domingo, 3 de março de 2013

Comunidade pesqueira é contemplada com barcos feitos com garrafas pet que serão usados no apoio à pesca e em atividades turísticas

SARGENTO SALES, TITICO E MANOEL PEROBA, EM PORTO DO MANGUE BARCOS PETSargento Sales, representante da Marinha; prefeito “Titico”; e Manoel Peroba, das Petrobras, no lançamento dos barcos, em Porto do Mangue (Foto: Reprodução) 

A comunidade pesqueira de Porto do Mangue, por meio da Colônia de  Pescadores  Z-17, recebeu na semana passada 10 barcos fabricados com garrafas pet. A embarcação é do tipo cataramã, feita com dois cascos esguios, paralelos, fixados lado a lado, regulamentado pela Marinha do Brasil, que serão usados no apoio à pesca, transporte de mariscos, atividades turísticas e ambientais.

Os barcos foram produzidos pelas próprias comunidades que participaram de um curso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e financiado pela Petrobras, como medida compensatória pelo licenciamento ambiental de instalações marítimas.

Os  barcos começaram a flutuar no último dia 23. Já a solenidade de entrega das novas embarcações aconteceu dia 20 passado, com as instituições envolvidas no projeto entregando os certificados às pessoas que trabalharam na fabricação dos barcos.  

Presente na solenidade, o prefeito Francisco Gomes Batista, “Titico” (PMDB), destacou a importância dessas novas embarcações na vida da comunidade pesqueira, pois se trata de uma inovação com amplas possibilidades de ajudar na renda das famílias beneficiadas.0             Barco fabricado em Porto do Mangue com garradas pet (Foto: Reprodução)

O gestor falou ainda da participação da Petrobras nesse projeto de fabricação de barcos com garrafas pet, que foi escolhido pela comunidade que habita e trabalha em área de influência das atividades petrolíferas marinhas, que recebem compensação da estatal por eventuais impactos decorrentes desses empreendimentos.

Além de utilizados nas atividades pesqueiras, os barcos também serão usados para fins turísticos, pois a partir de agora quem visitar Porto do Mangue e pretender fazer um passeio diferente pelo Rio das Conchas com essas embarcações de garrafas pet basta entrar em contato com o presidente da Colônia de Pescadores, Francisco Hélio dos Santos, pelo celular (84) 8851-9780 e agendar o passeio.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações