quinta-feira, 19 de março de 2015

Pesquisa realizada pelas concessionárias em Mossoró a ponta que 71,2% dos motoristas teclam enquanto dirigem

0Pesquisas apontam que a cada dia mais pessoas estão fazendo uso do celular enquanto dirigem (Foto: Ilustrativa)

De acordo com a pesquisa realizada pelas concessionárias, em Mossoró, 71,2% dos motoristas confessaram ter o hábito de dirigir e teclar ao celular. Esse percentual foi maior na faixa etária de 18 a 25 anos, com 77,5% dos entrevistados confirmando que teclam enquanto dirigem. A faixa de 26 a 40 anos, apresentou um índice de 70,05% de entrevistados que confirmaram teclar. E com 62,28% de motoristas que teclam ao volante ficou a faixa de 41 a 60. Os entrevistados acima de 60 anos apresentaram um percentual de 50% que usam celular enquanto dirigem. Ao todo, foram entrevistadas mil pessoas na cidade. “A ação é parte de uma política de responsabilidade social que as concessionárias adotam na gestão dos negócios, principalmente em se tratando de preservar a vida. Por isso, realizamos a pesquisa para embasar a ação e mostrar que em Mossoró esse índice pode ser diminuído e muitos acidentes evitados”, explica Andréa Jalles, porta voz da Socel Volkswagen e TerraSal Chevrolet.

O alto risco de acidente associado ao uso do celular tem levado os fabricantes de veículos a alertar os motoristas por meio de campanhas educativas. Seguindo esse conceito e cientes do seu papel social enquanto empresa, as concessionárias Socel Veículos e TerraSal lançaram a campanha #DirijaSemTeclar, com o objetivo de conscientizar o motorista que circula em Mossoró e promover um trânsito mais seguro.

Com modelos que possuem cada vez mais recursos, os celulares tornaram-se indispensáveis para a maioria das pessoas. Checar o email, ler um whatsapp, mandar uma mensagem ou mesmo atender uma ligação enquanto dirige tem se tornado comum no trânsito. E a maioria nem se intimida com a multa de R$ 85 e a perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

Usar o celular enquanto dirige é uma infração média, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, equivalente a jogar lixo na rua ou dirigir com o braço para fora da janela. As três infrações, que resultam na mesma penalidade, levam o motorista a tirar uma das mãos do volante, assim como fumar ou passar batom.

A lei que considera usar celular ao volante uma infração de gravidade média é de 1995, quando os celulares no Brasil eram pouco mais de 4 milhões. Hoje, chegam a 265 milhões e o aparelho é considerado uma epidemia mundial. Pensando em fazer com que as pessoas conversem sobre o tema  e hajam de forma mais consciente  ao volante as concessionárias planejaram ações de mídia no rádio, tv, redes sociais e jornais impressos. Um minidocumentário será produzido nas redes sociais com depoimentos de pessoas que já se envolveram em acidente por mau uso do aparelho celular. O encerramento da campanha #DirijaSemTeclar acontece no sábado (28), com a realização de uma blitz no Centro de Mossoró, onde carros serão adesivados com a logo da campanha e panfletos educativos serão distribuídos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Socel Veículos e TerraSal

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações