sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Divisão dos royalties nos campos já explorados será mantida, mas tributos das novas concessões serão destinados à educação

0Veto mantém legislação atual de distribuição dos royalties

Ao anunciar a nova divisão dos royalties do petróleo nesta sexta-feira, 30, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 100% desses tributos das novas concessões do petróleo vão para a educação. “100% dos royalties futuros irá para a educação, e 50% de todo o rendimento do fundo social irá para a educação”, afirmou o ministro.

O anúncio foi feito pelo ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Aloizio Mercadante (Educação) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), no Palácio do Planalto. A lei trata da distribuição dos royalties do petróleo entre Estados, municípios e União.

Com o veto, a legislação atual é mantida. Rio de Janeiro e o Espírito Santo, que juntos somam quase 90% da produção nacional, continuam recebendo da mesma forma, como pediam os governos dos dois Estados.

A regra atual estabelece que a União fique com 30% dos royalties, os Estados produtores (ou confrontantes) recebem 26,25%, os municípios confrontantes ficam com 26,25% e os municípios afetados, 8,75%.

O restante (8,75%) é distribuído para todos os municípios (7%) e Estados (1,75%) da federação, conforme as regras do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do FPE (Fundo de Participação dos Estados), que consideram os indicadores sociais e pagam mais aos Estados e municípios mais pobres em detrimento dos mais ricos).

COMO FICA A DIVISÃO DOS ROYALTIES NOS CAMPOS JÁ EXPLORADOS

União ………………………………………………………… 30%

Estados produtores ……………………………………… 26,25%

Municípios produtores …………………………………… 26,25%

Municípios afetados pela exploração …………………… 8,75%

Estados e municípios não produtores ………………….  8,75%

Gestão acabou para Micarla que permanecerá afastada da Prefeitura de Natal até 31 de dezembro deste ano, quando termina o seu mandato

01 mais OKMicarla de Sousa não reassume mais o cargo de prefeita 

O desembargador Amaury Moura Sobrinho manteve a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), afastada das funções de chefe do Executivo municipal até o dia 31 de dezembro deste ano. A decisão do magistrado foi em cumprimento à determinação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Campos Marques, que em julgamento de habeas corpus ordenou a fixação do prazo.

Amaury destacou que, desde que assumiu a gestão do município, conforme noticia a mídia, o prefeito em exercício tem empreendido diversas medidas de urgência no fito de sanar a situação da Prefeitura, como a exoneração de mais de 100 cargos comissionados, unificação de Secretarias, dentre outras medidas, corroborando a necessidade de manutenção do afastamento da investigada. “Parece-me portanto, que o retorno da prefeita, ao seu cargo, não bastassem as razões anteriores que determinaram o seu afastamento, trará, no momento, novos e maiores transtornos à administração pública, já combalida, em face das circunstâncias aqui já referidas”,, enfatizou.

Ainda segundo ele, o afastamento de Micarla de Sousa por prazo que coincide com o final de seu mandato não representa cassação sem o devido processo legal. “Pois imaginar que prefeito afastado a bem do interesse público não poderia sê-lo em final de mandato seria obstar a aplicação de medida que tem por fim a proteção do erário nos casos em que necessária a suspensão do gestor do exercício do seu munus público”, finalizou. (Com informações do TJRN).

Governo do Estado anuncia para o inicio do próximo ano a convocação de 1.162 professores aprovados no último concurso público

106 okEducação do RN enfrenta a falta de professor e de estrutura das escolas

A Secretaria Estadual de Educação anuncia para o início do ano que vem uma terceira convocação de professores aprovados no último concurso público. No dia 3 de janeiro, serão convocados 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. Eles já iniciarão o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.

Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano.

Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944. (Com informações da Assecom Educação).

Homens armados rendem funcionários e fazem “arrastão” na franquia da operada TIM Celular numa das áreas mais movimentadas da cidade

TIM 5 OKMeliantes ignoraram movimentação nas lojas ao lado e fizeram “arrastão” na TIM Vale Cell  

Sem controle. É como se encontra Areia Branca diante da onda desenfreada de assaltos, roubos e arrombamentos, que viraram rotina na cidade. É tanto que nesta sexta-feira, 30, já foi registrado o primeiro assalto do dia.

A mais nova vítima dos meliantes foi a loja Vale Cell, a franquia da TIM em Areia Branca. Menos de uma hora atrás os funcionários se preparavam para iniciar o expediente na loja quando foram surpreendidos por dois elementos armados que anunciaram o assalto e levaram vários aparelhos celulares, além de outros objetos.

A gerência da loja ainda não sabe avaliar o prejuízo. Os três funcionários ainda estão surpresos com a ousadia dos bandidos, já que aquele trecho da rua Barão do Rio Branco é muito movimentado devido a quantidade de lojas existentes na área, inclusive uma Agência da Previdência Social, onde o fluxo de pessoas é constante.

A população de Areia Branca está abalada com esse clima de terror que a bandidagem está espalhando nos quatro cantos da cidade. A fragilidade do aparato de segurança contribui para as ações dos criminosos que agem a qualquer hora do dia e da noite. A cidade está entregue à própria sorte.

Preocupa a situação dos marítimos demitidos sem direito a nada pela Frota Oceânica e Salinor após desativarem misteriosamente suas barcaças

Sindicalistas e assessor jurídico reuniram os marítimos para repassar as últimas informações sobre o processo em andamento

Não existe ainda perspectiva de mesa farta no Natal para mais de 50 marítimos que aguardam ansiosos o desfecho do impasse gerado pelas empresas Frota Oceânica e Salinor, responsáveis pela operacionalização das barcaças Dix-sept Rosado, Osmundo Faria e Antônio Florêncio até o mês de julho passado.

Ocorre que misteriosamente as três barcaças que operavam no município há anos, na transferência de sal a granel para o Porto-Ilha, foram desativadas. Um patrimônio de milhões, que rendia R$ 450 mil por mês de aluguel ao grupo controlador. Hoje, as embarcações estão atracadas no Cais Tertualino Fernandes, em estado de abandono.

Preocupados com a situação dos marítimos que foram dispensados dos seus empregos sem os direitos a que faziam jus, já que a empresa não rescindiu com nenhum deles, os sindicatos da categoria acionaram a assessoria jurídica, por meio do advogado Dario Lima, que deu entrada na Justiça do Trabalho de Mossoró com uma Ação Cautelar de Arresto movida pelos sindicatos contra a Frota Oceânica e a Salinor.

A liminar, acatada pela Justiça do Trabalho, garante a apreensão das barcaças Dix-sept Rosado, Osmundo Faria e Antônio Florêncio até que sejam quitados, com os marítimos demitidos, os pagamentos das verbas rescisórias, FGTS e multas pendentes.

Ação que tramita na Justiça do Trabalho já foi ajuizada e a primeira audiência marcada para o mês de março de 2013. Mesmo com toda a movimentação dos sindicatos e a decisão proferida favorável à liminar, a empresa se manteve alheia ao fato, não atendeu sequer a Justiça.AS TRÊS BARCAÇAS DA FROTA OCEÂNICA CONTINUAM INATIVAS, NO CAIS            Barcaças foram apreendidas para assegurar os direitos dos marítimos demitidos

Segundo levantamento feito pelo Blog, os 54 ex-funcionários da Frota Oceânica receberam o último pagamento em agosto passado. De lá para cá eles vivem numa constante expectativa e esperançosos que seja liberado ao menos o seguro-desemprego, enquanto aguardam a decisão final sobre os pagamentos das verbas rescisórias, FGTS e multas pendentes.

A situação desses marítimos e de seus familiares é preocupante, visto que são profissionais que vinham desempenhando suas funções numa empresa até então considerada sólida. A dispensa desse pessoal, de maneira ríspida, sem direito a nada, causou impacto no seio familiar. Hoje, esse grupo de marítimos vive na esperança de que a qualquer momento, surja um filete de luz no fim do túnel.

Escritor areia-branquense lança hoje à noite o seu novo livro de crônicas "Becos, Ruas e Esquinas" no Memorial Luiz Fausto de Medeiros

Capa O Mossoroense PC - 3011.qxdO escritor Francisco Rodrigues da Costa viverá mais uma noite de autógrafos em Areia Branca, sua terra natal. O livro "Becos, Ruas e Esquinas" será lançado nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a partir 19h, no Memorial Luiz Fausto de Medeiros.

"Becos, Ruas e Esquinas" reúne 52 textos, desenvolvidos a partir das inúmeras lembranças guardadas na memória do autor.

A obra apresenta ao leitor a visão de Francisco Rodrigues da Costa, também conhecido como “Chico de Neco Carteiro”, a respeito de fatos ocorridos no cotidiano de cidades como Mossoró, Natal e, principalmente, Areia Branca, terra natal do escritor de 79 anos.

“Chico de Neco Carteiro” lança seu novo livro hoje, no Memorial Luiz Fasusto de Medeiros (Foto: Reprodução)

O prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e o presidente da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac), Ramon Rodney, participam do evento, assim como convidados e a população em geral

Para Francisco Rodrigues, em seu novo trabalho, não há apenas uma crônica que mereça destaque, pois considera todas especiais. "Tem uma que gosto bastante, que é a 'Se um Rosado fosse o prefeito'. Também cito a rivalidade entre Schumacher e Ayrton Senna, mostrando que o piloto alemão obteve diversos títulos a partir das qualidades de seu carro Ferrari, enquanto Senna foi um piloto impetuoso", revela.

O livro é encerrado com a crônica "Dr. Maltez Fernandes", em que são retratadas algumas peculiaridades da vida do médico, político, "espirituoso", "versejador em família" e empreendedor Maltez Fernandes, sogro de Francisco Rodrigues.

Na sua edição de hoje, o jornal O Mossoroense traz matéria especial na capa do caderno Regional, com o escritor falando sobre sua mais nova obra literária.          Inaugurado dia 24, Memorial recebe hoje o primeiro evento oficial na área da cultura

Prefeito atribui certificação do Unicef ao trabalho conjunto das equipes, um reconhecimento às boas ações voltadas para a criança e o adolescente

619 OKAções do município em prol da infância incluem a participação das crianças no regate das tradições locais 

A estratégia usada pela atual gestão para promover os direitos das crianças e adolescentes rendeu a Areia Branca a conquista do Selo Unicef Município Aprovado, edição 2009-2012. Quem primeiro repassou a boa notícia à imprensa local foi o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que estava em Brasília (DF) ontem, 29, onde aconteceu a cerimônia do anúncio oficial dos municípios premiados com a certificação nacional.

No seu primeiro contato com a imprensa, “Souza” disse que o prêmio é resultado de um trabalho conjunto após uma longa trajetória de ações que incluiu investimentos sociais que contribuíram para a redução da mortalidade infantil e o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A certificação é, portanto, um reconhecimento às boas ações voltadas para a criança e o adolescente. "O grande ganho é para as crianças e os adolescentes na melhoria da qualidade de vida e que eles possam ser prioridade nessas políticas públicas”, destacou o gestor.

“Souza” afirma que o município ao se inscrever no Selo assumiu um compromisso de melhorar a vida de crianças e adolescentes, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção a infância. Nesse contexto, temos consciência que conseguimos grandes avanços, daí termos conquistado o prêmio”, reforça.

Ao avaliar os municípios inscritos, o Unicef assevera que uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania

Por meio do Selo, são desenvolvidas as capacidades dos gestores municipais e atores locais, monitoradas e avaliadas as políticas e o impacto da gestão municipal e da participação social na vida de meninos e meninas.

A assistente social e articuladora do Selo no município, Francisca Batista, que também é secretária municipal de Assistência Social, acompanhou o prefeito “Souza” na viagem a Brasília.

Além de Areia Branca, outros 45 municípios do Rio Grande do Norte foram contemplados com a edição 2009-2012 do Selo Unicef. O anúncio dos vencedores foi feito na tarde de ontem, 29, em cerimônia no Museu Nacional, em Brasília. O Selo é uma iniciativa do Unicef em parceria com a Petrobras e a Rede Energia.

Esta é a terceira edição de caráter regional do selo. No RN estavam inscritos 165 dos 167 municípios. A maioria dos vencedores está localizada nas regiões Seridó (11) e Alto Oeste (11). Das cidades mais populosas foram contempladas Mossoró, Ceará-Mirim e Santa Cruz.PROJETO CULTURAL DO PROMAD-PETI OK OKO OK           Projeto cultural envolvendo crianças já rendeu ao município outros prêmios naiconais

Ao todo, 399 municípios do Semiárido nordestino e da Amazônia Legal Brasileira foram reconhecidos pelos avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Confira os municípios vencedores da edição 2009-2012 do Selo Unicef no RN.

Acari
Alto do Rodrigues
Angicos
Areia Branca
Baraúna
Bodó
Campo Grande
Carnaúba dos Dantas
Ceará-Mirim
Cerro-Corá
Cruzeta
Doutor Severiano
Encanto
Florânia
Frutuoso Gomes
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itaú
Jardim do Seridó
Jucurutu
Lucrécia
Major Sales
Martins
Mossoró
Olho Dágua dos Borges
Parazinho
Parelhas
Pendências
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
Santa Cruz
Santo Antônio
São João do Sabugi
São José de Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Paulo do Potengi
São Tomé
Serra Negra do Norte
Tenente Laurentino Cruz
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa

Deputado reivindica a pavimentação asfáltica de trecho da RN-016 que liga os municípios de Carnaubais e Serra do Mel

710Pavimentação de trecho ganha mais um aliado na Assembleia Legislativa

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) solicitou à Mesa da Assembleia Legislativa que encaminhe expediente ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), engenheiro Demétrio Paulo Torres, reivindicando a pavimentação asfáltica do trecho da rodovia RN-016 que vai da cidade de Carnaubais, passando pelo município de Serra do Mel até chegar à BR-304.

Ele justificou que o recente povoamento na região de terras produtivas de Serra do Mel, transformou o município num grande celeiro do Rio Grande do Norte, por meio do projeto estimulador da prática do cooperativismo e da agroindústria com a cultura do cajueiro.

“Encaminho este requerimento por entender a importância social e econômica que desempenhará o referido trecho para Serra do Mel. O município está localizado numa área onde o sertão e o litoral se encontram, dividido em vilas comunitárias de produção. Essa rodovia, além de escoar a produção das vilas da Serra do Mel unirá o Vale do Açu à região salineira”, justificou.

Leonardo Nogueira também solicitou do DER a pavimentação asfáltica de 25 quilômetros da RN 011 que liga a BR-210 à Vila Paraná, em Serra do Mel. (Com informações do DN Online).

Defeso da lagosta começa neste sábado em todo o território brasileiro e vai até 31 de maio de 2013 com multas de até R$ 100 mil

lagosta-ibama OKCaptura, transporte ou armazenamento de lagostas durante o período de defeso é crime

Começa neste sábado, 1º de dezembro, em todo o litoral brasileiro, o defeso da lagosta. É o período em que as espécies mais procuradas como a “Vermelha” (Panulirus argus) e a “Cabo Verde” (Panulirus laevicauda) tem sua captura proibida para proteger o período de reprodução.

O defeso vai até o dia 31 de maio de 2013. Os pescadores que desrespeitarem a regra ficam sujeitos a multas de R$ 700 a R$ 100 mil mais R$ 20 por quilo do produto irregular, além de penas de até 3 anos de detenção.

Durante o defeso restaurantes, bares, peixarias, distribuidoras de pescado e quaisquer outras empresas que comercializem lagostas devem apresentar declaração de estoques do crustáceo ao Ibama. O prazo para a apresentação do documento preenchido é o próximo dia 7 de dezembro. O descumprimento da norma também sujeita os infratores às mesmas multas aplicadas aos pescadores.

O formulário para a declaração pode ser obtido na página do Ibama RN na internet: www.ibama.gov.br/rn ou solicitado diretamente através do e-mail ascom.rn@ibama.gov.br As declarações preenchidas devem ser entregues ao setor de protocolo da Superintendência do Ibama no RN, na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1399, Tirol, Natal.

Barcos de Pesca OKCom o defeso, donos de barcos buscam alternativas de renda na pesca

O Ibama informa que a venda de lagostas durante o período de defeso não é proibida. Entretanto, o consumidor final também tem responsabilidades ao adquirir esse pescado. As regras são simples:

- Não comprar lagostas de vendedores ambulantes ou em praias, porque podem ter sido capturadas no período de defeso. Ao comprar em peixarias, peça para ver a declaração de estoque, com o carimbo do Ibama. Se o documento não for apresentado, o consumidor deve recusar a compra.

- Bares e restaurantes que servem lagosta também devem apresentar ao cliente, quando solicitada, a declaração de estoque. Não se envergonhe de exigir o documento - é seu direito.

- Respeite os tamanhos mínimos: a lagosta da espécie "vermelha" deve ter cauda de pelo menos 13 cm. Para a lagosta "cabo-verde" o tamanho mínimo da cauda é de 11 cm.

- Não compre lagosta em pedaços ou filetada, pois é proibido. A lagosta deve estar sempre inteira ou pelo menos a cauda deve estar intacta.

- Exija sempre nota fiscal a cada compra. Esse documento é a garantia de que o consumidor agiu legalmente, caso seja parado pela fiscalização.

Irregularidades devem ser denunciadas ao Ibama RN pelo telefone (84) 3211-0100

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

“Não troco a minha fé por outra fé” é o tema deste ano da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Areia Branca

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO OKImagem da santa recebeu ornamentação especial para o período da festa

A Paróquia de Areia Branca iniciou nesta quinta-feira, 29, a programação comemorativa da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. As atividades relacionadas à data vão até 8 de dezembro, dia da santa padroeira da cidade. A abertura oficial aconteceu às 5h com uma alvorada e às 6h, Ofício da Imaculada e café comunitário. Às18h, Ave Maria na Praça da Conceição e em seguida, às 19h, foi celebrada a Missa de Abertura.

O tema central da festa, bem como todo o roteiro das atividades desenvolvidas no período, foram divulgados ontem, pelo pároco local, padre Luiz Sampaio e a equipe de pastorais responsáveis pela extensa programação, que terá ainda a participação de sacerdotes de outras paróquias para celebração das novenas. “Não troco a minha fé por outra fé” é o tema central da festa deste ano.

Paralelamente ao novenário que começa nesta sexta-feira, 30, e vai até o dia 7, será desenvolvida uma programação social, cuja abertura ocorreu ontem, com show da banda Maranathá, no Centro Juvenil Dom Bosco.

Até o dia 6, na área de eventos do Centro Juvenil, funcionarão barracas com jantar todas às noites, além de eventos musicais e venda de artigos religiosos, entre outras novidades.

Confira abaixo o cronograma das atividades referentes às comemorações alusivas à padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição.

Folder Costa OKFolder Frente OK

Areia Branca conquista o Selo Unicef Município Aprovado edição 2009-2012; anúncio oficial foi feito há pouco durante cerimônia realizada em Brasília

“Souza” vibra em Brasília com a conquista do prêmio pelas ações em prol da infância

Areia Branca acaba de conquistar o Selo Unicef Município Aprovado, edição 2009-2012. A informação foi repassada ao Blog pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que está em Brasília (DF), onde aconteceu a cerimônia de anúncio oficial dos municípios premiados com a certificação nacional.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Por meio do Selo, são desenvolvidas as capacidades dos gestores municipais e atores locais, monitoradas e avaliadas as políticas e o impacto da gestão municipal e da participação social na vida de meninos e meninas.

Em instantes, matéria completa sobre o reconhecimento às políticas de atenção a infância implementadas pela atual gestão, conferindo a Areia Branca o Selo Unicef Município Aprovado.

Monitores da Estação Digital Areia Branca e do Telecentro de São Cristróvão encerram participação em oficina realizada na capital gaúcha

Carlos Jr e Jamily Gomes okokokokOs monitores da Estação Digital Areia Branca e do Telecentro da Pesca Maré Professora Maria de Lourdes de Araújo, da vila-praia de São Cristóvão, Carlos Júnior e Jamily Gomes, respectivamente, encerraram nesta quinta-feira, 29, suas participações na 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social (OID) realizada na cidade de Porto Alegre (RS). 

Jamily Gomes e Carlos Júnior representaram Areia Branca no evento na capital gaúcha

Os jovens participaram do evento atendendo a convite da Fundação Banco do Brasil e do programa Telecentros.BR, respectivamente, onde na oportunidade participam de uma série de capacitações e discussões em torno da inclusão social por meio do acesso as tecnologias de informação e comunicação.

Na oportunidade os educadores também apresentarão as experiências e os trabalhos desenvolvidos no Telecentro Maré e na Estação Digital, que são considerados pontos de inclusão digital de referência na região pelos serviços prestados à população.

A OID contou com representação de praticamente todos os estados brasileiros. 

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apoiou a participação dos educadores no evento que se iniciou no último dia 27.

Morre o jornalista Joelmir Beting, um dos principais nomes da imprensa do Brasil; palmeirense fanático, ele será homenageado pelo clube

650x375_1294069Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira

Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira, 29, à 0h55, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular encefálico Hemorrágico no domingo, considerado "irreversível".

O corpo está sendo velado desde as 8h no Cemitério do Morumbi, local próximo ao hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. Às 14h, a sala do cemitério será fechada para um ato religioso apenas com a presença dos familiares, e às 16h o corpo será levado ao crematório do Cemitério Horto da Paz.

O jornalista de 75 anos estava internado desde 22 de outubro por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune. O quadro se agravou após o acidente vascular hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com ajuda de aparelhos.

Nascido em Tambaú, interior de São Paulo, em 21 de dezembro de 1936, Joelmir Beting foi um dos principais nomes da imprensa do Brasil. Conhecido do público, o jornalista passou pelos principais veículos de comunicações brasileiros como Folha, Estadão, Globo e Bandeirantes.

O que disseram sobre Joelmir Beting

"Ele foi o melhor jornalista que um filho pode ter como pai", diz filho Mauro Beting sobre a a morte do pai. Em texto publicado no blog do diário Lance!, Mauro homenageou o pai, dizendo ter tomado conhecimento da notícia à 1h15. "A ausência dele não tem nome. Como jamais saberei escrever o que ele é", relatou o filho. Ele estava trabalhando na Rádio Bandeirantes quando recebeu a notícia e a veiculou ao vivo.

Fui colega dele na Band e toda vez que entrava na redação tinha uma frase interessantíssima para dizer. Ele sempre dava um enfoque genial para as coisas. Sempre tinha a frase que todo jornalista quer ter na ponta da língua. Ele era o rei da metáfora e se servia muito bem dela para fazer os outros entendenrem o que estava querendo dizer. Um verdadeiro gênio. Também tenho contato com os familiares dele. Joelmir tinha a família mais feliz que eu já vi na vida. Era palmeirense tão doente que tinha uma fazenda chamada Palestra. Dizia que o nome vinha do Palmeiras e também das inúmeras palestras que dava. Eu estava no ar quando fiquei sabendo e foi dificílimo continuar. Era um cara maravilhoso, adorável.
Bárbara Gância, jornalista, por telefone

Tentei fazer uma homenagem para ele, mas me faltaram palavras. Trabalhamos juntos na "Folha de S. Paulo". Ele era um ser incrível, muito bem humorado, não havia quem não gostasse dele. Brincávamos muito porque, além de tudo, torcíamos para o Palmeiras e sempre fazíamos piadas, inclusive sobre a má fase do time. Ele tinha um humor muito inteligente. Quando o Joelmir chegava, a redação se iluminava e não estou falando isso só porque ele morreu, não. É uma pessoa que, sem dúvida, vai deixar muita saudade.
Boris Casoy, jornalista, no "Jornal da Noite"

Uma honra imensa ter sido, um dia, colega de redação de um sujeito talentoso, divertido, decente e querido como o jornalista. Joelmir Beting por décadas alertava para o Brasil dar certo. Inteligente, irônico e simples. Deixou um legado a ser honrado.
William Bonner, jornalista, pelo Twitter

Meu afeto à querida família Beting. Tipo raro no jornalismo, Joelmir encantava plateias com inteligência, humor e ironia
Marcelo Tas, jornalista, pelo Twitter

Tive o privilégio de conviver com Joelmir na mesma redação quando eu era jornalista da Band FM e ele na rádio AM e TV.Fica em paz.
Serginho Groismman, apresentador, pelo Twitter

Perdemos o cara das metáforas criativas, charme, capacidade de traduzir o linguajar segregacionista do economês em idioma popular..Joelmir...
Roberto Cabrini, jornalista, pelo Twitter

O jornalismo brasileiro perde um jornalista de placa
Gloria Perez, dramaturga, pelo Twitter

Morre Joelmir Beting, o “mago” do jornalismo brasileiro.
Milton Neves, jornalista, pelo Twitter

Em economia, é fácil explicar o passado. Mais fácil ainda é predizer o futuro. Difícil é entender o presente." Joelmir Beting in memoriam
Gilberto Gil, músico, pelo Twitter

Vai fazer falta enorme! Grande profissional!
Leda Nagle‏, jornalista, pelo Twitter

Pena que nem todos que o admiravam puderam conhecer a pessoa do Joelmir. Muito trabalhador, honesto, tímido e, acreditem, muito engraçado.
César Filho, jornalista, pelo Twitter

]Joelmir Beting: um dos cérebros mais brilhantes que conheci! Culto, humor certo, carismático e grande colega! Cumpriu sua missão com louvor!
Renata Fan, jornalista, pelo Twitter

O dia começou triste com a notícia do falecimento do Joelmir Beting. Oremos.
Patricia Maldonado, jornalista, pelo Twitter

Joelmir Beting tirou o jornalismo econômico da linguagem difícil de entender. Foi pioneiro. Mostrou o caminho de escrever e falar claro. - Miriam Leitão, jornalista, pelo Twitter

· Com informações do Portal UOL / São Paulo

Homenagem ao palmeirense fanático

OO1Camisa do Palmeiras recebeu layout especial para homenagear o jornalista Joelmir Beting

No velório de Joelmir Beting, na manhã desta quinta-feira, 29, no Morumbi, em São Paulo, o filho do jornalista, Mauro Beting, afirmou que no último jogo do Palmeiras, no próximo sábado, 1, em partida contra o Santos, na Vila Belmiro, o elenco entrará em campo com uma camisa 10 em homenagem ao pai. Palmeirense fanático,  Beting ia na contramão dos jornalistas que costumam fazer mistérios pelos times que torcem e nunca escondeu sua paixão.

Ele é autor de uma famosa frase sobre o que é o palmeirense, que, inclusive, ficava estampada no vestiário do time no antigo Palestra Itália. "Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense...é simplesmente impossível", dizia.

Processo de transição no âmbito da Prefeitura de Areia Branca inicia hoje com a primeira reunião de trabalho das equipes instituídas

LUANA BRUNO, PREFEITA ELEITA DE AREIA BRANCANesta quinta-feira, 29, haverá a primeira reunião da equipe de transição da gestão municipal, visando a posse da prefeita eleita Luana Bruno (PMDB) em 1º de janeiro de 2013. Nesse encontro será definido o plano de trabalho da comissão com a equipe coordenada pelo vice-prefeito Bruno Filho (PMDB).

A expectativa entre os integrantes da comissão de transição é que a prefeita eleita Luana Bruno tenha um relatório com todas as informações da atual gestão até o dia 22 de dezembro.

Luana Bruno inicia processo de transição no âmbito da municipalidade

Tanto a comissão de transição de Luana Bruno como a equipe indicada pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), foram definidas na semana passada. O atual gestor indicou cinco secretários municipais.

Segundo Luana Bruno, os membros da comissão serão responsáveis por fazer um diagnóstico do trabalho realizado em cada uma das secretarias e demais setores. Ao mesmo tempo deverão montar um cronograma de ações para os primeiros dias do ano de 2013.

O trabalho da transição também será o de transformar o plano de governo da campanha num plano de ações e aproveitar os projetos já existentes para que eles sejam readequados à nova realidade administrativa.

A equipe de transição terá acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas, bens móveis e imóveis, processos judiciais e administrativos, licitações, prestações de contas, situação de contratos de obras e serviços em execução ou formalizados, transferências a serem feitas junto à União e ao Estado, relações de cargos e vagas de provimento efetivo e em comissão, remuneração, listagem de nomes com seus respectivos cargos e vencimentos dos servidores públicos municipais, aos projetos do governo municipal, entre outros itens.
Tanto a prefeita eleita como o atual gestor são de opinião que o processo seja conduzido com transparência e esse foi um dos principais motivos de terem convidado profissionais das diversas áreas para comporá comissão de transição.

A equipe de transição indicada pela prefeita eleita Luana Bruno é a seguinte: Cid Bezerra Neto (Advogado), Ricardo Calazans (Cirurgião-dentista), Ubiraci Costa Seixas (Empreendedor e Consultor Imobiliário), Diana Araújo Rodrigues (Arquiteta), Ary Cobo (Empresário), Jacinta Pedrosa Campos (Assistente Social), Cássio Rodrigues da Costa (Contabilidade), Antônio Erivando Xavier (Contabilidade), Manoel Victor Porfírio (Acadêmico do curso de Economia da Uern e Coordenador municipal do programa Mais Educação), Girlande Silva Oliveira (Advogada), Casimiro Neto (Contabilidade), Lauro Vale (Advogado), Vicente Faustino (Educador, Coordenador do Núcleo Avançado de Ensino Superior da Uern), José Bruno Filho (Médico, atual vice-prefeito de Areia Branca) e Verônica Campos Pedrosa (Assistente Social).

A comissão indicada pelo prefeito "Souza" é formada pelos secretários municipais Paulo César Garção (Gabinete Civil e Administração), Socorro Micheli (Serviços Públicos), Naelson Oliveira (Finanças), Richardson Granjeiro (Saúde) e Raimundo Lacerda (Educação).

PREFEITURA ABRANCAPrefeitura terá primeira mulher eleita no seu comando a partir de janeiro do próximo ano

Prefeito de Areia Branca e articuladora do Selo no município destacam a importância da certificação que premiará um esforço conjunto

“Souza” ficou satisfeito com o trabalho das equipes em prol da conquista do prêmio

O município de Areia Branca foi convidado pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) e por esse motivo o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e a articuladora do Selo no município, assistente social Francisca Batista, estão na capital federal aguardando o anúncio dos municípios que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012

A assistente social Francisca Batista, que também é secretária municipal de Assistência Social, diz que a certificação internacional do Unicef não trará uma premiação em dinheiro para o município, mas significa que todos, governo e sociedade civil, estão empenhados por melhores condições de vida de crianças e adolescentes.

FRANCISCA BATISTAFrancisca Batista está otimista quanto ao bom desempenho do município em relação ao Selo Unicef

A articuladora afirma que o município cumpriu todas as metas e que a expectativa é que seja um dos agraciados com a certificação. 

Para o prefeito “Souza”, a conquista do Selo terá uma importância muito grande para o município, pois premiará um esforço conjunto onde são destacados os compromissos que assumiu desde o início de sua administração em melhorar junto com as secretarias municipais, dando total apoio às ações para a qualidade do atendimento das crianças e adolescentes do município.

O gestor falou ainda que a adesão ao Selo foi um estímulo para que a administração municipal continue trabalhando para a melhoria da qualidade de vida de cada menino e de cada menina e conquistar reconhecimento internacional como cidade que mais consegue avançar na melhoria da qualidade de vida de suas crianças.

Areia Branca terá representação na cerimônia nacional de anúncio dos municípios que coquistaram o Selo Unicef edição 2009-2012

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         Metas trabalhadas em benefício de crianças e adolescentes credenciam município ao prêmio

O Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) realiza nesta quinta-feira, 29, a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia.

O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e a articuladora do Selo no município, assistente social Francisca Batista, seguiram noite passada para Brasília, para participar da festa da premiação.

O anúncio nacional dos municípios que serão certificados será feito pelo representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, no Museu Nacional, em Brasília.

Os municípios do Rio Grande do Norte ganhadores desta edição receberão seus troféus e certificados no dia 10 de dezembro, às 15h, em solenidade realizada no Centro de Convenções, em Natal, com a presença da governadora e de prefeitos.

O evento contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Também estarão presentes, entre outros convidados, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e o senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos e articuladores do projeto dos 19 Estados envolvidos na iniciativa.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Paulo Wagner reverte recurso do orçamento que seria destinado a outros fins para a educação e a cultura no Rio Grande do Norte

PAULO OKEmpenho de Paulo Wagner garante mais recursos para a educação no RN 

Em Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), ontem, 27, o deputado federal Paulo Wagner (PV-RN) destacou que o Rio Grande do Norte, como todos os outros estados da federação, precisa recuperar urgentemente a infraestrutura das escolas públicas, cujas condições são lamentáveis e precárias.

Diante disto, o deputado trabalhou para garantir que, no Orçamento da União para 2013, houvesse mais recursos destinados para a educação, e conseguiu destinar cerca de 12 milhões de reais a serem investidos no Rio Grande do Norte.

Os recursos estavam destinados no Orçamento da União para Fabricação de Energia Nuclear, agora, R$ 12 milhões serão investidos na Educação e Cultura do Rio Grande do Norte.

“Temos que ter mais atenção com o futuro dos nossos jovens. Energia Nuclear é importante, mas, a energia humana sendo bem trabalhada, teremos mais esperança no futuro deste país”. afirmou o deputado por telefone.

Nesta quarta-feira, 28, o deputado Paulo Wagner teve uma movimentada agenda de compromissos. Confira abaixo a maratona do parlamentar hoje.   

DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2012

HORA

TIPO

COMPROMISSO

LOCAL

CONVIDADO POR:

8h30min

Convite

Seminário do Setor Químico do Brasil,

Assembleia Legislativa de São Paulo. Av. Pedro Álvares Cabral, 201, SP.

DEP. VANDERLEI SIQUEIRA

9h30min

Comissão

Reunião Extraordinária Deliberativa da CCTCI – Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Plenário 13, Câmara.

PRES. DA CCTCI DEP. EDUARDO AZEREDO

10h

Comissão

Reunião Ordinária de Audiência Pública da CME – Comissão de Minas e Energia.

Anexo II, Plenário 14, Câmara. SEGUE PAUTA ANEXO.

PRES. DA CME DEP. SIMÃO SESSIM

10h

Comissão

Reunião Extraordinária Deliberativa da CCTCI – Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Plenário 13, Câmara.

PRES. DA CCTCI DEP. EDUARDO AZEREDO

14h

Sessão

Sessão Ordinária Deliberativa.

Plenário da Câmara

PRES. MARCO MAIA

14h30min

Convite

Audiência Pública da Frente Parlamentar do Esporte. Visa Estabelecer o dia Nacional do Box.

Auditório Freitas Nobre, Câmara.

DEP. ACELINO POPÓ

15h

Comissão

Reunião Extraordinária ‘Audiência Pública’ da CMO Comissão Mista de Planos e Orçamentos.

Anexo II, Plenário 02, Câmara. SEGUE PAUTA ANEXO

PRES. DA CMO DEP. PAULO PIMENTA

16h

Sessão

Ordem do Dia

Plenário da Câmara

PRES. MARCO MAIA

Educandário Nossa Senhora dos Navegantes foi arrombado durante a madrugada de onde foram subtraídos vários pertences

33 OKEducandário Nossa Senhora dos Navegantes foi alvo dos meliantes

A falta de segurança que predomina em Areia Branca fez mais uma vítima. Desta feita os meliantes arrombaram um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino da cidade, o Educandário  Nossa Senhora dos Navegantes (ENSN), da rede privada, com mais de 40 anos de história.

Elementos ainda não identificados arrombaram o citado estabelecimento de ensino, supostamente na madrugada desta quarta-feira, 28, de onde subtraíram pertences que estavam na diretoria, como notebooks e outros objetos (inclusive todas as chaves) que ainda estão sendo levantados pela direção e pela polícia, que se encontra no local fazendo diligências.

Abalada, a diretora Irmã Maria José de Souza não quis dar entrevista no momento, mas disse que após lavrar o Boletim de Ocorrência (BO) e fornecer as informações básicas para a polícia ira à Rádio Costa Branca (FM 104,3) provavelmente ao meio-dia, no programa “Costa Branca em Debate”, prestar os devidos esclarecimentos à população.1656 ok           Irmã Maria José, da diretoria, lamenta o ocorrido 

Em razão do arrombamento, a direção do ENSN dispensou os professores e os alunos. Os dirigentes do estabelecimento de ensino lamentaram o ocorrido, num momento delicado em que o estabelecimento enfrenta a inadimplência de alguns pais de alunos que ali estudam.

Prefeitura de Areia Branca inicia hoje e encerra sexta-feira o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de novembro

SOUZA INICIA PAGAMENTO OKPara fechar o ano em dia com os servidores, “Souza” terá que quitar três folhas em trinta dias

Cumprindo o calendário estabelecido na sua gestão, o prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), autorizou para esta quarta-feira, 28, o início do pagamento dos salários referentes ao mês de novembro, para os servidores públicos municipais.

O cronograma é o mesmo dos meses anteriores, com o desembolso sendo efetuado nos três últimos dias úteis do mês trabalhado, na agência da Caixa Econômica Federal.

Conforme o calendário, neste primeiro dia do desembolso recebem os servidores lotados na maioria das secretarias e gerências..

O desembolso terá continuidade amanhã, 29, contemplando os servidores da Secretaria Municipal de Educação.

O último dia do pagamento, na sexta-feira, 30, contemplará os servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

Mesmo os recursos repassados à prefeitura registrando seguidas quedas, o prefeito “Souza” continua pagando os servidores em dia e dentro do mês trabalhado.

Em dezembro, derradeiro mês da atual administração, o governante vai enfrentar um verdadeiro desafio, pois terá que quitar duas folhas de pagamento: o 13º salário integral, o que deve ocorrer até o dia 20, e no final do mês os salários normais da categoria funcional.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Conselho Gestor anuncia para 10 de dezembro a eleição para escolha dos novos conselheiros da Associação Universitária Areia-branquense

581294 OKNo dia 10 de dezembro será realizada eleição para o novo Conselho de Gerência da Associação Universitária Areia-branquense (AUA) para a gestão de 2013. O processo será regido em conformidade com o estatuto da entidade.

De acordo com o Conselho Gestor, as urnas vão funcionar nos próprios ônibus que fazem o percurso diário Areia Branca/Mossoró e vice-versa, no horário das 7h às 23h.

Victor Porfirio da Silva, aluno do curso de Economia, da Uern, é conselheiro/coordenador da associação até o dia 31 de dezembro 2012

A convocação para o pleito eleitoral no âmbito da AUA atinge os universitários e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), bem como toda a comunidade escolar ligada à entidade.

A eleição na associaação deverá envolver mais de 400 universitários  que estudam atualmente em Mossoró.

Deputado consegue a liberação de recursos no valor de R$ 585 mil para aquisição de máquinário agrícola para o município de Areia Branca

PAULO WAGNER ESTAO deputado federal Paulo Wagner (PV-RN) não para de trabalhar pelo Estado do Rio Grande do Norte. Mais uma vez o município de Areia Branca, terra natal do parlamentar, será benefeciado por suas emendas parlamentares.

Por meio do Ministério da Agricultura, Paulo Wagner conseguiu liberar recursos da ordem de R$ 585 mil para a compra de máquinas agrícolas para este município.

Paulo Wagner assegura novos benefícios para o município de Areia Branca 

"Devido as dificuldades que os municípios do país se encontram, onde os gestores dispõem de pouco recurso para muito compromisso, o homem do campo se torna um dos mais atingidos, estamos enfrentando a maior seca dos últimos 30 anos, então, essa é a hora de olharmos também pelo agricultor. Sei que esse investimento trará diversos benefícios para a minha região, por isso não medi esforços para conseguir essa liberação", concluiu o deputado.

No final do mês passado, o deputado Paulo Wagner conseguiu destinar duas emendas suplementares, sendo uma no valor de R$ 7 milhões para Fomento e Promoção à Projetos em Arte e Cultura para o Estado do Rio Grande do Norte, e outra de R$ 5 milhões para a Educação Básica do Rio Grande do Norte.

Antes, o parlamentar já havia assegurado recursos da ordem de R$ 1,6 milhão para o município de Areia Branca, sendo que R$ 1.076.000,00 foram destinados à compra de equipamentos para o Hospital Sara Kubitschek e Maternidade Dr. Willon Cabral,

Agora Paulo Wagner anuncia a destinação de mais R$ 585 mil para a aquisição de maquinário pesado para atender as necessidades do município.

2248_big OKAção parlamentar de Paulo Wagner garante aquisição de maquinário pesado para beneficiar quem mora no campo (Foto ilustrativa)

Deputado denuncia que demora na realização de provas práticas pelo Detran prejudica o trabalho das auto escolas no interior

Gustavo-Carvalho-RN OKGustavo Carvalho diz que falta de estrutura no órgão é prejudicial para o segmento

A falta de infraestrutura e de servidores para a realização de exames práticos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) vem prejudicando o trabalho das auto escolas do interior do Rio Grande do Norte, principalmente de cidades polos como Apodi, Areia Branca, Assu, Caraúbas, Currais Novos, Santa Cruz, Macau, Jucurutu, Pau dos Ferros, Caicó, Nova Cruz, Currais Novos e outros municípios.

O descaso foi mostrado pelo vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB) durante a sessão dessa terça-feira, 27, que cobrou providencia em regime de urgência ao Detran por meio de requerimento aprovado pela mesa diretora do legislativo potiguar e encaminhado para a governadora, Rosalba Ciarlini (DEM) e ao diretor-geral do Detran/RN), Antônio Willy Saldanha, solicitando a realização de um mutirão para realização de exames de volante atrasados em varias cidades do interior do estado.

Na região do Médio e Alto Oeste, os proprietários de auto escola, instrutores e alunos se queixam, que devido um escândalo registrado no Detran de Mossoró, foi feita uma paralisação de cerca de 90 dias na realização dos exames de volante, e agora os examinadores do Detran, só estão fazendo os testes de volante, uma vez ao mês e somente com 30 alunos.

“Nas auto escolas do interior existem centenas de alunos já formados, aguardando somente que o Detran realize o teste de volante. Em Apodi o empresário Eliesio Gomes, proprietário da Auto Escola Apodi, esta com cerca de 300 alunos formados há quase quatro meses aguardando, e todo mês forma mais 60. Enquanto isso o Detran só dispõe de condições pra realizar apenas 30 testes ao mês. Lamentável. Um verdadeiro descaso com o cidadão potiguar”, comentou o deputado Gustavo Carvalho.

A reportagem apurou que em todas as cidades polos do interior do Rio Grande do Norte, onde existem Centros de Formação de Motoristas, isso vem acontecendo. Motoristas e alunos de auto-escola estão se queixando da falta de infra-estrutura do Detran para a realização das provas práticas necessárias para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o parlamentar, o ideal seria que o Detran realizasse um mutirão nas cidades pólos para atender as demandas das auto-escolas. Isso é um desejo de todos os proprietários de Centro de Formação de Motoristas.

Para o deputado Gustavo Carvalho, o Governo do Estado precisa ver com bons olhos o trabalho realizado pelas auto-escolas, pois essas empresas além de formar os motoristas, ainda geram emprego em suas cidades e regiões de atuação.

“Vou pessoalmente falar com a direção do Detran e cobrar a realização de um mutirão para resolver esse grave problema. Os donos de auto-escola do RN pedem apenas mais estrutura do órgão no interior. Esse impasse tem provocado prejuízos e aumentado a demora para marcar o exame prático para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, alertou o deputado que ver o problema como um retrocesso. Na medida em que a população aumenta, o atendimento feito pelo estado retrai. Se o Detran continuar tratando as auto-escolas dessa forma a situação tente a ficar cada vez pior.

Todos os Centros de Formação do Estado vêm registrando problemas, em decorrência da carência de fiscais das provas, principalmente de exame prático de direção. Os alunos já formados pelos Centros de Formação não estão podendo executar as provas praticas, causando uma série de seqüelas, como transtornos e reclamações dos alunos. Há casos de pessoas com emprego garantido, uma vez que faltava apenas a Carteira Nacional de Habilitação para ingressar no mercado de trabalho. Espera que o quadro de examinadores seja incrementado, porque a demanda de procura de candidatos tende a aumentar cada vez mais. “Por isso, Senhor Presidente, deputados, acho que é necessário que o Detran busque em regime de urgência uma saída para esse grave problema”, concluiu Gustavo Carvalho.

Areia Branca: repeteco da coluna de domingo “importada” das páginas do glorioso O Mossoroense especialmente para os cadeiras cativas do blog

SOL, SAL, SALIANA
SALIANA GOMES, DESTAQUE DE AREIA BRANCAO que mais combina com uma boa praia num dia de sol abundante? Claro que é uma bela mulher do naipe de Saliana Gomes, uma areia-branquense sarada, cheia de encantos e de mente arejada. Saliana é o tipo de pessoa que está sempre de bem com a vida. Também pudera, com todos esses atributos, para que tristeza? Saliana, este é o nome da "fera".

TRANSIÇÃO E POSSE
LUANA BRUNO OK HOJEA prefeita eleita do município de Areia Branca, Luana Bruno, está iniciando o processo de transição visando sua posse em 1º de janeiro de 2013. Tanto ela como o prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza", já definiram as equipes que vão atuar no processo. Expectativa de trabalho em parceria e transparente.

EVANDSON EM ALTA
GEDSC DIGITAL CAMERAO areia-branquense Evandson Bernardo concorreu no domingo, em Recife (PE) ai título de Mister Fashion Brasil 2012 e na disputa com outros 48 participantes de várias partes do Nordeste, conquistou a 5ª colocação. Evandson já está com contrato assinado com a Agência Modelo Brasil e em janeiro de 2013 vai posar para a revista da agência, numa edição especial. O jovem modelo levou o nome de Areia Branca e Mossoró, onde foi classificado para a final do concurso, no mês passado para um dos mais concorridos eventos do gênero. Agora, ele está pronto para embarcar em uma nova carreira, no mundo fashion da moda.

BAILE DA SAUDADE
ROGÉRIO EDMUNDO, DA ACADEMIAA direção do Ivipanim Clube, por meio do seu presidente Rogério Edmundo de Souza, já iniciou a venda de mesas ao preço de R$ 200,00 (dois casais) para o 14º Baile da Saudade na sexta-feira de Carnaval, dia 8 de fevereiro de 2013. A animação será da Orquestra Carnavalesca Cadilac Vip. Mais informações pelo (84) 8837-1576 e 8721-5012.

D E S T A Q U E S

LEILA MELO E GILSON MACIEL NAT EM DOSE DUPLACasal unido, festeja unido. No domingo a empreendedora Leila Melo e o marido Gilson Maciel comemoram os respectivos aniversários, transcorridos durante a semana (ele dia 20 e ela dia 22). Um almoço em família, com a presença de convidados, celebrou as datas, em grande estilo. Parabéns!

LANÇAMENTOO prefeito de Areia Branca, "Souza", prestigiará o lançamento do novo livro do escritor areia-branquense Francisco Rodrigues da Costa, "Chico de Neco Carteiro", intitulado "Becos, Ruas e Esquinas". Será dia 30, no Memorial Luís Fausto de Medeiros, promovida pela prefeitura e a Editora Sarau das Letras.

A técnica de enfermagem do novo hospital de Areia Branca, Damiana Sheila, aniversariou dia 17 e curtiu a data com o filhão Andrey Abraão, que fez 4 aninhos dia 12, e o esposo radialista Daniel Filho.

Z O N A   F R A N C A 

Os preparativos para a posse da prefeita eleita do município de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), foram iniciados no decorrer da semana com a definição de nomes para compor a comissão de transição da gestão municipal. Da parte da prefeita, os indicados formam uma equipe eclética, composta por contadores, advogados, educadores, profissionais da área da saúde, empreendedores, entre outros.

***
Mas é importante que se diga que os nomes escolhidos por Luana Bruno para compor sua equipe de transição, são de pessoas com bagagem reconhecida nas áreas de atuação. São eles: Cid Bezerra Neto, Ricardo Calazans, Diana Araújo Rodrigues, Ary Cobo, Jacinta Pedrosa, Cássio Rodrigues da Costa, Antônio Erivando Xavier, Manoel Victor Porfírio, Girlande Silva Oliveira, Casimiro Neto, Lauro Vale, Vicente Faustino, José Bruno Filho e Verônica Campos Pedrosa.

***
Já o prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), definiu a equipe de transição indicada por ele composta por cinco secretários municipais: Paulo César Garção (Gabinete Civil e Administração), Socorro Micheli (Serviços Públicos), Naelson Oliveira (Finanças), Richardson Granjeiro (Saúde) e Raimundo Lacerda (Educação). Eles darão suporte ao processo de transição.

***
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Areia Branca, Adriana Célia Araújo, informa que o órgão está funcionando em novo endereço, à rua Jorge Caminha, 80, bairro Ilha, próximo à Tropical Casa Show. No prédio onde funcionou a Unidade Básica de Saúde Ana Paulino.

***
Areia Branca recebeu sábado passado a imagem peregrina e relíquia de Santa Luzia. A visita faz parte dos festejos alusivos à padroeira da diocese e da cidade de Mossoró, que este ano terá como tema "Santa Luzia: testemunho de esperança. Liturgia: a festa do céu na terra". Daqui, a imagem seguiu para a cidade de Grossos, sendo recebida pela comunidade católica na "Prainha", saindo em carreata pelas ruas da cidade até a igreja daquela cidade.

***
O Instituto Dantas Monteiro (IDM), de 1º e 2º graus, da rede privada, foi o único estabelecimento de ensino de Areia Branca a fazer parte do ranking de notas por escola do Ministério da Educação (MEC), divulgado na quinta-feira, do Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem 2011). O IDM possui uma equipe de profissionais de reconhecida capacidade.

***
Os motoristas apressadinhos, que se cuidem. Já estão em pleno funcionamento os fotossensores instaladores na BR-110, próximo à Pousada Villa Rica, na zona urbana de Areia Branca. Instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os equipamentos objetivam reduzir a velocidade de veículos que entram ou saem da cidade, cuja velocidade deve obedecer a um limite máximo de 50km/h.

***
Ordenar o tráfego na cidade tem sido motivo de discussões envolvendo as autoridades locais. Na semana passada na Câmara Municipal de Areia Branca os vereadores voltaram a discutir questões relacionadas ao trânsito na zona urbana, classificado como intenso para uma cidade desse porte. "A sensação que temos é que os pedestres estão sendo espremidos pelos veículos motorizados, quer seja bicicletas, motos ou carros", observou o dirigente da mesa diretora, vereador Aldo Dantas (PMDB).

***
Os vereadores foram unânimes em afirmar que a cidade precisa urgentemente de sinalização. Em trechos como os cruzamentos das ruas Calafates com a Duque de Caxias e esta com a Joaquim Nogueira, a situação é crítica. Outro ponto citado é onde cruzam as ruas Mestre Silvério Barreto com a Barão do Rio Branco, próximo à Escola Estadual Conselheiro Brito Guerra. E ainda, os cruzamentos da Barão do Rio Branco com a Cel. Liberalino, à altura do Palacete Municipal. Todos esses trechos precisam de semáforos, admitem os edis.

***
Preocupado com o aumento do fluxo de veículos na cidade e o risco de acidentes em diversos pontos, principalmente os citados pelos vereadores, o prefeito "Souza" adotou como estratégia para evitar congestionamentos e os riscos de acidentes envolvendo veículos, a reurbanização das principais ruas e avenidas. A reconstrução de vias como a Desembargador Filgueira, está ajudando a desafogar o tráfego motorizado que hoje congestiona as ruas Calafates e Duque de Caxias, devido ao fluxo de veículos que entram ou saem do centro da cidade.

· Coluna atualizada assinada por Luciano Oliveira aos domingos no caderno Regional do jornal O Mossoroense

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Divulgadas as atrações do Carnatal 2012 que acontecerá no período de 6 a 9 de dezembro no mesmo percurso da edição anterior

claudia_leitte_580Cláudia Leitte animará a galera do Caju, na sexta-feira da micareta

Maior evento carnavalesco fora de época no Brasil, o Carnatal 2012 acontece de 6 a 9 de dezembro. A novidade deste ano fica por conta do Pirraça, comandando pela dupla sertaneja Jorge e Matheus, na quinta-feira da programação.

O percurso será no mesmo local de 2011, no entorno da Arena das Dunas, saindo da concentração na Prudente de Morais, próximo ao Kartódromo, e seguindo pelas Avenidas Romualdo Galvão e Amintas Barros, retornando pela Prudente. A dispersão dos blocos acontece na Avenida Lima e Silva.

Com base em informações do Diário de Natal (DN Online) o Blog divulga o cronograma das atrações definidas para o evento, este ano. Confira.

ivete-sangalo-3Quinta-feira – 6/12
Jorge e Mateus (Pirraça)
Capilé (Burro Elétrico)
Netinho (Bikoka)
Chiclete com Banana (Nana)

Sexta-feira – 7/12
Chiclete com Banana (Nana)
Asa (Cerveja e Coco)
Parangolé (Swingaê)
Tomate (Bicho)
Claudia Leitte (Caju)

Sábado – 8/12
Ivete (Cerveja e Coco)
Psirico (Swingaê)
Ricardo Chaves (Bicho)
Chiclete (Nana)
Tuca Fernandes (Balada)

Domingo – 9/12
Asa (Cerveja e Coco)
Ricardo Chaves (Bicho)
Grafith (Swingaê)

“Irmã Lúcia” define os oito membros da equipe de transição de governo que trabalhará em conjunto com a comissão nomeada pelo Executivo

Irma-Lucia_prefeita OKFim da expectativa. A prefeita eleita de Serra do Mel, Maria Lúcia de Oliveira, “Irmã Lúcia” (PMDB), anuncio na tarde desta segunda-feira, 26, os nomes que farão parte da sua equipe de transição de governo. O anúncio acontece após a nomeação e publicação dos nomes que comporão a Comissão de Transição Administrativa por parte da prefeitura, pelo chefe do Executivo municipal, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB).

Em obediência ao Artigo 2º, da Resolução nº 027/2012 - TCE, “Irmã Lúcia” encaminhou ao prefeito Bibiano os seus indicados, por meio de ofício e passarão a trabalhar no recebimento das informações administrativas.

Abaixo, segue a relação contendo os nomes que integrarão a equipe de transição, por indicação oficial da prefeita eleita:

Francione Bezerra de Oliveira (Vereador)

Aldo Araújo da Silva (Advogado)

Luiz Alves Rocha (Ex-Secretário de Administração e Coord. Geral da campanha)

Jailton André de Oliveira (Secretário do Comitê de campanha)

Francisco Assis Fernandes (Assessor de Projetos)

Francisnilton Moura (Advogado)

Joabe João de Moura (Membro do Comitê de Campanha)

Francisco Genildo de Souza (Membro do Comitê de Campanha).

A equipe nomeada terá a função de auxiliar a nova prefeita com relação à inteiração acerca dos documentos e informações recebidas pela equipe de transição da prefeitura.

Conforme a legislação, os chefes do Executivo em exercício são obrigados a fornecer aos seus sucessores, informações relacionadas às contas públicas, programas e projetos do governo, além de dados sobre patrimônio e pessoal e também o apoio técnico.

A principal função da comissão de transição é propiciar condições e informações necessárias para a elaboração e implementação do programa do novo governo. 

A legislação visa garantir que a nova Administração possa atuar desde o primeiro dia da administração, preservando a sociedade do risco de descontinuidade de ações de grande interesse público. Os cargos da comissão de transição não são remunerados.
Com a indicação dos membros das Comissões (tanto do Executivo, quanto da prefeita eleita), os trabalhos de transição serão iniciados, provavelmente já na próxima semana.

Com informações do Blog do Aldo Araújo

Campanha “Natal Solidário” mobiliza jovens na arrecadação de donativos para fazer a alegria de crianças e adultos necessitados

602521 OKRany Seixas conclama Areia Branca a colaborar com a campanha natalina

Os meses de novembro e dezembro caracterizam períodos em que as pessoas revelam o seu lado solidário, uns arrecadando e outros fazendo doações. Em Areia Branca, surge mais uma campanha de cunho natalino, em prol das crianças e de adultos necessitados.

Com o slogan “Natal Solidário”, um grupo de jovens da cidade colocou nas ruas uma campanha de arrecadação de donativos. O objetivo dessa ação voluntária e de cunho solidário é a ajudar o maior número possível de famílias carentes no natal.

Segundo a coordenadora da campanha, Rany Seixas, as pessoas, inclusive comerciantes e empresários, podem colaborar com a campanha doando alimentos não-perecíveis, brinquedos e roupas usadas em boas condições.

De acordo com Rany Seixas, os participantes da campanha já estão arrecadando os donativos. Aqueles que desejarem entregar sua doação pessoalmente a ela, basta procurá-la no estabelecimento comercial conhecido por “Esquinão de Ramos”, na extensão da rua Joaquim Nogueira, ou ligar para o seu celular (84) 9963-4961.

75265_OKMarca da campanha já está nas ruas da cidade

Processo de transição inicia em Serra do Mel com o prefeito indicando sete auxiliares para comissão instituída no âmbito da municipalidade

201210Prefeito Bibiano anuncia equipe de transição

O processo de transição na Prefeitura de Serra do Mel já está em andamento. Nesta segunda-feira, 26, o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB) divulgou a relação contendo as suas indicações para compor a equipe que vai trabalhar no levantamento de informações relativas às contas públicas, aos programas e projetos dos órgãos e entidades que compõem a administração direta e indireta do município.

A instituição da comissão se deu por meio da Portaria nº 037/2012, assinada pelo prefeito Bibiano na sexta-feira, 23, e publicada no Diário Oficial dos Municípios na data de hoje. Falta agora o prefeito eleito anunciar os seus indicados.

Desde as eleições municipais de 7 de outubro passado, Serra do mel vive um impasse. Nas urnas, o sindicalista Manoel Cândido da Costa (PT) superou a candidata governista Maria Lúcia de Oliveira, “Irmã Lúcia” (PMDB), por uma diferença de 393 votos. Foram 4.319 votos conferidos ao petista, contra 3.926 dados à peemedebista.

Ocorre que Manoel Cândido teve sua candidatura a prefeito impugnada, por não ter prestado contas da campanha eleitoral de 2010, quando foi candidato a deputado estadual. Mas mesmo assim, o petista disputou a prefeitura. Com isso, os votos obtidos por ele na recente eleição foram considerados nulos pela Justiça Eleitoral, que declarou “Irmã Lúcia” eleita, conforme está no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Na semana passada o Juiz Eleitoral da 34ª Zona, com sede em Mossoró, a qual pertence Serra do Mel, Pedro Cordeiro Junior, oficializou para a data de 17 de dezembro a diplomação dos eleitos neste município. A solenidade está marcada para às 18h, na Câmara Municipal de Serra do Mel.

Com relação ao prefeito Bibiano, a comissão de transição instituída por ele é formada pelos seguintes membros: Eva Aritana Maia, presidente (Controladora Geral); Maria Izaura Leite Veras, 1ª Secretária (Secretária de Administração e Planejamento); Neirimar Barbosa da Silva, 2ª Secretária (Gerente de Contabilidade); Janiny Maria Silva de Andrade, Membro (Procurador Geral); Iranilson Lopes de Souza, membro (Técnico em Edificações); e Maria Edivânia Jácome de Oliveira, membro (Secretária Municipal de Saúde).

· Com informações do Blog do Aldo Araújo

INSS inicia pagamento da segunda parcela da gratificação natalina junto com a folha de novembro, para quem ganha até um salário mínimo

INSS 2 NOVA OKSede da Previdência Social, em Areia Branca

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta segunda-feira, 26, os depósitos da segunda parcela do 13º salário,  junto com o pagamento da folha de novembro. O valor transferido pela Previdência Social para o pagamento desta parcela do 13º salário corresponde a R$ 11.737.470.075,38 no pagamento 25.846.367 benefícios.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse que os recursos movimentados pelos quase 26 milhões de benefícios com direito a receber o 13º salário são exemplo da importância da proteção social para a economia do país, principalmente para os 5.565 municípios brasileiros.

“Chamo atenção para o que isso representa para economia do país, sobretudo dos estados e dos municípios. O repasse da Previdência para os municípios é superior ao repasse do Fundo de Participação. É importante que se saliente não só o aspecto da proteção social, mas também o aspecto econômico”, disse o ministro Garibaldi Filho.

Os depósitos desta segunda parcela da gratificação natalina vêm com o desconto de Imposto de Renda (IR), para aqueles segurados atingidos pelas faixas definidas pela Receita Federal do Brasil (RFB). Para descobrir quanto receberá, basta o segurado acessar o site da Previdência Social em Agência Eletrônica Segurado, clicar em Extrato de Pagamento de Benefícios e informar os dados solicitados. Clique aqui e confira a tabela completa com valores por unidade da federação.

O calendário de pagamentos do INSS, que teve início hoje, começando com os depósitos dos segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o crédito começa a ser liberado a partir do dia 3 de dezembro. Nesta data, o INSS libera o pagamento para quem tem cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito. O calendário segue até o dia 7 de dezembro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações