terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vereador cria lei que isenta mesários nas eleições do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos

00 ok

Moabe Soares, autor da lei que contempla pessoas convocadas para atuarem nos pleitos eleitorais    

O chefe do Executivo de Serra do Mel sancionou a Lei Municipal nº 523/2014, que isenta do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, os convocados e nomeados que efetivamente trabalharem como mesários nas eleições político-partidárias realizadas pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte no âmbito daquele município .

A Lei Municipal ainda estabelece como critério de desempate em concurso público no âmbito deste município, a comprovação do serviço eleitoral por parte do concursando.

Com a sanção da lei, o Poder Executivo Municipal e a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte poderão realizar campanhas educativas e de conscientização dirigidas aos eleitores, cidadãos e instituições locais, como forma de incentivar os jovens e eleitores de modo geral prestarem serviço à justiça eleitoral e, com isso, serem beneficiados pela nova lei.

O autor da lei é o vereador serramelnse, Moabe Soares (PR), que explica que sua intenção ao criar o dispositivo, foi incentivar os jovens e cidadãos eleitores do município a contribuírem com a Justiça Eleitoral e, consequentemente serem beneficiados com tal serviço.

A Lei foi publicada no Diário Oficial dos Municípios no dia 3 de setembro e já se encontra em vigor.

De acordo com os Tribunais Regionais Eleitorais, muitas pessoas não se atentam às vantagens desse trabalho voluntário. Entre as vantagens de atuar como mesário está o direito a dois dias de folga no trabalho, sendo mais dois dias de folga para quem participar do treinamento. Além disso, a atuação servirá como critério de desempate em concursos público. Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito ainda a 30 horas de crédito na grade extracurricular.

Outras vantagens, de acordo com a Justiça Eleitoral, são: direito a duas folgas por dia trabalhado. Isso vale também para eventuais treinamentos; preferência no desempate em alguns concursos públicos (desde que previsto em edital); utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade extracurricular complementar.

Quanto às restrições, não podem ser mesários os candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau; menores de 18 anos; quem for convocado e não puder trabalhar pode apresentar pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que vai avaliar cada caso.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações