando recursos para beneficiar os municípios norte-rio-grandenses  

A atuação do deputado federal Paulo Wagner (PV) continua se expandindo no Rio Grande do Norte. Entre os muitos municípios beneficiados com as ações do parlamentar, está Florânia, localizado na micorregiãi da Serra de Santana. 

Para aquele município, Paulo Wagner destinou recursos de emendas apresentadas ao Orçamento Geral da União (OGU) que totalizam a significativa quantia de R$ 1.400.000,00.

Os recursos, segundo Paulo Wagner, são destinados à execução de projetos direcionados aos diversos setores da cidade, como saúde, infraestrutura, esportes, entre outras.

Entre os recursos destinados à Florânia pelo deputado potiguar, R$ 600 mil vão apoiar a política de desenvolvimento urbano e ações de infraestrutura urbana da cidade.

Paulo Wagner também destinou emendas para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), aquisição de equipamentos e instalação de Academia de Saúde no município, que totalizam R$ 300 mil.FLORÂNIA                                           Florânia é contemplada com ações do deputado potiguar

Outra emenda no valor de R$ 250 mil é destinada à área do esporte e lazer e servirão para a construção de campos de futebol, quadras esportivas, reformas de quadra e campos e cobertura de praças esportivas.

Além de destinar verba para ações de infraestrutura urbana, o deputado Paulo Wagner ainda incluiu no OGU emendas no valor de R$ 250 mil para a construção e reformas de praças públicas e espaços de eventos, recuperação de vias públicas e de acesso a pontos turísticos do município.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Banco Central informa que as novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5 entram em circulação na próxima segunda-feira

1 R$ 5Nova cédula de R$ 5 que começa a circular na segunda-feira

O Banco Central (BC) comunicou nesta sexta-feira, 26, que entram em circulação na segunda-feira, 29, as novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5, da Segunda Família de Cédulas do Real.

De acordo com comunicado do Departamento do Meio Circulante, as notas de R$ 2 mantém o padrão de cor predominante azul, mas terá novas dimensões. A nota de cinco segue com o tom predominante lilás e passa a apresentar um tamanho diferente do atual.

Os principais itens de segurança nas duas cédulas são a marca d'água, o "quebra cabeças", no qual o valor da cédula aparece quando examinada contra a luz, marcas em alto relevo e elementos fluorescentes, visíveis sob a luz ultravioleta.

Em julho de 2012 entraram em circulação as notas de R$ 10 e R$ 20, que devem ser completamente trocadas até meados de 2014. As primeiras cédulas da nova família a entrar em circulação foram as de R$ 50 e R$ 100.1 R$ 2                                               Nova cédula de R$ 2 que começa a circular na segunda-feira

TCE-RN barra concorrência milionária para contratação de agência de propaganda pela Prefeitura de Pau dos Ferros

Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, destinou verba milionária à publicidade do seu governo

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acatou o pedido de concessão de medida cautelar determinando a suspensão imediata de todos os atos referentes a concorrência pública nacional 003/2013, que trata da contratação de uma agência de propaganda para prestação de serviços à prefeitura de Pau dos Ferros, sob a responsabilidade do prefeito, Luiz Fabricio de Rego Torquato. A proposta envolve valores orçados em R$ 1.600.000,00.

O processo foi relatado pela conselheira Adélia Sales, na sessão de quinta-feira, e gerou um debate entre os conselheiros Carlos Thompson e Gilberto Jales, além do procurador do Ministério Público de Contas, Thiago Guterres, em vista de ser uma matéria nova no âmbito do TCE.

Entre outros, o corpo técnico questionou os valores envolvidos na licitação, em se tratando de serviços de publicidade, quando comparados com gastos realizados em áreas essenciais, como infraestrutura urbana, educação infantil e assistência à criança e ao adolescente, além do município vivenciar situação de emergência, em vista da estiagem.

Fonte: TCE-RN

Fenômeno da música católica, banda pernambucana Doidin de Deus será a grande atração do projeto Vila das Areias Brancas

DOIDIN DE DEUS OKOs Doidin de Deus são sucesso por onde passam com seu repertório cheio de irreverência

Oficialmente a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, acontece no período de 5 a 15 de agosto. Mas as atividades religiosas iniciaram neste mês de julho, com a peregrinação da imagem da santa nas zonas urbana e rural do município, além de visitas às cidades de Grossos e Tibau. O tema geral deste ano é “Com a Mãe dos Navegantes, Lançamos as Redes da Fé”.

Um dos destaques da programação é o projeto Vila das Areias Brancas, que acontece dentro das festividades ao longo do período festivo. Todas às noites, após as novenas, a quadra do Centro Juvenil Dom Bosco se transforma numa grande praça de alimentação, com estrutura de palco para apresentações de shows temáticos com artistas da terra, apresentações culturais, entre outros eventos.

A grande atração no encerramento da grade de shows na programação do projeto Vila das Areia Branca, dia 15  de agosto, será a banda pernambucana Doidin de Deus, que tem à frente a dupla Ambrósio e Grampulino, nordestinos do estado do Pernambuco com a missão de levar, de forma irreverente, a Palavra de Deus ao mundo.

Donos de uma personalidade única, os “doidin”, que fazem parte da Comuniade Obra de Maria, trazem em suas músicas de evangelização a cultura nordestina aliada ao humor. Essa será a primeira vez que a banda se apresentará em Areia Branca.

A dupla surgiu de uma brincadeira para animar a programação de uma rádio comunitária e que acabou virando caso sério e se tornando um eficaz ministério de evangelização. Os Doidin de Deus têm vários CDs gravados, tendo inclusive conquistado “Disco de Ouro” pelo sucesso de venda de milhares de cópias.CENTRO-JUVENIL SEDIARÁ TERCEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA                   Área interna do Centro Juvenil receberá estrutura do projeto Vilas das Areias Branca

A dupla Ambrósio e Grampulino é considerada um dos grandes fenômenos da música católica que por meio dos ritmos típicos da música do sertão nordestino tem conquistado jovens, adultos, crianças e idosos. Além das músicas com o melhor do ritmo nordestino, o repertório da banda mistura ritmos como frevo, dance, reggae e o tradicional forró.

As músicas do repertório da banda são compostas por membros da Comunidade Obra de Maria e compositores amigos. A dupla já está no mercado há mais de 10 anos, no que chamam de “atividade missionária”. Eles retratam, em cada música, o amor em viver a vontade de Deus. 

Prefeita confirma participação na solenidade de troca de comando na Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca

45A prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), inicia sua agenda de compromissos nesta sexta-feira, 26, participando de uma importante solenidade. Ás 10h, a governante prestigia a transmissão de cargo de Agente da Capitania dos Portos em Areia Branca.

O atual agente, Capitão-de-Corveta Rodrigo Rocha Barros, passa o comando do órgão representativo da Marinha do Brasil nesta cidade para o capitão-tenente Adroaldo Amorim Coelho.

O novo agente servia à Marinha, no Rio de Janeiro, e substituirá o atual capital Rodrigo Rocha Barros que retornará àquela cidade. essa troca de comando acontece de dois em dois anos, conforme regimento da Marinha do Brasil.

Dando continuidade à agenda para hoje, às 12h a prefeita Luana Bruno almoça e em seguida, às 14h, terá uma reunião com a organização do evento Upanema Praia & Música que acontecerá neste sábado, 27, onde estarão presentes os titulares da secretaria de Infraestrutura,Fundação Areia Branca de Cultura, gerências de Turismo, Eventos e Segurança.

Prefeita Luana Bruno cumprirá uma série de compromissos no dia de hoje, com destaque para a solenidade na Capitania dos Portos local (Foto: Ribamar Dantas) 

Às 16h, a prefeita Luana Bruno receberá em seu gabinete, no Palacete Municipal, para uma conversa, o vereador Antônio Carlos de Souza (PC do B).

Projeto Upanema Praia & Musica estará de volta amanhã com mais cinco atrações com muito rock, reggae e música eletrônica

00Praça Rivadávia Ferreira recebeu uma multidão no lançamento do projeto, sábado passado (Foto: Jailton Rodrigues)

Neste sábado, 27, acontece a segunda etapa do Projeto Upanema Praia & Musica, realização da Prefeitura de Areia Branca, por meio das gerências de Turismo, Eventos e Fundação de Cultura (Fundac).

As atrações artísticas irão se apresentar na estrutura de palco, som e luzes armada no largo da praça Rivadávia Ferreira, na praia de Upanema, a partir das 17h30. São elas: banda Regueiros Guerreiros, Dj Sky Filth, banda Inquisidores, Dj Emex e banda Guardiões de Sião.

As atrações garantem um repertório variado e de qualidade, com o melhor do rock, do reggae e muita música eletrônica.

Para assegurar a tranquilidade do público presente, a prefeitura montou um forte esquema de segurança, que funcionou perfeitamente no sábado passado, quando aconteceu o lançamento do projeto diante de uma grade multidão.

O projeto foi instituído pela prefeita Luana Bruno (PMDB) como um diferencial para jovens, adultos e todas as famílias areia-branquense, aproveitando o mês das férias escolares e como forma de aquecer as vendas nos estabelecimentos comerciais instalados na orla da praia de Upanema.DJ LIAH ATRAÇÃO            Dj Liah empolgou a galera na noite inaugual do projeto, sábado passado (Foto: Ribamar Dantas)

V Conferência Municipal de Assistência Social foi encerrada ontem com a escolha dos delegados à etapa estadual

conferencia 3Grupos de trabalho quando participavam do ciclo de discussões na manhã de ontem (Foto: Erivan Silva)

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou quarta-feira passada e ontem, 25, a V Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “A gestão e financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

O evento foi realizado no auditório do Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema, com expressiva participação dos segmentos envolvidos.

Ao participar das atividades, a prefeita Luana Bruno (PMDB) ressaltou que a Conferência é uma grande ferramenta de gestão e que o tema deste ano permite avaliar o que foi feito e discutir atentamente o orçamento. conferência        Os delegados Gunar Vingre (sociedade civil) e Verônica Bruno (governo) vão representar o município na etapa estadual (Foto: Erivan Silva)

Ainda de acordo com a prefeita, o assunto é desafiador e fomentar essa discussão foi primordial para que seu governo possa desenvolver uma gestão assertiva.

A secretária de Assistência Social do município, Verônica Pedrosa Campos Bruno, disse que nesta edição a Conferência avaliou a implementação do SUAS a partir das metas aprovadas nas Conferências de Assistência Social realizadas para avançar na discussão dos compromissos para os próximos dois anos.

Durante o evento, foram eleitos quatro delegados e igual número de suplentes que representarão o município de Areia Branca na Conferência Estadual, em agosto, em Natal. conferencia 2             Delegado Jezairon (governo) e o suplente César Albuquerque, gerente de Esportes do município (Foto: Erivan Silva)  

Os delegados escolhidos para a Conferencia Estadual, representando o governo municipal, foram: Verônica Bruno e Jezairon Antunes. Os respectivos suplentes, são César Albuquerque e Fernanda Medeiros

Pela sociedade civil, os delegados eleitos foram Gunar Vingre de Souza Moreira e Abner Haniel de Souza, e os suplentes Francisca Jaqueline Bezerra e Jonas Ribeiro de Souza, respectivamente.conferencia 5                              Plenária acompanha exposições sobre a temática abordada este ano (Foto: Erivan Silva)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações