sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Paulo Wagner, em Brasília, reforça pedido de liberação de recursos para Natal

MICAPaulo Wagner em audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho; Prefeita do Natal Micarla de Sousa; e Senador Paulo Davim

Na quarta-feira, 28, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o deputado federal Paulo Wagner (PV) esteve acompanhado pela Prefeita do Natal Micarla de Sousa (PV) e do Senador Paulo Davim (PV), em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho.

O objetivo do encontro foi tratar sobre a declaração do estado de emergência em Natal. “Estamos colocando nosso Gabinete e equipe a disposição de Natal. Sabemos o quanto nossa cidade precisa desses recursos, já que tivemos um período rigoroso de chuvas esse ano, o que dificultou muito a vida dos natalenses”, declara o deputado que é natural de Areia Branca (RN).

O parlamentar reforça ainda a importância da capital potiguar se preparar para a Copa do Mundo, principalmente em infraestrutura, e os recursos pleiteados, segundo ele, serão de extrema relevância para a garantia desse desenvolvimento. “Teremos um evento mundial na capital do nosso Estado, e temos que estar preparados. Estamos unidos para agilizar a liberação e a vinda desses recursos para Natal, não mediremos esforços para isso”, ressalta Paulo Wagner.

O orçamento previsto gira em torno de R$ 18 milhões para o município.

Confira flagrantes da atuação do deputado federal Paulo Wagner em defesa do Rio Grande do Norte.

MICA 2No gabinete da liderança do PMDB, deputado federal Henrique
Eduardo Alves; deputado federal Gabriel Chalita; e Prefeita do Natal
Micarla de Sousa

MICA 22No Plenário do Senado Federal, com o senador José Agripino
Maia; senador Paulo Davim; e prefeita do Natal Micarla de Sousa

MICA 3Com o ministro da Previdência Garibaldi Alves, e prefeita do
Natal Micarla de Sousa

Juíza “casamenteira” foi surpreendida com pedido de casamento em praça pública

MARINAJuíza Marina Melo foi surpreendida com o pedido de casamento

A 26ª edição do programa Justiça na Praça, do Tribunal de Justica do Rio Grande do Norte (TJ/RN) aconteceu durante todo o dia de hoje, 30, na Praça do Conjunto Estrela do Mar, em Extremoz. Mas a grande surpresa do evento foi o pedido em casamento feito por Tiago Luiz Araújo Almeida, noivo da juíza Marina Melo, presidente da cerimônia do casamento civil desta e das demais edições do Justiça na Praça.

Após ter realizado mais de dois casamentos e presenciar a emoção dos inúmeros noivos e noivas que já uniu, a juíza foi tomada por um misto de surpresa e emoção pela atitude tomada por seu noivo. O pedido foi testemunhado por todos os presentes, inclusive pelos pais de Tiago que comparecerem ao evento.

A desembargadora Zeneide Bezerra foi quem fez uma espécie de apresentação do que Tiago iria falar, dizendo que os juízes realizam casamentos, mas também sentem vontade de casar, inclusive em praça pública. E disse que a juíza Marina Melo é uma dessas. Em seguida, o noivo assumiu o microfone e fez o pedido de casamento à jovem juíza, pelo que foi prontamente atendido, sob o aplauso de todos. “O amor tem que ser verdadeiro. Tem que ser sentido e o que eu sinto não encontro palavras para expressá-lo. Assim, peço inspiração a Santo Antônio para te pedir em casamento: Marina, quer casar comigo?” disparou o noivo inspirado. O que se seguiu foi um sorridente SIM, com direito a trocar de alianças.

Detalhe: o casal selará sua união no dia 21 de outubro, em plena praça pública de Baia Formosa, quando acontece a próxima edição do Justiça na Praça.

Após se recompor da grata surpresa, a juíza se recuperou e se apresentou, afirmando que trabalha no programa realizando casamentos comunitários com amor. Ela explicou para os nubentes os direitos e deveres do casal, atitudes essenciais para o sucesso de todo e qualquer matrimônio, como amor, respeito e o cuidado para com o outro, a cumplicidade e o cuidado com os filhos. “O primeiro milagre que Jesus fez foi em um casamento. Sabem por que? Porque milagres acontecem nos casamentos! Por isso, se abram e deixem o milagre acontecer! Sejam felizes, se respeitem e se tolerem!”, aconselhou e finalizou a cerimônia com uma pequena oração. (Com informações  do TJ/RN).

Câmara de Areia Branca poderá permanecer com 9 cadeiras, aumento não é obrigatório

CAMARA MUNICIPAL AREIA BRANCA SEDIARÁ OABLegislativo municipal comporta atualmente nove vereadores

As eleições municipais de 2012 vão eleger entre 3.000 e 8.000 vereadores a mais que o pleito realizado há quatro anos.

Os dados são resultado de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em 87,7% das 2.153 cidades que já decidiram pelo aumento no número de vereadores. Os detalhes da pesquisa serão divulgados na próxima segunda-feira, 3, em Porto Alegre (RS).

O acréscimo de cadeiras nas Câmaras Municipais foi possível depois da aprovação da emenda constitucional 58, em setembro de 2009, que estabelece o número máximo de vereadores de acordo com a população de cada município apurada no Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foram criadas 24 faixas para definir a quantidade de vereadores: os municípios com até 15 mil habitantes podem ter até nove cadeiras, enquanto os municípios com mais de 8 milhões de moradores podem ter até 55.

O aumento de vagas, porém, não é obrigatório e tem de ser decidido pela própria Câmara. Apesar do acréscimo de cadeiras no país, os percentuais máximos das receitas que os municípios podem repassar aos Legislativos foram reduzidos.

Em Areia Branca, cidade com pouco mais de 25 mil habitantes e que tem direito a 11 cadeiras, o número atual de nove vereadores poderá ser aumentado ou mantido como está, dependendo do posicionamento da Câmara Municipal. Por enquanto, não há da parte da atual mesa diretora do Legislativo areia-branquense qualquer manifestação a esse respeito.

Convenção do PSB de Areia Branca promete movimentar a cidade nesta sexta-feira

SAMDRA HOJE PSBBruno Filho, Sandra, “Souza” e Larissa estarão na convenção do PSB, hoje

Nesta sexta-feira, 30, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Areia Branca, será realizada a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Além dos convencionais locais, foram confirmadas as presenças das deputadas federal Sandra Rosado e estadual Larissa Rosado, ambas do PSB.

O prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e o vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB), bem como dirigentes de diversas siglas partidárias locais, também participarão do evento.

Essa será a quarta convenção partidária realizada no município desde o sábado passado, sendo que todos os partidos integram a base de apoio à atual administração municipal.

Além da homologação do diretório municipal do PSB, que tem à frente da Executiva Provisória o secretário municipal de Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Antônio Marcos de Souza, “Toninho Cunha”, na convenção de hoje as lideranças do partido vão expor as diretrizes traçadas em relação à campanha eleitoral do próximo ano.

TONINho cunha O PSB, que até o primeiro semestre deste ano tinha nos seus quadros expoentes ligados ao sistema oposicionista, surge como um forte aliado do governismo, principalmente pela aproximação do dirigente da sigla com o prefeito “Souza”, que aliás, são irmãos.

“Toninho Cunha”, comandará a convenção do seu partido

No aspecto político, a ascensão do secretário "Toninho Cunha" como presidente do PSB local, alterou os planos da pré-candidata a prefeito Iraneide Rebouças, que até dias atrás era filiada à sigla e para viabilizar seu projeto de concorrer à Prefeitura de Areia Branca em 2012, terá que fazer nova opção partidária. No caso, está indo para o recém criado Partido Social Democrático (PSD).

A convenção do PSB, hoje, é marcada pela expectativa de recebimento de novas filiações. Entre elas, prováveis pré-candidatos nas eleições no próximo ano.

O encontro deverá ser marcado pelo entusiasmo, a exemplo das convenções anteriores do Partido Verde (PV), do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT), essa realizada ontem, 29.

Prefeitura conclui nesta sexta, desembolso dos servidores referente ao mês em curso

BANCO DO BRASIL DE AREIA BRANCA[6]Servidores estão sacando seus proventos diretamente nos terminais de autoatendimento

A prefeitura de Areia Branca iniciou ontem, 29, o pagamento dos servidores públicos do município, referente ao mês de setembro.

O pagamento obedece ao cronograma dos meses anteriores e será encerrado nesta sexta-feira, 30.

No primeiro dia de desembolso, ontem, receberam os servidores lotados em praticamente todas as secretarias e gerências.

De acordo com o calendário divulgado, o desembolso terá continuidade hoje, contemplando o pessoal lotado na Secretaria Municipal de Educação, de Saúde e gerências agregadas que, a exemplo da Educação, absorvem o maior número de servidores no âmbito administrativo municipal.

Valendo salientar que os servidores da Educação têm seus vencimentos depositados na agência da Caixa Econômica Federal, enquanto os demais continuam recebendo seus salários na agência do Banco do Brasil.

Apesar da greve geral dos bancários, os servidores estão recebendo seus vencimentos normalmente, nos caixas de autoatendimento.

Litoral de Areia Branca vai produzir energia eólica a partir de 2012, garantem empresas

destino_14Litoral de Ponta do Mel, neste município, receberá parte dos investimentos em energia eólica

A ampliação e repotencialização do Porto-Ilha e a produção de energia eólica no litoral de Areia Branca a partir de 2012 são responsáveis pela motivação e entusiasmo da população, que vive uma nova expectativa de desenvolvimento, por meio da geração de mais empregos e incremento na economia local.

Na semana passada um grupo de empresários representando a empresa espanhola Iberdrola esteve reunido com o prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), quando na oportunidade o gestor foi informado que breve serão iniciadas as obras de instalação de parques eólicos em Areia Branca.

"Souza" disse que num primeiro momento serão instalados dois parques eólicos, sendo o primeiro de responsabilidade da empresa Martifer e o segundo da Iberdrola. "Ficamos otimistas depois da conversa com os empresários, pois temos a certeza que os dois parques eólicos vão gerar empregos e vão trazer novas perspectivas de desenvolvimento para o nosso município", acrescenta.

O governante disse ainda que na próxima semana estará reunindo os proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, pessoas que possuem carros-pipa, empresas que têm máquinas para alugar, as pessoas que têm ônibus para alugar, porque os projetos ensejam um volume de serviços muito grande e ele quer que a preferência na contratação desses equipamentos e serviços seja dada ao povo de Areia Branca.

A estimativa é que até o início de novembro a rotina das pessoas na zona rural seja mudada com a presença de carretas gigantescas com grandes pás dos cataventos entrando para Ponta do Mel, onde será instalado um dos parques eólicos.

Área deve se transformar em atrativo turÍstico

INTERTV_thumb[1]Cenários cinematográficos no litoral de Areia Branca vão se beneficiar, turisticamente

Após a instalação das unidades de captação eólicas, a área destinada a acomodar o projeto em Areia Branca deverá se transformar em mais um atrativo turístico da região.

"Depois de construído o parque eólico, o local se tornará também uma atração turística. Vamos aproveitar os bons ventos da nossa Areia Branca para trazermos uma nova realidade para o nosso município, pois uma nova economia começa a surgir", comemora "Souza".

Ainda de acordo com o gestor, antes o município tinha a pesca, o sal, o petróleo como fontes geradoras de ocupação e renda. "Agora, vamos ter a produção da energia eólica como uma nova fonte de economia para o nosso município", reforça.

Concluindo, "Souza" disse que nos próximos dias estará encaminhando um projeto de lei para a Câmara Municipal de Areia Branca, reduzindo os impostos para que as empresas empreguem o máximo de mão de obra local.

REPRESENTANTESPrefeito “Souza” e secretários receberam representantes do setor eólico na semana passada

"Todos sabem que os impostos que vão ser gerados com a energia eólica, que é o ICMS, só vão chegar à prefeitura nos anos de 2013 em diante, quando nosso mandato já terá sido concluído. Mas nós vamos reduzir o ISS como incentivo para que essas empresas aqui se instalem para que as administrações futuras sejam contempladas com o grande volume de recursos gerado com o ICMS. Fazemos isso porque não pensamos em Areia Branca hoje, pensamentos em Areia Branca amanhã. Estamos preparando a Areia Branca do presente para o futuro", finaliza.

Lembranças emocionadas de depoimentos das mães e parentes de recuperandos da Fazenda da Esperança Santa Rosa

fazenda d.. (1)Fazenda da Esperança Santa Rosa, em Garanhuns, Pernambuco

Francisco Soares Neto, responsável, no presente, pela extraordinária condução da Fazenda da Esperança Santa Rosa, localizada em Garanhuns, agreste meridional pernambucano, de comum acordo com o Padre angolano José Chitumba Samalambo, sempre abre espaço para que mães e parentes próximos prestem depoimentos sobre as aflições passadas devido à triste opção dos recuperandos de terem enveredado, no passado, pelo mundo das drogas. Isso acontece logo após as missas celebradas quando das reuniões familiares mensais, as quais acontecem nos segundos sábado e domingo de cada mês.

Os depoimentos prestados pelas mães, bem como ainda por parentes próximos, são invariavelmente carregados de emoção, pois geralmente contam com pinceladas absurdamente surreias dramas dantescos que comprovam as desgraças proporcionadas pelo uso de drogas.

Ouvi choros copiosos, vi lágrimas rolarem pelos rostos sofridos, com bocas trêmulas narrando situações de desesperos crassos e hediondos vividos pelas sofridas criaturas que não sabiam mais o que fazer para livrar os filhos das garras amaldiçoadas dos piores males já inventados e comercializados por seres humanos a serviço do inimigo.

fazenda d.. (4)Escritor José Romero (à esquerda), na Fazenda da Esperança

Há no salão principal do prédio onde funciona a administração da Fazenda da Esperança Santa Rosa verdadeiro trabalho de arte em madeira, um Cristo Crucificado, com rosto sofrido, abandonado nas dores lascinantes da tortura provocada pela maldade e pela injustiça dos homens. Certa vez, depois que uma mãe prestou depoimento sobre a situação que o filho querido vivia no mundo das drogas e a realidade que o mesmo desfrutava com a recuperação na fantástica obra social capitaneada pela santidade de Frei Hans, Nélson, Iraci e outros enviados por Deus para buscar redimir a humanidade, resgatando irmãos sofredores do fundo do poço, tornou-se impossível segurar a emoção ao ver a pobre mulher se agarrar à escultura do Cristo crucificado, como naufrago a uma última tábua a fim de se salvar de uma catástrofe. Ela chorava sem parar, soluçava de forma incontida, quase sem forças para narrar as desgraças e os sofrimentos enfrentados para tentar salvar o filhinho da morte certa e prematura em razão do consumo adicto de drogas. Essa mãe agradecia a Deus em prantos, as lágrimas vertian dos seus olhos aos borbotões, clamando o Santo Nome do Filho do Homem, pois a força e o poder da palavra estavam convertendo seu amado filhinho em um homem-novo.

fazenda d.. (7)Momentos de espiritualidade, no interior da Fazenda

Os depoimentos que ouvi pareciam ter sido ensaiados, tal era a confluência do mesmo sofrimento, das mesmas situações enfrentadas devido a opção dos filhos em seguir adiante projeto de sofrimento e de dor proporcionado pela inserção em mundo escuro e tenebroso.

Como as mães sofrem, como é triste a realidade enfrentada por quem tem a infelicidade de ver seus filhos se drogarem incessantemente.

De outra vez observei o descontrole de uma genitora aos pés do Santíssimo Sacrário, pois não sabia como agradecer a Deus pela oportunidade que Ele estava dando àquele que ela carregou durante nove meses no ventre e se achava perdido no infernal mundo das drogas e se recuperava a passos largos na Fazenda da Esperança Santa Rosa. Essa mãe gritava de forma estridente, contando à representação simbólica do Deus-Vivo tudo que tinha passado. Ela bradava não saber como agradecer pelo milagre que considerava impossível de acontecer, mas que estava a sua frente, inacreditavelmente transformado em todo ser, em toda complexidade espiritual que permeia a base de atuação da obra sócio-espiritual surgida inicialmente em uma esquina de Guaratinguetá, em uma famigerada boca-de-fumo.

fazenda d.. (8) Recuperandos e familiares durante uma das reuniões mensais

É necessário pregar aos quatro cantos que existe uma estrutura marcada pelas Mãos de Deus intuindo recuperar àqueles que sofrem com a força avassaladora das drogas, pois não há emoção mais extraordinária do que testemunhar a alegria das mães pela recuperação daqueles que tanto amam e que são capazes de dar a vida para que sejam felizes plenamente.

Deus salve a fazenda da Esperança em toda sua dimensão e importância.

(*) José Romero Araújo Cardoso, geógrafo, professor-adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Sonho americano de Gretchen naufraga e ela trabalha de garçonete para sobreviver

O sonho americano de Gretchen, 52, naufragou. A brasileira, que se mudou para os Estados Unidos, está vivendo como garçonete.

gretchen-2Gretchen abandonou a carreira no Brasil para tentar a sorte nos EUA

"Virei garçonete de uma lanchonete", contou a dançarina e cantora em entrevista ao "TV Fama", da Rede TV!.

Ela disse que não se envergonha de sua nova atividade. "Se tivesse que me prostituir para dar comida aos meus filhos, eu faria", afirmou.

A "rainha do rebolado" falou ainda sobre o fim de seu relacionamento com o chefe de cozinha Fernandez. "Estávamos trabalhando demais", disse. "Não deu certo."

Conhecida pelos hits "Freak Le Boom Boom" (1979), "Conga Conga Conga" (1981) e "Melô do Piripipi" (1982), Gretchen tem mais de 30 anos de carreira.

Em 2008, ela concorreu à prefeitura da Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, sendo derrotada nas urnas, com pouco mais de 2% dos votos.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vereador Aldo Dantas entrega documento a Rosalba reivindicando Central do Cidadão

ALDO DANTAS, VEREADOR ABAldo Dantas reforça pleito junto ao governo em benefício de Areia Branca

O presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), aproveitou a instalação do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa em Mossoró, para reivindicar pessoalmente a instalação de uma Central do Cidadão neste município. O pleito foi em forma de ofício, entregue na tarde desta quinta-feira, 29, à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e ao deputado estadual Ricardo Motta (PMN), respectivamente.

No ofício, Aldo Dantas relata que no dia 14 de Abril deste mês a Câmara Municipal aprovou à unanimidade o requerimento 002/2011, de sua iniciativa, por meio do qual ele reivindica a instalação de uma unidade da Central do Cidadão em Areia Branca.

Segundo o requerente, tal pleito é de grande importância, pois representa benefícios diretos não apenas para Areia Branca em si, mas também para os municípios vizinhos que hoje têm uma ligação comercial muito próxima com esta cidade.

De acordo com o presidente do Legislativo municipal, a instalação de uma Central do Cidadão em Areia Branca, atende aos anseios de uma população estimada em cerca de 27 mil pessoas (somente neste município), cuja parcela que necessita dos serviços oferecidos pela unidade mais próxima, instalada em Mossoró, precisa se deslocar dos seus lares, deixando os seus afazeres, além de incidir em gastos pessoais e outros dissabores peculiares ao cotidiano de quem busca benefícios fora da sua cidade de origem.

“Sabemos que o programa Central do Cidadão constitui uma grande conquista para o povo do Rio Grande do Norte. É um benefício imenso. Portanto, por meio desse documento, entregue à governadora Rosalba Ciarlini, e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, estamos representando uma população ansiosa que tal pleito seja efetivado”, disse.

Concluindo, Aldo Dantas disse ainda que “o que dá a certeza que Areia Branca terá, sem dúvidas, a sua Central do Cidadão, é o fato de no comando do Estado estar uma governadora compromissada com as causas populares e, acima de tudo, amiga de Areia Branca, cidade com a qual tem estreitas relações tanto políticas como pessoais”.

Petrobras divulga resultado final das provas do processo seletivo 2011 para 590 vagas

Petrobras sede concursoEmpresa disponibiliza o resultado do certame em seu site

Já está disponível o resultado final das provas objetivas do processo seletivo 2011, com exceção dos cargos de advogado júnior e inspetor de segurança interna júnior para os quais houve uma segunda etapa. Estes serão divulgados em 20 de outubro, de acordo com o edital. O resultado do processo seletivo, a pontuação e a classificação geral, por área, podem ser consultados no site www.petrobras.com.br.

Do total de 590 vagas oferecidas, distribuídas por todo o país, 442 são para cargos de nível médio, como técnico de contabilidade, técnico de segurança e técnico de manutenção, e 148 para cargos de nível superior, como engenheiro de petróleo, engenheiro de produção, geólogo e químico.

Os 173 mil candidatos inscritos no concurso, que teve como objetivo preencher as vagas anunciadas e formar cadastro reserva, realizaram as provas objetivas no dia 28 de agosto.

Megashow da Alegria proporcionará tarde inesquecível à criança areia-branquense

MARRECO OKPalhaço Marreco promete um show inesquecível, com muitas novidades

Em homenagem a criança areia-branquense, no dia 9 de outubro, a partir das 16h, a Tropical Casa Show será o palco do evento infantil mais esperado do ano. O consagrado Palhaço Marreco e banda estarão proporcionando uma tarde inesquecível, com a gravação do seu 2º DVD.

Além do divertido show, as crianças terão muitas brincadeiras recreativas, brinquedos infláveis, cama elástica, pula-pula e distribuição de picolé, pipoca, algodão doce, pirulito e ainda sorteios de diversos brindes com toda a criançada durante a programação do evento.

Lembrando que na compra da senha antecipada para o Megashow da Alegria, na loja Areia Branca Importados, a pessoa recebe cupom para concorre a um Playstation 2. O sorteio será dia 8 de outubro, véspera do Megashow da Alegria.

Deputada aponta as drogas como a principal causa da violência na cidade de Mossoró

LARISSA ROSADO[3]Larissa mostra preocupação com a escalada da violência em Mossoró

A violência no município de Mossoró foi o foco do pronunciamento da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), a primeira oradora da sessão ordinária da Assembleia Legislativa, que está instalada na cidade. Na ocasião, a parlamentar chamou atenção para os altos índices de violência que tem crescido em grande escala e tem dizimado a juventude do local. Segundo Larissa, 80% dos crimes que acontecem na cidade são motivados pelo uso das drogas. Diante de tal cenário, a deputada solicitou ao Poder Público um olhar especial para esta situação e pediu que invistam não só no combate dos delitos, mas, principalmente, na prevenção deles. “A violência está impedindo que nossos jovens amadureçam. Está tolhendo o direito de ir e vir”, declarou.

Durante seu pronunciamento, a deputada citou um caso vivido por uma família de Mossoró. Há dois anos, os familiares do técnico em informática Marcos Maciel Alves, não têm notícias de seu paradeiro. “Tive autorização da família para falar sobre esse assunto. Gostaria que as autoridades se colocassem no lugar das vítimas da violência. São mães e pais que choram a perda dos seus filhos e muitas vezes não conseguem enterrá-los. Nunca na nossa cidade morreu tanta gente à bala. Nunca houve tanto assalto. O número de homicídios dobrou em um ano e a maioria dos jovens que morrem têm menos de 25 anos. A juventude é nosso presente e ela está vulnerável à violência. A falta de estrutura da polícia do Estado ajuda a aumentar os índices. Os problemas são de conhecimento das autoridades, mas falta solução”, declarou.

Para Larissa, todas as duas esferas têm obrigação moral de evitar que esses crimes aconteçam. “Temos que atacar a raiz da violência. O estado tem que combater e prevenir. Isso só é possível oferecendo oportunidades de emprego, lazer, ter mais atenção com a periferia, investir no trabalho de inclusão social e cidadania. O problema é mais grave do que nunca, aumentando de maneira assustadora. Com a união de todas as forças isso será solucionado”, disse.

A Mais Bela Voz, procissão da santa e festa beneficente encerram festejos da padroeira

Neste sábado, 1º de outubro, será o encerramento dos festejos em homenagem a Santa Teresinha, padroeira de Tibau.

CAPELAAs novenas acontecem até amanhã em frente a capela da padroeira

Até a noite desta sexta-feira, 30, haverá novena e, logo após, o concurso A Mais Bela Voz, na pracinha em frente à Capela de Santa Teresinha, com barracas de comidas típicas e artesanato.

No sábado, às 16h30 haverá procissão com a imagem de Santa Teresinha pelas ruas do centro de Tibau.

A partir das 22h, haverá festa no Clube Álibi, cuja renda será revertida para a Capela de Santa Teresinha, com animação das bandas Forró dos 3 e Forró Torado.

A Prefeitura de Tibau é parceira nos eventos da padroeira da cidade.

PDT de Areia Branca realiza sua convenção nesta quinta-feira, na Câmara Municipal

raimundo fer e souzaRaimundo Fernandes foi indicação do prefeito “Souza” para o comando do PDT

Nesta quinta-feira, 29, partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca, acontece a convenção municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que é comandado pelo ex-vereador Raimundo Fernandes.

No encontro de hoje, será efetivada a Comissão Executiva do partido, que além de Raimundo Fernandes é composta ainda, pelo cardiologista Afonso Henrique Medeiros Mendonça, médico António Nery, empreiteiro Milton Luiz e o professor Naelson Oliveira (atual secretário de Finanças do município).

O dirigente do PDT local está convocando filiados, simpatizantes e pessoas interessadas em formalizar filiação na sigla, visando o seu fortalecimento para as eleições do próximo ano.

Na nova sigla partidária o ex-presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Raimundo Fernandes, poderá amadurecer a ideia de tentar retornar àquela Casa em 2012. Ou ainda, apoiar um nome do círculo familiar para a disputa proporcional.

Partido com tradição, o PDT integra a base de apoio ao Executivo em nível local. Juntamente com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi uma conquista recente do governismo, graças ao trabalho de articulação do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP).

“Souza” firma parceria com o Sebrae para a realização de oficina de empreendedorismo

SOUZA NA EXPECTATIVA DE ENTREGA DE POÇO“Souza” diz que parcerias com o Sebrae rendem bons frutos para o município

Em recente visita à diretoria do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Natal, o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), discutiu parceria com o órgão para apoiar a micro e pequena empresa no município de Areia Branca. “Firmamos um convênio para realizarmos nos dias 5, 6 e 7 de novembro mais uma oficina de empreendedorismo no nosso município, para incentivar as pessoas na visão empreendedora, de tocar o seu próprio negócio”, informa.

Segundo “Souza”, a prefeitura já realizou essa oficina de empreendedorismo no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral faz algum tempo, tendo sido um sucesso de público, quase 400 participantes. “Tenho a certeza que vamos novamente fazer uma grande oficina, principalmente nessa hora que Areia Branca tem uma nova visão de crescimento, que teremos novas fontes de economia, pois estaremos aí com a energia eólica, a Petrobras vai fazer a exploração da nossa área marítima, enfim, as pessoas precisam se preparar agora no presente, pensando na Areia Branca que estamos construindo agora, para o futuro”, conclui.

SINDICATO DOS TRAB. NA IND. DA EXT. DO SAL DO MUNICIPIO DE AREIA BRANCA – RN  Rua Machado de Assis, nº 283 – Fone: (0xx84) -332-2139  End. Telegr. SINDISAL Areia Branca – RN

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES SINDICAIS

A V I S O

Pelo presente Edital, ficam convocados todos os associados do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Sal no município de Areia Branca, no dia 16/10/2011 para se reunirem em Assembléia Geral para composição da Diretoria, Conselho Fiscal e para Delegados, representantes junto a Federação e respectivos Suplentes, para o mandato no período de 2011 à 2014. O prazo para registro de Chapa será de quinze dias, contados a partir da data de publicação deste Edital. Os pedidos de registro de Chapa serão dirigidos ao Presidente do Sindicato, formalizados em duas vias, cada uma com os documentos necessários e representados a Secretaria que durante o prazo para registro funcionará das 08:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 18:00 hs nos dias úteis, o horário de votação será das 08:00 hs às 14:00 hs e o local será na Sede do Sindicato, situado à Rua Machado de Assis, nº 283 nesta cidade de Areia Branca- RN. Realiza-se a segunda votação no dia 23 de outubro do corrente ano, ou terceira votação no dia 30 de outubro do mesmo ano, caso não haja obtido quórum, respectivamente na primeira ou na segunda votação, o Edital de Convocação encontra-se afixado na Sede do Sindicato e nos principais locais de trabalho, regulando-se os procedimentos eleitorais pelo disposto na Portaria M. T. B. nº 3.150 de 30/04/1986.

Areia Branca-RN, 27 de setembro de 2011

Francisco Augusto Câmara

Presidente

Deífilo Gurgel será entrevistado amanhã no programa “Sintonia”, da TV Assembleia

DEÍFILOAdalgisa Emídia entrevista Deífilo Gurgel, nesta sexta-feira

O programa “Sintonia” deste mês, apresentado pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa (AL) vai entrevistar o escritor, pesquisador e folclorista Deífilo Gurgel. Um homen dedicado à cultura do Rio Grande do Norte há mais de 40 anos, especialmente ao folclore potiguar. Deífilo fala dos livros escritos, do amor ao folclore, das descobertas nessa área, de dona Militana e outros romanceiros de destaque que ajudaram a escrever a história do folclore potiguar.

Amante das poesias, Deífilo Gurgel começou ainda na adolescência a escrever poesias. Formado em Direito, nunca exerceu a profissão, mas sempre foi um apaixonado pela cultura. Na entrevista ele fala da infância em Areia Branca (onde nasceu), da juventude em Natal e dos vários livros escritos, além do contato com Luiz da Câmara Cascudo, e do trabalho do próximo livro a ser lançado ainda neste ano.

O “Sintonia”, apresentado pela jornalista Adalgisa Emídia, estreia nesta sexta-feira, 30, às 20h. Reprises no sábado, dia 1º de outubro, às 20h e na terça-feira, 4, às 14h.

Brasil faz 2 a 0 na Argentina e conquista o título do Superclássico das Américas

COPARonaldinho Gaúcho e Neymar posam para foto com troféu no estádio do Mangueirão, em Belém (Foto: Evaristo Sá/France Presse)

Com gols de Lucas e Neymar, a seleção brasileira venceu a Argentina por 2 a 0, no Mangueirão, em Belém, na noite de ontem, 28, e ficou com o título do Superclássico das Américas. Em torneio amistoso em que os times não utilizaram jogadores que atuam na Europa, a equipe dirigida por Mano Menezes enfim venceu um adversário da elite do futebol mundial.

Antes, sob o comando do treinador gaúcho, Dunga, a seleção tinha perdido para a Argentina, França e Alemanha, além de empatar com a Holanda e a Argentina.

O último jogo contra a Argentina, inclusive, foi válido pelo primeiro confronto do Superclássico das Américas, há duas semanas. Como terminou empatado sem gols, a taça ficaria com o vencedor do duelo desta quarta. Considerando também a Copa Roca, essa foi a oitava conquista brasileira (venceu também em 1914, 1922, 1945, 1957, 1960, 1963 e 1976). Os argentinos foram campeões três vezes (1923, 1939 e 1940).

Mega-Sena acumula em R$ 9 milhões para o sorteio do próximo sábado, estima a Caixa

SÃO JERONIMOSorteio foi realizado na cidade gaúcha de São Jerônimo

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.323 da Mega-Sena, sorteadas na noite de ontem, 28, e o prêmio acumulou.

Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso, que será realizado no sábado (1), pode pagar R$ 9 milhões.

Os números sorteados hoje em São Jerônimo (RS) foram: 06 - 15 - 25 - 37 - 48 - 55.

Ao todo, 58 apostas acertaram a quina e devem levar R$ 28.697,23 cada uma. Outras 5.387 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 441,39 cada uma.

A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, seis números, custa R$ 2.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Comissão presidida por Paulo Wagner reúne membros para discutir criação da Embrapii

Paulo%20WagnerPaulo Wagner participa de reunião como membro titular de comissão

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da qual o deputado federal Paulo Wagner (PV-RN) é titular, se reuniu nessa terça-feira, 27, para discutir a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como também o Projeto Piloto de Aliança Estratégica Pública e Privada, revistos em portaria do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, assinada no último 4 de agosto.

“Será uma empresa compartilhada entre o setor público e o privado, com gestão eminentemente privada e uma estrutura que desburocratize, agilize e flexibilize os investimentos. Essa simulação, no projeto-piloto que deve durar 18 meses, vai nos ajudar a formatar o modelo”, explicou o secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota.

O objetivo dessa audiência foi para se tomar conhecimento dos estudos realizados pela Embrapii e também para esclarecer as estruturas do projeto. Um ponto importante destacado foi em relação as estratégias que serão usadas quando seus representantes passarem a promover e subsidiar as inovações tecnológicas. A Embrapii aposta no fortalecimento da indústria brasileira diante da forte competição dos produtos importados com elevado conteúdo tecnológico

Os deputados integrantes da CCTCI discutiram também os meios usados para promoção da inovação na indústria com base no projeto piloto, para o qual foram convidados a participar o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro, vinculado ao MCT; e o Serviço Nacional da Indústria (Senai) da Bahia.

PV do Rio Grande do Norte realizará sábado o IV Encontro Estadual dos Verdes

sarney01Deputado Sarney Filho será palestrante no evento

Natal será palco, no dia 1º de outubro (sábado), de um grande encontro realizado pela Fundação Verde Herbert Daniel e pela presidente do Partido Verde no Rio Grande do Norte, Micarla de Sousa. O evento acontecerá na sede do América, na Avenida Rodrigues Alves, 950, Tirol e está previsto para começar às 10h.

Com o tema “A Cidade Sustentável e seus desafios” o IV Encontro Estadual dos Verdes no RN vai discutir projetos voltados para as cidades, com enfoque no desenvolvimento sustentável e nos desafios que as cidades enfrentam, como também a formação política para os integrantes dos mais de 100 diretórios espalhados pelo Rio Grande do Norte. O Encontro dos Verdes vai debater as propostas da legenda e a elaboração de um projeto visando as disputas eleitorais em 2012 em todo o estado.

O deputado federal Sarney Filho (MA) também confirmou sua presença no encontro. O parlamentar além de líder do PV na Câmara Federal também é Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, sobretudo, nas discussões em prol da prevenção de incêndios florestais e agressões a unidades de conservação e ações de biopirataria.

O diretório do PV no RN espera por um público composto por cerca de mil pessoas se fazendo presente no encontro.

Emenda de Henrique Alves destina recursos para o Cartório Eleitoral de Areia Branca

Henrique-SaraivaSobrinho01Henrique Alves e Saraiva Sobrinho conversam sobre o projeto

O Fórum Eleitoral de Areia Branca será construído com recursos destinados pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). A emenda individual, no valor de R$ 330 mil, será incluída no Orçamento Geral da União de 2012 atendendo solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

O acerto foi feito entre o líder do PMDB na Câmara dos deputados, Henrique Alves e o novo presidente do TRE-RN, desembargador Saraiva Sobrinho. O presidente do TRE-RN estava acompanhado da diretora geral do tribunal, Lígia Meira, que apresentou a planilha e formalizou o projeto para a emenda do Cartório Eleitoral de Areia Branca.

O TRE-RN, segundo o desembargador Saraiva Sobrinho, teve o orçamento cortado em 50%. Como não dispõe de recursos para obras, o pleito aos parlamentares faz parte da estratégia do TER-RN de construir sedes próprias nos municípios onde a Justiça Eleitoral ainda funciona em prédios emprestados pelas prefeituras e órgãos do governo do estado.

Cada parlamentar, deputado ou senador, escolhe o município para onde deseja destinar a emenda individual dentro das prioridades do TRE para novos cartórios eleitorais.“Escolhi Areia Branca pela minha afinidade com a região e em respeito aos eleitores e servidores da Justiça Eleitoral que necessitam de um local digno para trabalhar e atender bem a população”, justificou Henrique Alves.

Agricultor é mantido em cárcere privado há 25 anos pelo pai na praia de Ponta do Mel

AB 1Agricultor José Antônio do Nascimento é mantido em cárcere privado há 25 anos pelo pai Cícero Raimundo do Nascimento, que alega que esta foi a única alternativa para manter-se protegido das agressões do filho

Há 25 anos, o agricultor José Antônio do Nascimento, 45, é mantido preso pelo pai em um cômodo da casa da família na vila-praia de Ponta do Mel, em Areia Branca. A constatação foi feita na segunda-feira, 26, por assistentes sociais, que estão produzindo um relatório que será encaminhado a órgãos como Ministério Público e Polícia Civil.

Antônio tem problemas mentais e vive como um animal abandonado em um espaço de pouco mais de 3m², sem cama ou móveis e fechado com uma grade. Segundo os próprios familiares, em 1986 ele presenciou o assassinato da cunhada grávida, crime cometido pelo irmão João Antônio do Nascimento, e desde então, o deficiente teria se tornado agressivo e apresentado problemas psíquicos graves.

"Ele ficou se tratando em Mossoró por um ano, mas depois que voltou, a família ficou sem saber o que fazer e o prendeu lá", contou a vizinha Roberta Maria. O pai de José, Cícero Raimundo do Nascimento, 79, confirma que optou pelo cárcere privado para se proteger das agressividades do filho.

Segundo informaram vizinhos, Antônio mora com o pai e com o irmão, João Antônio do Nascimento, que foi solto depois de cumprir 10 anos de pena pelo assassinato da mulher. “A situação deles é de clamar os céus. Desde que a mãe de José morreu em 2004, vítima de complicações por infestação de vermes, ele vive largado lá naquela casa. Não sai do ‘quarto’ nem para fazer as necessidades”, relatou uma vizinha.

Aparentando desconhecer as leis e o crime de cárcere privado, Cícero Raimundo conta com naturalidade que prendeu o filho porque não “pode com ele quando fica agressivo”. O deficiente não tem acompanhamento médico e vive apenas com um prato de comida por dia e 30 cigarros que –segundo o pai– mantém o filho “mais calmo”. Para ele, manter o homem preso e acorrentado foi a forma de segurá-lo em casa e o proteger para não cometer agressões.

A sujeira toma conta do espaço, que sequer tem banheiro ou cama. José Antônio dorme em uma rede. Ele faz as necessidades fisiológicas no chão, que nunca são limpas. A única vez no dia que a grade é aberta é para passar comida. O alimento só chega com ajuda dos vizinhos, que, sensibilizados com a situação do rapaz, mandam refeições para José.

“Eles são muito pobres e passam fome mesmo. Raras vezes o pai consegue comprar uma quentinha. Sempre mando comida, mas não tenho coragem de ver a situação, pois José era uma pessoa muito boa quando trabalhava na roça e vendia carvão. Não entendo porque os irmãos não tomam conta dele e do pai e os deixam largados naquela situação”, disse a vizinha Heloísa Rodrigues de Oliveira, que mora a duas ruas da casa de José e Cícero.

AB 3José Antônio era uma pessoa muito boa quando trabalhava na roça e vendia carvão, conta uma vizinha

“Tem um irmão que mora com eles, mas não dá nenhuma assistência. O que sei é que ele vai receber na lotérica um pagamento todo mês. Deve ser a aposentadoria de José por invalidez”, afirmou outra vizinha.

Sem registro no CRAS

Apesar da população do povoado de Ponta do Mel saber do cárcere privado de José Antonio, o assunto é pouco comentado por medo. Na segunda-feira, após o caso se tornar público no Rio Grande do Norte, é que uma equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) visitou a família de José Antônio para investigar o caso e mostrar os meios da família ter acesso às políticas públicas para melhorar a condição de vida dele.

A coordenadora local do CRAS, Maria Edvanda Pereira, afirmou que a equipe de assistentes sociais está elaborando um relatório sobre os problemas constatados na casa de Antônio. “Vamos repassar a cada órgão um documento para que as providências cabíveis sejam tomadas", disse.

AB 2

CRAS de Areia Branca está lervantando dados sobre situação de José Antonio

Edvanda Pereira conta que ficou espantada ao ver a situação do deficiente e disse que o caso é “bastante complicado”. “Uma complexidade de fatores deixou o jovem naquela situação preocupante. A primeira delas é o total desconhecimento dos benefícios e direitos que José Antônio têm por ser doente mental. Vamos cobrar que todas as providências necessárias sejam tomadas para tirá-lo daquela situação”, disse, reforçando que causou estranheza à equipe saber que ele recebe benefício de um salário mínimo acrescido de 25% a mais por mês e o pai dele também receber aposentadoria de um salário mínimo e eles viverem em uma situação de extrema pobreza.

“Vamos analisar o cárcere privado também para não fazer injustiças, pois seu Cícero se mostrou ignorante do assunto e sequer acha que manter o filho naquela forma é crime. Ele também precisa de assistência”, disse Edvania.

A coordenadora do CRAS afirmou ainda que solicitou o prontuário médico à equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) que atende o povoado de Ponta do Mel para saber se José Antonio vem sendo atendido da forma correta. “Vamos encaminhar tudo para um psiquiatra realizar um parecer técnico e após o resultado deveremos fazer os encaminhamentos necessários para mudar a realidade da família”, informou. (Com informações de Wilson Moreno, UOL Notícias).

Governo do Estado se instala oficialmente em Mossoró a partir de hoje até o dia 30

ROSA EM CIRYRosalba Ciarlini instala estrutura do Governo do Estado na sua cidade, Mossoró

O Governo do Estado se instalará oficialmente em Mossoró a partir de hoje, 28, onde permanecerá até o dia 30 deste mês. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Comunicação os custos advindos do deslocamento devem se limitar às diárias (que variam de R$ 70 a R$ 150) dos servidores (entre eles os secretários).

"Não haverá reserva em hetois pagas pelo Estado e tampouco ressarcimento em restaurantes. Cada um terá que se manter com o valor das diárias", assegurou o secretário Alexandre Mulatinho.

Ele disse também que não haverá custo na parte logística, uma vez que a Prefeitura de Mossoró cederá às instalações da vice-prefeitura (são dez salas) para abrigar governadora e secretários e possibilitar os despachos.

Na ocasião serão realizadas ações envolvendo diferentes secretarias. Participarão da instalação da sede em Mossoró apenas as pasta que dispõem de agenda estabelecida com ações programadas com a governadora Rosalba Ciarlini. O primeiro compromisso da chefe do Executivo estadual será a visita à prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (DEM), no Palácio da Resistência.

HOMENAGEM

A Assembleia Legislativa também seguirá para Mossoró esta semana. Homenagens às personalidades da região Oeste e entrega de títulos de cidadãos norte-rio-grandenses marcarão a Assembleia Itinerante que acontecerá nesta quinta-feira, 29, na Câmara Municipal e no Teatro Dix-Huit Rosado.

O evento marca ainda as comemorações do 128º aniversário da abolição da escravidão, comemorado em 30 de setembro. Pioneira, a cidade extinguiu a escravatura antes mesmo da publicação da Lei Áurea.

Abastecimento de água com carro-pipa vira coisa do passado em assentamentos rurais

POÇO 3Poço possibilitará uma oferta de 35m3/h de água para consumo

Água, fonte da vida, chegou de maneira abundante para cerca de 400 pessoas dos assentamentos rurais Casqueira I e II e Santos Reis, neste município. Uma festa realizada pela Petrobras, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Areia Branca marcou a entrega do poço 3-BVS-04-RN.

O concorrido ato festivo ocorreu ontem, 27, à tarde, no assentamento Santos Reis. As imagens captadas pelo fotógrafo Ribamar Dantas, durante o evento, dizem mais que as palavras. Confira os flagrantes que marcaram a solenidade.

ADUTORA 2Mesa oficial do evento: Agente da Capitania dos Portos em Areia Branca, capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros; presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Aldo Dantas; secretário estadual de Agricultura e Pesca, deputado federal licenciado, Betinho Rosado, que representou a governadora Rosalba Ciarilini; prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza”; gerente da Petrobras RN/CE, Joelson Falcão; superintendente do Incra/RN, Valmir Alves da Silva 

ADUTORA 1Deputada estadual Larissa Rosado assinou convênio que viabilizou o benefício, com Petrobras e Incra, quando era secretária estadual de Agricultura

ADUTORA 4Prefeito “Souza” falou da sua luta para viabilizar o pleito e o que representa para as famílias que a partir de agora passam a viver uma nova realidade 

ADUTORA 7A água jorra do novo poço, molhando a terra árida e trazendo esperanças de dias melhores para as famílias beneficiadas

PMDB e DEM da cidade de Grossos realizam convenções em clima de campanha eleitoral

CONVENÇÃO DEHON 3João Dehon, agora “bacurau”, deu a largada rumo à prefeitura

Na cidade de Grossos as convenções partidárias realizadas no final de semana foram marcadas pelo acirramento e em clima de campanha eleitoral. Dois partidos com pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2012, mobilizaram suas militâncias.

No sábado, 24, a festa teve como protagonista o ex-prefeito João Dehon da Silva, que deixou o Partido da República (PR) e se filiou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), pelo qual pretende viabilizar a sua candidatura a prefeito.

CONVENÇÃO DEHONDepois da convenção simpatizantes de João Dehon sairam às ruas, em passeata

A convenção do PMDB para receber a filiação do “prefeitável” João Dehon transcorreu em clima de campanha eleitoral, com os militantes lotando o plenário da Câmara Municipal, onde ocorreu a convenção, e em seguida saindo em passeata pelas ruas da cidade.

No domingo, 25, não foi diferente os simpatizantes do Partido Democratas (DEM) compareceram em grande número na Câmara Municipal para prestigiar a convenção convocada pelo presidente Enilson Fernando Félix de Souza, que é pré-candidato a prefeito em 2012.

CONVENÇÃO DEM 3Lideranças políticas do DEM prestigiaram convenção do partido pró-Enilson Fernando (o terceiro, pela ordem) 

No encontro o Democratas reafirmou a sua posição em relação a campanha eleitoral de 2012, dando o pontapé da pré-candidatura de Enilson Fernando a prefeito de Grossos nas eleições do próximo ano. Ele marcha para ser o principal nome da oposição à sucessão municipal, com chances de aglutinar importantes expoentes políticos locais em torno do seu projeto político.

Simpatizantes da pré-candidatura de Enilson promoveram grande movimerntação na cidade

O ex-prefeito João Dehon e o ex-vereador Enilson Fernando pretendem concorrer à Prefeitura de Grossos pela oposição. No governismo, o vereador Marcos Alexandre dos Santos (PSB) poderá ser o nome apoiado pelo prefeito Veronilde Caetano da Silva (PSB), à sua sucessão nas eleições municipais de 2012.

Pré-candidato do DEM recebe também o apoio dos motoqueiros da cidade 

* As fotos que ilustram a matéria foram cedidas pelo blogueiro Ronaldo Josino, do blog ww.matematicadeaula.blogspot.com

Novo partido em Areia Branca poderá nascer com dois vereadores e vários pré-candidatos

Iraneide-e-rosalba35Nazareno (1), Adriano Emílio (3), Iraneide (4), “Beguinho (8) e “João de Beguinho” (11) vão ingressar no novo partido

Acabou a agonia. Com a aprovação do registro oficial do Partido Social Democrático (PSD) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ontem, 27, a nova sigla deverá receber uma verdadeira enxurrada de filiações em Areia Branca, principalmente pré-candidatos às eleições municipais do próximo ano.

Nomes certos nos quadros da recém criada agremiação partidária são o ex-prefeito Ruidemberg Ferreira Souto, “Beguinho”, e o seu filho João Ferreira Tavernard Souto Neto, “João de Beguinho”, que é vereador, ambos oriundos do PTB, que agora está sob o comando do vereador Francisco Lopes da Silva, “Chico Lopes”.

Também vão assinar ficha de filiação no PSD local, o vereador José Nazareno de Lemos (ex-PP) e a pré-candidata a prefeita pela oposição, Iraneide Rebouças (ex-PSB). Além do suplente de vereador Adriano Emílio (ex-PMDB) e ainda “Tonho da Cohab”, entre outros.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PSD potiguar tem a maior bancada e planeja lançar cerca de 80 candidatos a prefeito

A noite é de comemoração para os líderes políticos do Partido Social Democrático (PSD) no Rio Grande do Norte. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registrar o PSD foi motivo de festa para os peessedistas.

robinsonfabioRobinson e o filho Fábio Faria se fortalecem com a criação do PSD

Liderado pelo vice-governador Robinson Faria, o PSD tem como meta o lançamento de, pelo menos, 80 candidatos a prefeito no Rio Grande do Norte. Pelas adesões já recebidas, o novo partido já nasce com a maior bancada da Assembleia Legislativa. São seis deputados: José Dias, Gesane Marinho, Ricardo Motta, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes e Vivaldo Costa. A bancada federal será presentada pelo deputado Fábio Faria, vice de Robinson no comando do partido no RN.

O período que antecedeu à criação do novo partido estremeceu as relações entre o vice-governador e o presidente do DEM, José Agripino, principal eleitor da governadora Rosalba Ciarlini. Com a criação do PSD, a sigla que mais perderá parlamentares no plano nacional será o DEM, que faz oposição ao governo.

O deputdo federal Fábio Faria, que acompanhou a votação ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fundador do PSD, comemorou a decisão. "O resultado foi justo já que o PSD cumpriu todas as etapas exigidas pela legislação e agora começamos uma nova etapa, com a filiação dos nossos candidatos no pleito de 2012. Agora, começa uma grande missão. Vamos cumprir com ânimo e determinação, como fizemos até aqui", disse.

Agripino diz que DEM não recorrerá ao TSF contra decisão e PSD é assunto encerrado

Jose Agripino MaiaAgripino diz que julgamento de corte de Justiça não se discute, aceita-se 

A depender da opinião do presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), o partido não recorrerá ao STF contra a concessão de registro ao PSD. Foi o que disse o congressista ao Blog do Josias, na Folha de S. Paulo.

Em entrevista ao blog, Agripino disse: “Vou ouvir os líderes. Mas, na minha opinião, este assunto está encerrado”. Abaixo, a entrevista:

- O que achou do julgamento? Julgamento de corte de Justiça não se discute, aceita-se. Cumprimos o nosso papel de mostrar a fraude na formação de um partido. O TSE se manifestou. Cumpra-se. Nós temos os nossos argumentos e os mantemos.

- Esses argumentos serão repisados num recurso ao STF? Vou ouvir os líderes. Mas, na minha opinião, este assunto está encerrado. Encerra-se no julgamento do TSE.

- Que prejuízos políticos o DEM terá? Não foi só o DEM. Vários partidos tiveram ou vão ter prejuízos em seus quadros. Mas quem perde na verdade é o quadro partidário do Brasil, que ganha um partido que não é de centro, nem de direita nem de esquerda. Um partido que sufge sob o signo do oportunismo.

- Do ponto de vista prático, considerando-se declarações do presidente da Câmara, o DEM deve perder estrutura física e assessores na Câmara, não? A entrevista do presidente Marco Maia foi mal interpretada. Não creio que vá se mutilar o regimento da Casa, que fala claramente em bancadas aferidas na data da eleição.

- O cálculo de assessores e o espaço da liderança deve considerar a bancada eleita? É isso o que reza o regimento da Câmara.

- O DEM contempla a hipótese de se coligar ao PSD nas eleições municipais de 2012? Essa decisão vai competir à Executiva do partido. A Executiva vai examinar caso a caso. Mas, pelo que percebo hoje, a posição do partido caminha para o rumo de não fazer coligações com o PSD.

- Imagina que o DEM pode ter um desempenho eleitoral inferior ao do PSD? Não contemplo essa hipótese. Estou rodando o país. Pelas informações que recolho, estou convencido de que o DEM sairá maior do que é hoje.

TSE aprova criação do PSD que já nasce com 40 deputados federais em exercício

TSE PSDCúpula do PSD acompanhou julgamento. Resultado foi muito comemorado 

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira, 27, a criação do Partido Social Democrático (PSD), partido idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O julgamento do pedido de registro, que começou na semana passada, foi concluído hoje. Com a decisão, o partido poderá disputar as eleições municipais do ano que vem.

O julgamento foi retomado após pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro. O tribunal viveu um impasse na semana passada, pois uma resolução do TSE exigia que o partido incluísse em seu pedido de registro as listas de apoio da população certificadas pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), mas o PSD apresentou essas listas certificadas apenas pelos cartórios eleitorais.

Acontece que a legislação eleitoral não chega a falar sobre as certificação dos tribunais, limitando-se à apreciação dos cartórios. Ribeiro entendeu que tratava-se, na realidade, de uma "falsa incompatibilidade".

Segundo ele, a resolução do TSE cita os tribunais regionais somente porque o partido precisa do registro em pelo menos nove Estados para fazer o pedido à corte superior.

BANCADA

O PSD já nasce com 40 deputados federais em exercício, representando a sexta maior bancada da Câmara dos Deputados, ao lado do PP, mas planeja chegar a 52. Com a criação do novo partido, o DEM perde 17 dos 44 deputados em atividade, ficando com uma bancada de 27. Maior alvo do PSD, o DEM cai um ponto no ranking de bancadas, passando de sexta para sétima maior da Casa.

Oficialmente, o PSD tem 43 deputados eleitos e mais quatro suplentes. Mas sete de seus titulares estão licenciados para ocupar cargos de secretários em seus Estados. Por isso, na atual configuração da Câmara, ele fica com 40 deputados federais em exercício. (Com informações da Folha.com).

DER anuncia na quinta obras de duplicação e pavimentação de estradas na região Oeste

BARBOSAJonas Barboza anuncia melhorias nas rodovias da região

Com a instalação do Governo do Rio Grande do Norte em Mossoró, o diretor de Obras e Operações do Departamento de Estradas de Rodagens do RN (DER-RN), Jonas Barboza, fará nesta quinta-feira, 29, às 14h, na sede do DER em Mossoró, o anúncio da empresa vencedora da licitação dos Projetos Executivos para a duplicação da RN que liga Mossoró a Tibau.

Na ocasião, também será anunciada a empresa que irá realizar os Projetos Executivos de Pavimentação da RN-016, no trecho que liga Carnaubais à BR-304; e ainda a pavimentação da RN-011, no trecho do entroncamento com a RN-016 e a BR-110, favorecendo a ligação entre os municípios de Carnaubais e Serra do Mel.

De acordo com Jonas Barboza, essas obras são de grande importância para o desenvolvimento da região e já são bastante esperadas pela população do Oeste do estado. "A duplicação da estrada que liga Mossoró a Tibau é uma reivindicação antiga da população, enquanto que a pavimentação da estrada de Serra do Mel favorece o escoamento da produção local", destacou o diretor do DER-RN. (Com informações da Assessoria DER).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações