segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cansados de esperar pela Caern moradores cavam vala e instalam água nas residências

 Moradores da rua cavaram vala onde passa a encanação que leva água às residências

Cansados de esperar pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), os moradores da Travessa Manuel Firmino, zona urbana de Grossos, juntamente com o vereador Carlos Lacerda, “Cateca” (PCdoB) resolveram dar um fim ao sofrimento da falta d’água naquele trecho. No último domingo, 30, criaram um mutirão para resolver esse problema de vez da falta d’água.  Com o apoio da prefeitura, que cedeu todos os canos, a população se juntou ao vereador “Cateca” e cavaram uma vala de mais de 100 metros de extensão, onde o edil fez todo o trabalho de conexão dos canos. Para amenizar a árdua tarefa de escavação (toda manual à base de pá e picarete) foi feita uma grande feijoada patrocinada por “Galego”.

Esse movimento realizado no domingo serviu também para despertar o sentimento de cidadania que existe dentro de cada um, serviu para mostrar que quando um grupo de pessoas se une com um mesmo objetivo, este se torna possível e às vezes, como é o caso, menos árduo. Imagine se todo esse trabalho fosse feito por um só homem.

 Vereador “Cateca” foi responsável pela conexão dos tubos

Os moradores da Travessa Manuel Firmino foram parabenizados pela iniciativa, com o vereador “Cateca”, que está sempre procurando, dentro de suas limitações, estar junto ao povo em movimentos populares, dando sua contribuição diferenciada e acertada na resolução de problemas que afligem a população grossense. Mostrando, como é do seu feitio, praticidade em vez de discurso.

Esse mesmo exemplo de cidadania já fora dado pelo vereador do PCdoB, em em Pernambuquinho com a falta d’água. Há um ano ele vem abrindo poços artesanais em todas as comunidades. Se brincar vão começar a chamá-lo de o "vereador das águas".

Fonte: Blog www.matematicadeaula.blogspot.com

Projeto Fábrica de Craques será instalado em março, numa parceria com o América

CLÓVIS EMÍDIO, DO AMÉRICAClóvis Emídio, presidente do América, trará projeto para o município

O presidente do América Futebol Clube, de Natal, Clóvis Emídio, esteve em Areia Branca no final de semana, para consolidar o termo de parceria com o município visando a instalação, na cidade, de um núcleo do projeto Fábrica de Craques. O procedimento foi firmado com o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e vai beneficiar gratuitamente adolescentes entre 13 e 18 anos de idade, ao longo do ano de 2011.

De acordo com Clóvis Emídio, o projeto objetiva trabalhar no desenvolvimento de novos talentos esportivos com hábitos para o futebol de rendimento. Em Areia Branca, inicialmente será feita uma seleção dos futuros craques e em março estará instalado, com a presença permanente de um funcionário do clube.

Segundo Clóvis Emídio, serão oferecidas infraestrutura técnica, recursos humanos, instalações e equipamentos esportivos necessários à eficiência da atividade. Ele diz que a parceria com o município mostra quanto a atual gestão é preocupada e atenta aos bons projetos voltados para o município.

Prefeitura conclui hoje o pagamento do mês aos servidores da Saúde e da Educação

BANCO DO BRASIL DE AREIA BRANCAServidores recebem salários diretamente na agência do Banco do Brasil 

Iniciado na sexta-feira, 28, será concluído nesta segunda-feira, 31, o pagamento dos servidores públicos do município de Areia Branca, referente ao mês de janeiro. O desembolso é realizado nos dois últimos dias úteis de cada mês, sendo que no primeiro, recebe o pessoal lotado nas secretarias e gerências de menor porte, ficando Saúde e Educação para serem pagos no segundo dia, no caso, hoje.

O pagamento dos servidores é feito diretamente pela agência do Banco do Brasil, onde todos os funcionários do município possuem contas.

Areia Branca é um dos poucos municípios onde o funcionalismo está recebendo seus salários em dia e dentro do mês trabalhado.

Empresário do setor marítimo faz parceria com equipe para o campeonato de blocos

HÉLIO BORGES, EMPRESÁRIO DA ÁREA MARÍTIMA Comprovando a fama de incentivador do esporte local, o empresário Hélio Borges, que atua no setor de navegação (possui embarcações que fazem a transferência de sal das salinas para o Porto-Ilha), firmou uma parceria com o bloco Largados para o XI Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal 2011 de Areia Branca.

Hélio Borges, incentivador do esporte

O certame terá início amanhã, 1º de fevereiro, às 20h, no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral, com o campeão do ano passado, Gatos.com jogando contra Os Caixas.

Com a parceria, o bloco acrescenta a sigla HB, passando a ser denominado Largados HB. As letras são as iniciais do nome do empresário Hélio Borges e também da sua empresa, HB Navegação.

Ao Blog, Hélio Borges disse que sempre esteve muito próximo do esporte, por entender se tratar de uma prática sadia e que tem ajudado a muitos jovens a se desviarem dos caminhos dos vícios.

Além do Largados HB, o empresário disse que está contribuindo com outras equipes que participam da competição, a título de incentivo. “Nosso objetivo é colaborar para que o esporte em Areia Branca avance, revelando bons craques e proporcionando alegria aos desportistas”, completa.

Na primeira fase do campeonato deste ano, o Largados HB joga dia 3, contra o Bloco Fla, e dia 17 enfrenta o Pererê. A equipe também participa do V Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal Feminino, que começa dia 8. Nessa categoria, o Largados HB joga dia 9 com o Nativos, dia 16 com o Shukura Etherna, dia 21 com Mulheres de Areia, dia 23 com o Gatos.com, e dia 1º de março contra o Nada Ver.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Fantasmão, Saia elétrico, Bonde do Maluco e Pimenta entre as atrações do Carnaval

SOUZA NO RÁDIO FM Três escolas de samba e 35 blocos alternativos, perfazendo 150 horas de festa. Criação de cerca de 2 mil empregos temporários e aproximadamente R$ 2 milhões injetados na economia do município. Além de uma multidão oscilando entre 25 e 30 mil pessoas por dia, nas praias, no Largo da Folia e nas ruas da cidade, acompanhando bandas e blocos de rua, orquestras de frevo fazendo a alegria dos foliões. E o mais importante: índice de violência, zero.

“Souza” divulgou atrações do Carnaval deste ano

Esses são os mais recentes números do Carnaval de Areia Branca, que a prefeitura pretende superar este ano. A programação oficial da festa de Momo foi anunciada pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP) na manhã de ontem, 29, no programa “Tá Fazendo, Tá Melhor”, apresentado diariamente nos horários das 6h30 e às 11h30 na Rádio Costa Branca (FM 104,3) que destaca ações do Executivo municipal.

Confira a programação das atrações do Carnaval 2011 de Areia Branca na praia, no Largo da Folia e nos “arrastões”.

SERGINHOSerginho & Pimenta Nativa no arrastão do Rei Momo e da Rainha do Carnaval

Domingo - 27/2 - Escolha do Rei e Rainha do Carnaval

Praia – Swingaço (RN)

Arrastão - Pimenta Nativa (BA)

Quinta – 3/3 - Arrastão dos Blocos (final do campeonato)

Arrastão - Porreta Music (RN)

Sexta – 4/3 - Entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo e do cetro e da coroa à Rainha do Carnaval 2011

Largo da Folia - Banda Xamego

Arrastão após abertura com Municipal Santos (CE)

Sábado: 5/3 – Praia de Upanema

cavaleiros-do-forra-melhor Cavaleiros elétrico vai arrastar o povão no sábado de Carnaval  

Enkanto de Menina (RN)

Arrastão - Cavaleiros Elétrico (RN)

Palco – Largo da Folia

Pawlera do Brasil Pawlera de repertório e visual novos. Vai esquentar a galera!

Banda expressão Maior & Roberto Meus Amores (RN)

Banda Pawleira (CE)

Banda Tabakana (BA)

Domingo – 6/3 - Praia de Upanema

MEGA HITS 1 Melhor pedida do momento, Mega Hits, da Bahia, vem para deixar sua marca no Carnaval de Areia Branca

Banda Zumzumbaba & Nilson Vianna (RN)

Arrastão - Mega Hits (BA)

Palco – Largo da Folia

Banda Sob Medida (RN)

Rafaela Manville (CE)

Prabalá (CE)

Segunda – 7/3 – Praia de Upanema

SAIARODADA I1 Saia elétrico puxa o arrastão da segunda-feira de Carnaval

Banda Sob Medida (RN)

Arrastão - Saia Eletrica (RN)

Palco – Largo da Folia

Banda Swingaço (RN)

Banda Pinel (BA)

Banda Introza (RN)

Terça – 8/3 – Praia de Upanema

fantasmao 4 Fantasmão. Essa banda é o bicho! Por onde passa arrasta o povão

Banda Porreta Music (RN)

Arrastão – Fantasmão (BA)

Palco – Largo da Folia

Banda Arroba Elétrico (RN)

BONDE DO MALUCO Banda Bonde do Maluco (BA)

Banda Swing do Papi (RN)

Quarta – 9/3 – Largo da Folia

Arrastão - Inala da Galera (RN)

Saindo às 4h para o Cais

Fala, Memória: Dona Chiquita do Carmo na concepção de quem a conheceu de perto

DONA CHIQUITA DO CARMO

chiquita-carmo_souto-sobrinho Dona Chiquita do Carmo ao lado do professor Francisco Souto Sobrinho, outro ícone areia-branquense, popularmente conhecido como Chico de Janjão ou Seu Chico (Foto: Antônio do Vale)

Francisca Amélia do Carmo Nepomuceno é o nome registrado no cartório e pronunciado na pia batismal. Professora Francisca Amélia poderia ter sido, no cotidiano, seu nome profissional. Mas o povo a quem dedicou mais de 60 anos da sua vida e que tanto a amava a chamava de Dona Chiquita do Carmo. E mesmo seus alunos assim a ela se referiam. Francisca Amélia do Carmo Nepomuceno era simplesmente Dona Chiquita do Carmo.

Dos 5 aos 10 anos de idade morei na rua Silva Jardim, bem perto da sua casa. Fui amigo das suas filhas, Gracinha e Lúcia, minha primeira escola era de sua propriedade, num quartinho no fundo da sua casa, mas foi a professora Alice Carvalho quem deu aula para a minha turma.

Os professores e as professoras do primário costumam marcar nossas vidas, e os areia-branquenses certamente terão lembranças de diferentes professores e professoras, mas arrisco dizer que não há um conterrâneo com mais de 50 anos que não tenha na sua memória os nomes de Dona Chiquita do Carmo e da professora Geralda Cruz. Por coincidentes e às vezes diferentes razões essas duas mulheres marcaram a história social, política e educacional de Areia Branca.

A forte e determinada personalidade de Dona Chiquita se fez presente em todos os aspectos da sua atuação. No meio educacional, político, religioso, social e na sua casa, onde exercia o poder matriarcal por todos reconhecido. Quem não gostava disso era Raimundo Nepomuceno, seu marido, a quem o povo se referia como Raimundo de Chiquita do Carmo. Numa coisa as matriarcas são especialmente talentosas, é na escolha de homens bons para lhes acompanhar. Raimundo Nepomuceno não podia ser diferente. Homem bom, pacato, cheio de bom humor, foi o companheiro, amante e amado que fazendo Dona Chiquita feliz prestou um grande serviço a Areia Branca. Só uma mulher plena de felicidade poderia fazer o que ela fez por todos nós.

Areia Branca chora no adeus à sua Mestra, mas suspira de felicidade por tê-la durante mais de meio século, educando gerações e marcando a vida social da salinésia.

· Carlos Alberto, areia-branquense. Físico renomado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Reside atualmente em Porto Alegre (RS). Texto extraído do blog www.areiabrancawordpress.com

 

LEMBRANÇAS DE COMADRE CHIQUITA DO CARMO

DONA CHIQUITA COM MIRANDA e famíliares

Miranda com familiares em visita a dona Chiquita do Carmo. À esquerda, Lúcia, filha da saudosa educadora

No inicio dos anos quarenta, mesmo antes de fazer a primeira comunhão (hoje primeira eucaristia), era levado por meu pai ou avô, para assisti a missa dominical. Certo domingo, durante os cânticos religiosos, uma voz se destacava das demais conhecidas, e isso fez os olhares se voltarem para onde vinha aquela voz diferente. Lembro de uma amiga de minha mãe comentando com ela, – dona Ana, hoje na igreja tinha uma moça com uma voz tão bonita que chamou a atenção de todos, diferente da voz de dona Francisca de Souza, dona Luzinha, – e foi desfilando os nomes das que compunham o coro da igreja. E completou: – dizem que mora na casa de seu Luiz Batista -.

Pouco tempo depois, encontro àquela moça magra de porte elegante, como minha professora no Conselheiro Brito Guerra. Então passei, a saber, que a mesma era de Macau, e que seus pais moravam em Mossoró, e que morava na casa de seu Luiz Batista, a quem chamava de padrinho Luiz e madrinha Mocinha. Não irei falar aqui de dona Chiquita professora, pois teria a obrigação de falar também em dona Alice de Lalá, dona Lídia, dona Francisca Marques, dona Geralda Cruz, dona Edite Belém, e outras que foram minhas professoras no Brito Guerra. Falarei, sim, de dona Chiquita, a esposa e mãe extremada que foi grande amiga de todos, e minha inesquecível comadre.

Da casa de seu Luiz Batista, saiu para casar-se com Raimundo Mariano (Raimundo Nonato Nepomuceno), vindo residir na Silva Jardim (hoje Francisco Ferreira Souto), de onde saiu para sua última morada. Meus pais tiveram o prazer de tê-la como vizinha durante alguns anos, onde se tornou minha comadre, como também é sua filha Maria das Graças. Como vizinha, construiu uma amizade sólida com minha mãe, e mesmo depois de mudarmos para a rua Cel. Liberalino, 419, todo dia 31 de dezembro, não deixava de visitá-la, para lhe dar os parabéns pelo seu aniversario. Quando em 1964 fui residir no Rio de Janeiro, e minha mãe já estava residindo há anos lá, quando eu vinha de férias para Areia Branca e a encontrava, era esta a primeira pergunta que fazia, – compadre Antônio, como vai dona Ana e as meninas? – referindo-se as minhas irmãs que lá moravam.

Quando vim residir em Fortaleza, e minha mãe em Areia Branca, ela voltou a comparecer todo dia 31 de dezembro, na casa que minha mãe morava, para parabenizá-la pelo seu aniversario.

Quando surgiu o jornal O Sal da Terra, editado em Natal por areia-branquenses e a escolheram como distribuidora, nunca deixei de receber o mesmo, pois ela os guardava com muito carinho. Sabendo que estava na cidade e ainda não tinha ido lá, recebia com certeza este recado enviado através de qualquer amigo. – diga a compadre Antônio que o jornalzinho dele está guardado -.

Em janeiro de 2010, por ocasião da vinda de minhas irmãs que residem no Rio, para reverem os parentes e amigos, ela já acometida pela doença, acertei com sua filha Lúcia uma visita a mesma, na qual foi registrada pela foto acima, em que aparece, Lucia sua filha, Luzia minha irmã mais velha, eu, Maninha, minha irmã mais nova, e minha inesquecível comadre. A ultima lembrança que guardo da mesma foi durante o programa “Justiça na Praça”, por ocasião de um casamento coletivo, onde passei algum tempo ao seu lado, pois as últimas vezes que estive em Areia Branca ia a sua residência, porém sempre em horário que não podia vê-la, mais sempre fui atendido por sua filha Lúcia.

Não lamento a partida de minha saudosa comadre, pois isto está reservado a todos nós, lamento não ter podido lhe dar o ultimo adeus. Ao tomar conhecimento da notícia, imaginei a seguinte cena que sem dúvidas aconteceu: ao chegar à porta do céu, lá encontrou além de seus familiares, a legião de amigos, entre eles seu Pedro Felipe e dona Ana, acompanhada das minhas irmãs Maria Dalva, Aldenora, Maria Antonia, Socorro e minha filha Fátima, todos a aplaudindo, e ela como se estivesse acompanhando as procissões, com o véu sobre a cabeça e o terço na mão, cantando:

No céu, no céu, no céu,
Eu hei de ver Maria,
No céu, no céu no céu,
Eu hei de vê-la um dia…

Descanse em paz, comadre Chiquita do Carmo!

· Antônio Fernando Miranda, areia-branquense. Reside atualmente em Fortaleza (CE). Texto extraído do blog www.areiabrancawordpress.com

Vereador licenciado quer retornar à Câmara devolvendo ao suplente o cargo de gerente

DIJALMA  SILVA,  VEREADORDijalma Silva responde atualmente pela Gerência de Recursos Hídricos

O início das atividades referentes a 2011, na Câmara Municipal de Areia Branca, provavelmente no dia 15 de fevereiro, deverá marcar também, o retorno do vereador licenciado e atual gerente de Recursos Hídricos do município, Dijalma da Silva Souza (PMDB), ao plenário da Casa. Desde o final de novembro passado o mandato é exercido pelo suplente de vereador, Roberto Gonçalves de Melo (PP).

Antes de assumir temporariamente a vereança, num acordo com o titular, Roberto Gonçalves era o gerente de Recursos Hídricos. Na verdade houve uma troca. Agora, Dijalma Silva se prepara para devolver a gerência ao suplente Roberto Gonçalves e voltar a ser vereador.

ROBERTO GONÇALVES LUTARÁ PELA VOLTA Em sintonia com o suplente e com o sistema governista comandado pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), Dijalma Silva não admite publicamente, mas na verdade está havendo uma espécie de pressão de amigos e correligionários seus, para que reassuma o mandato. Entendem que ele, Dijalma, na Câmara Municipal, terá mais ganhos políticos que como gerente de Recursos Hídricos.

Roberto Gonçalves, suplente no exercício do mandato

Por sua vez, Roberto Gonçalves está gostando de ser vereador e deixa claro que pretende continuar no exercício do cargo. Mas a questão é fácil de ser resolvida, depende apenas do chefe do Executivo municipal.

Bibiano acredita que 2011 será um ano de prosperidade no município de Serra do Mel

BIBIANO, PREFEITO DE SERRA DO MEL INVESTE NA EDUCAÇÃOPrefeito de Serra do Mel, Bibiano, define metas para o ano em curso 

Durante este primeiro mês de 2011, o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB) está aproveitando para se reunir com os seus auxiliares diretos com o objetivo de definir metas, com as quais trabalhão no decorrer do ano. A cada encontro o governante faz uma espécie de avaliação do que foi feito e o que ficou pendente, com base no cronograma de ações traçado no início do ano anterior.

Para Bibiano, o método tem mostrado resultados, visto que no final de cada ano é possível fazer um balanço e ver onde houve avanços. "É uma oportunidade para fazermos uma autocrítica e continuarmos trabalhando para levar benefícios a todos os setores", diz.

Com base no que foi levantado em termos de realizações no ano passado, Bibiano considera que foi um período de muitas conquistas, levando em consideração o fato de o município passar por um momento delicado em termos financeiros.

No tocante à infraestrutura, o esporte foi amplamente contemplado com a construção de   quatro quadras de esportes nas Vilas Brasília, Ceará, Guanabara e Maranhão. Outras três estão com as obras bem adiantadas  nas vilas Pernambuco, Mato Grosso e Espírito Santo. Segundo o prefeito Bibiano, o município vai ganhar mais cinco praças poliesportivas. Os projetos já foram licitados e o início das obras será imediato.

Na área da educação, o setor ganhou reforço com a aquisição de um novo transporte escolar, além da construção da Escola Pró-Infância, em fase de acabamento. Trata-se de uma creche-modelo com capacidade para receber até 250 crianças. De arquitetura arrojada, o prédio está sendo construído próximo à sede da Prefeitura de Serra do Mel, onde estão sendo investidos mais de R$ 1,5 milhão. Os recursos são oriundos do governo federal, com a contrapartida do município.

Entre as ações definidas para este ano, um dos destaques é o projeto de criação de uma Patrulha Motorizada, melhorando a segurança no município. E ainda, a construção de 30 casas e aquisição de uma retroescavadeira.

Disposto a projetar Serra do Mel, turisticamente, Bibiano está trabalhando no sentido de atrair investidores para o município. Nesse aspecto surge uma boa perspectiva quanto a construção de hotéis nas vilas, já que existe interesse de um grupo espanhol desenvolver negócios no município, destacando o setor de hotelaria.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Falta de segurança facilita ação criminosa; Mais um caixa eletrônico arrombado, hoje

CAIXAS ELETRÔNICOS Caixa eletrônico arrombado mostra ousadia dos criminosos (Foto: Raul Pereira / Correio da Tarde)

A falta de segurança na região chegou ao extremo. A violência generalizou. Sequestros, assassinatos, furtos, roubos, estupros, além de outros crimes que viraram rotina. Sem falar nas drogas que são comercializadas livremente como se fossem alimentos básicos, necessários no dia a dia.

O caso dos arrombamentos dos caixas eletrônicos é uma vergonha. Os bandidos têm acesso aos bancos com mais facilidade que os próprios clientes. Entram pela porta da frente, na calada da noite e “pintam e bordam”. Os sistemas de segurança eletrônico são falhos, os bancos só pensam no lucro, não investem em segurança armada. A polícia, com sua estrutura sucateada, não evita a ação da bandidagem. Pouco ou quase nada pode fazer.

Na madrugada deste sábado, 29, criminosos arrombaram um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil (BB) da Avenida da Alberto Maranhão no Centro de Mossoró. A ação aconteceu muito cedo, por volta das 1h50 da manhã, numa área movimentada, próximo aos shoppings Boulevard e Oasis Center. Depois de tudo consumado apareceu a polícia e lá encontrou maçarico, cilindros de gás com mangueiras, bolsa com ferramentas, máscaras de gás, notas queimadas e lonas preta. Outro caixa eletrônico ainda foi danificado. A quantia levada não foi informada.

Com esse caso em Mossoró, hoje, subiu para sete o número de caixas eletrônicos arrombados no interior em cerca de três meses. Fácil, não?

Mega-Sena acumulou e sorteio da próxima semana poderá pagar até R$ 24 milhões

mega sena_10 Ninguém acertou os números do concurso 1.253 da Mega-Sena, sorteado neste sábado, 29. A estimativa da Caixa Econômica Federal é que o próximo sorteio, que acontece na quarta-feira, 2, pague R$ 24 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Os números sorteados em Itapema (SC) foram: 02 - 17 - 23 - 43 - 44 - 51.

No total, 99 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 19.092,84 cada uma. A quadra vai pagar R$ 370,71 para cada um dos 7.284 bilhetes ganhadores.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

“Tô de Folga”, da Globo, destaca belezas e encantos do paraíso chamado Areia Branca

PONTA DO MEL IIIA bela orla marítima de Ponta do Mel foi destaque no jornalismo da Globo

Gravado no início de novembro do ano passado, foi ao ar, ontem, 28, dentro do Jornal de Hoje, da Rede Globo de Televisão, o quadro “Tô de Folga”, destacando as belezas de Areia Branca. A matéria teve ampla repercussão na cidade e entre os areia-branquenses ausentes, que residem em outras localidades do Brasil.

Leia o texto narrado da reportagem do programa, feita pela repórter Michele Rincón, da InterTV Cabugi, de Natal.

O destino do quadro Tô de Folga é Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A maior riqueza da cidade é também o que mais atrai os turistas: as minas de sal.

De Natal até lá são 330 km pela BR304 e BR310 depois de Mossoró.

Na entrada da cidade já dá pra ver a maior riqueza de Areia Branca: o sal. Com a evaporação da água do mar, o sal vai se depositando nas margens dos tanques. Na cidade, dá pra pegar uma balsa pelo rio Ivipanim e ver as salinas ainda mais de perto.

“Nós estamos aqui numa região, que apesar de litorânea, é quente é seca. Tudo isso favorece pra essa grande produção de sal”, explica Francisco Melo, secretário do Turismo de Areia Branca.

As visitas às salinas são gratuitas nos horários comerciais. Dá pra pegar o sal com a mão e tirar foto ao lado das pilhas.

TERMINAL SALINEIRO NOVA II Porto-Ilha, orgulho da engenharia moderna, único no gênero

Em barcaças são transportadas 1200 toneladas de sal das salinas para o terminal Porto-Ilha. Ao todo, por ano, nas três salinas de Areia Branca, são produzidas 700 mil toneladas. Produto que é consumido tanto internamente quanto exportado.

Areia Branca tem 45 quilômetros de litoral. São seis praias. Só uma é urbana.

Uma das características da praia de Upanema é que nas horas de maré seca é possível andar vários metros mar adentro com a água abaixo do joelho. “É sempre calmo e sempre muito confiável pra gente estar com as crianças”, diz a dona de casa Carla da Silva Santos.

A cidade tem um hotel e dez pousadas com diárias variando entre 60 e 110 reais. É também por lá que se pode fazer uma pausa para o almoço. Os pratos custam de 15 a 30 reais e a especialidade são os frutos do mar.

“A gente pediu um ensopadozinho de búzios, acompanhando uma farofinha e uma macaxeirazinha frita. Estava ótimo”, conta o músico Giovane Azevedo.

As outras praias são isoladas. O charme é ir pela beira-mar. Na praia Baixa Grande o turista fica praticamente sozinho. Na São Cristóvão, o movimento fica por conta dos pescadores.

PONTA DO MEL CRUZES DO FILME Cenário do filme de padre Marcelo Rossi, parte da crucificação de Jesus

De um lado vegetação típica do sertão: algaroba, jurema, cacto. Do outro as belezas do litoral. São essas as características que fazem a diferença nas praias da região.

“Interessante, né? Você percebe nitidamente a vegetação mudando. Mas o principal são as dunas. Elas são um aspecto particular aqui”, comenta o turista Arlindo Flávio da Conceição.

Ponta do Mel foi cenário de filme: "Maria, mãe do filho de Deus", do padre Marcelo Rossi. A parte da crucificação foi gravada em uma falésia de lá e virou ponto de visitação.

Areia Branca é um passeio perfeito pra quem quer curtir a folga num lugar bem tranquilo. (Com informações da Globo.com/Jornal Hoje).

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quatro são indicados ao paredão do BBB11 nesta sexta-feira; Dois deixarão a casa

PAREDÃO Michelly, Rodrigo, Rodrigão e Maria (pela ordem, na montagem fotográfica) foram indicados ao paredão desta sexta-feira, 28. Os participantes não sabiam deste paredão.

Qual homem deve sair? Vote
Qual mulher deve sair? Vote

Dois deles, um homem e uma mulher, saem do programa no domingo. Maria e Rodrigo foram escolhidos por Igor, o líder. Já Rodrigão e Michelly foram escolhidos pelos participantes. Talula foi imunizada por Maria, o anjo, e não pôde ser votada. Os eliminados darão lugar a dois participantes novos, Wesley Schunk e Adriana Santana. No mesmo dia, haverá um novo paredão e uma nova prova do líder. (Com informações da Folha.com).

TRE/RN inocenta Rosalba das acusações de abuso de poder econômico na campanha

SARAIVA SOBRINHO_thumb[1] Reunidos em sessão nesta sexta-feira, 28, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) não acataram a tese de prática de abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação, apresentada pela coligação “Vitória do Povo”, encabeçada pelo ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), contra a atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM), eleita em outubro de 2010.

Saraiva Sobrinho foi o relator do processo

O relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), desembargador Saraiva Sobrinho, destacou que não ficaram configuradas durante as entrevistas concedidas por Rosalba a TV Tropical, declarações de pedido de voto.

A “Vitória do Povo” alegava que a então candidata, entre 1º de janeiro e 30 de junho, utilizou a emissora, pertencente ao aliado e senador, José Agripino Maia (DEM), para alavancar a candidatura ao governo e que esta conduta teve potencialidade para influenciar no resultado do pleito. Segundo a coligação adversária, Rosalba foi entrevistada 104 vezes, em um total de 4 horas e 39 minutos, o que corresponderia a R$ 1, 376 milhão em valor comercial.

Saraiva Sobrinho finalizou seu voto, enfatizando que a quantidade de entrevistas concedidas pela postulante do DEM foi acima de um padrão normal, mas sem potencialidade para influenciar no pleito.

O posicionamento do relator, em consonância com o da Procuradoria Regional Eleitoral, foi seguido à unanimidade pelos demais juízes da Corte.

Esta parte da sessão foi presidida pelo juiz Ricardo Moura, atualmente o magistrado mais antigo em atividade na atual composição. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE/RN).

Governo do Estado divulga a nova marca e slogan da gestão iniciada em 1º de janeiro

MARCARosalba e o vice Robinson Faria aprovaram a nova marca 

O foco no Rio Grande do Norte é destaque na marca e no slogan adotados pelo novo Governo do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o vice-governador Robinson Faria (PMN) aprovaram a arte, no início da tarde desta sexta-feira, 28, em reunião com o assessor de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho.

LOGOMARCA RN Na marca (foto), a sigla do Estado aparece em destaque na composição dominada por tons de azul, se unindo ao vermelho do slogan, que traz a frase "Governo do RN: reconstruir e avançar". A ideia é combinar força e modernidade, expressas nas tipologias escolhidas para compor a nova arte. O material foi criado e produzido pela agência Art&C, uma das que atendem a conta do Governo desde a gestão anterior.

A marca e o slogan traduzem os valores (austeridade, seriedade) e os compromissos (reconstruir a máquina pública, fazer o Rio Grande do Norte avançar)  que definem a gestão iniciada em 1º de janeiro. (Com informações da Assecom RN).

Secretaria de Saúde desenvolverá combate a dengue em Tibau na próxima semana

 Ação de combate a dengue atinge zona urbana de Tibau e comunidades

A partir da próxima segunda-feira, 31, a Prefeitura de Tibau inicia uma campanha de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A ação será desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que conta com dez agentes de epidemiologia e enfermeiros que estarão divididos em equipes e visitarão bairros e comunidades rurais com distribuição de kits e folhetos explicativos.

Para dar suporte à campanha, um carro de som também vai circular pela cidade, com informações para a população sobre prevenção e combate ao mosquito da dengue.

Campeonato terá como novidade este ano, maior participação das equipes femininas

FUTSAL MULHERES ABAs meninas do bloco Nativos, um dos vencedores da competição

A novidade, este ano, no XI Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal 2011 de Areia Branca, segundo o gerente de Esportes e Lazer, Elias Severiano, é a expressiva presença feminina no certame, já que paralelo à competição masculina, acontecerá o V Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal Feminino, com 6 equipes.

Vale salientar que o futsal feminino em Areia Branca é bastante praticado e tem revelado jogadoras com muita habilidade, sendo que a maioria vem da zona rural, notadamente de Redonda, São Cristóvão e Ponta do Mel.

Os jogos femininos terão início a partir do dia 8 de fevereiro, às 19h, antecedendo os jogos masculinos.

Confira as equipes femininas que vão participar da competição.

Gatos.com

Nativos

Shukura Etherna

Largados

Nada a Ver

Mulheres de Areia

Campeonato de Blocos Carnavalescos inicia na terça-feira com Gatos.com x Os Caixas

GATOS.COM CAMPEÃO EM 2010Gatos.com, campeão em 2010, abre campeonato na terça-feira 

O XI Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal 2011 começa na próxima terça-feira, 1º de fevereiro. O palco do espetáculo será o Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral, com capacidade para cerca de 3 mil pessoas.

O atual campeão da competição é o bloco Gatos.com, que abre o certame, na terça-feira, às 20h, enfrentando Os Caixas. De acordo com o regulamento do campeonato, todos os jogos serão realizados no mesmo horário, sendo uma partida por noite.

O gerente executivo de Esportes e Lazer do município, Elias Severiano, disse que este ano 12 equipes participam do campeonato de blocos, que inicia em 1º de fevereiro e vai até 3 de março, data em que acontecerá a grande final.

O encerramento do certame é marcado pela premiação dos vencedores e em seguida, sairá um “arrastão” do Ginásio Poliesportivo até o Cais Tertualino Fernandes, centro.

Participam da competição as seguintes equipes, representando os blocos carnavalescos locais:

Gatos.com

Os Caixas

Nativos

Deputados

Sem Noção

TMN Tucanos

Largados

Bloco Fla (antigo Big Brother)

Pererê

Gladiadores

Toma a Tua

Shukura Etherna

Prefeito de Grossos entra para o clube dos bacharéis em Administração, pela UNP

VERONILDE, DEUZAMIR Quem continua recebendo muitos parabéns é o prefeito de Grossos, Veronilde Caetano da Silva (PSB), que acaba de concluir, fruto de muito esforço e dedicação, o Curso de Administração, com Bacharelado, pela Universidade Potiguar (UNP). A solenidade de colação de grau aconteceu na segunda-feira, 24, na sede em Mossoró, da instituição de ensino superior.

Veronilde, a esposa Deuzamir e o filho, na sua formatura

Parentes, amigos e colaboradores da administração municipal foram até Mossoró prestigiar o ato, onde Veronilde Caetano se mostrava feliz por mais essa conquista. Para completar a festa, Veronilde foi homenageado pelos colegas de curso, sendo escolhido o paraninfo da turma.

Hoje, prefeito, Veronilde Caetano tem origem humilde, filho de pais pobres da zona rural de Grossos, que não tiveram condições sequer de presenteá-lo com um brinquedo em datas festivas como o Dia da Criança. Mas o destino se encarregou de mudar o curso da sua história.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Paredão surpresa decretará eliminação de casal e entrada de dois novos participantes

ADRIANA BBB Boninho confirmou em seu Twitter que Adriana Santana e Wesley Schunk  são os novos participantes do "Big Brother Brasil 11", que entram no programa domingo, 30. Adriana tem 19 anos, estuda odontologia e foi eleita Miss Campos dos Goytacazes 2011, cidade ao norte do Rio de Janeiro. Já Wesley Schunk tem 24 anos, é médico, nasceu no Espírito Santo, mas mora em Belo Horizonte.

Adriana, a nova BBB

Segundo Boninho, diretor do BBB 11, um casal sai no domingo, um novo entra. Ainda no domingo haverá nova prova do líder e mais um paredão. Ele explicou também que nesta sexta-feira, 28, o líder indica um casal e os brothers outro casal. O público votará independente e poderá escolher a mulher e o homem que serão eliminados. O casal eliminado dará lugar aos novos integrantes casa.

Servidores do município começam a receber salários do mês a partir desta sexta-feira

SOUZA EM SOLENIDADE A Prefeitura de Areia Branca inicia nesta sexta-feira, 28, o pagamento dos servidores públicos do município referente ao mês de janeiro. À exceção do pessoal lotado nos quadros da Saúde e da Educação, todos os demais funcionários recebem seus salários, amanhã. A informação é do secretário municipal de Administração, Paulo César Garção, que recebeu o sinal verde do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), para anunciar o benefício.

“Souza” autorizou que pagamento iniciasse amanhã

Conforme e o calendário, o desembolso é feito sempre nos dois últimos dias úteis do mês, mas em razão do final de semana, a maior parte do funcionalismo público municipal recebe amanhã e o restante na segunda-feira, 31.

Mas quando acontece de um final de semana interromper o pagamento, geralmente o dinheiro é depositado na sexta-feira, de forma que a partir deste sábado, 29, já será possível o servidor que só receberia na segunda-feira, sacar seu dinheiro diretamente no caixa eletrônico na agência do Banco do Brasil, onde todos os funcionários do município possuem contas.

Pagar o funcionalismo público municipal em dia e dentro do mês trabalhado tem sido marca registrada da administração do prefeito "Souza", que durante a sua gestão nunca deixou atrasar um dia sequer os salários da categoria.

Sepultamento de dona “Chiquita do Carmo” será amanhã; Prefeito decreta luto oficial

CHIQUITA, OUTRA NOVA O corpo da educadora aposentada Francisca Amélia do Carmo Rebouças Nepomuceno está sendo velado na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares, de Areia Branca, onde a mesma atuou por 23 anos como  professora e diretora. Ela faleceu na manhã desta quinta-feira, 27, depois de ter passado alguns dias internada com problemas de saúde.

Corpo de dona “Chiquita do Carmo” está sendo velado na escola onde ela dedicou parte da sua vida

Familiares informaram que o sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira, 28, às 9h, no Cemitério Público São Sebastião, na zona urbana de Areia Branca. a notícia da morte da eterna educadora carinhosamente chamada de dona “Chiquita do Carmo”, de 93 anos, causou comoção na cidade. Era uma pessoa muito querida pelos seus familiares e admirada por todos.

Em nota oficial de profundo pesar o prefeito do Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza”, externou votos de solidariedade aos familiares da educadora. “Sua vida foi dedicada a educação, que com amor e zelo dedicou sua vida a arte de ensinar e aprender”, diz um trecho da nota emitida pelo Executivo municipal.

O governante decretou luto oficial por três dias no âmbito do município, pelo falecimento de dona “Chiquita do Carmo”.

Vinte alunos da Desembargador Silvério são aprovados em concursos vestibulares

ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR SILVÉRIO SOARES DE AB Escola mais uma vez se destaca em número de alunos aprovados no vestibular

Mais uma vez a Escola Estadual Desembargador Silvério Soares (EEDSS), de Areia Branca, fez a diferença no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2011) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), onde 16 alunos do referido estabelecimento de ensino obtiveram aprovação nos diversos cursos ofertados pela instituição de ensino superior.

Além da Uern, outros 4 alunos da EEDSS também obtiveram êxito nos vestibulares realizados pela Universidade Federal da Região do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Potiguar (UNP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Por meio do Blog, a direção da EEDSS, que tem à frente as educadoras Joana D´Arc dos Santos (diretora) e Maritza Cirilo Wanderley do Vale (vice-diretora) parabeniza os alunos aprovados nos concursos vestibulares deste ano, como também sua competente equipe de professores, responsáveis diretos pelo sucesso da escola todos os anos.

A direção da escola comunica que as matrículas para o ano letivo de 2011 naquela escola continuam abertas até podia 31. Avisa ainda, que os alunos da zona rural devem procurar a Secretaria Municipal de Educação para fazerem o recadastramento para utilização do transporte escolar fornecido pelo município.

Abaixo, o Blog publica a lista dos alunos da EEDSS aprovados nos últimos vestibulares da Uern, Ufersa, UNP e IFRN. A direção pede que caso algum aluno da escola tenha sido aprovado em algum vestibular este ano, e seu nome não conste na relação, pode entrar em contato com a secretaria do estabelecimento de ensino ou telefonar para (84) 3332-5047, para que o registro seja feito.

Confira a lista dos alunos aprovados:

1. Leonam Victor Barbosa Gurgel – Direito (Uern)

2. Ruth Lima da Silva – Administração (Uern)

3. Ítalo Carlos Soares – Ciências Contábeis (Uern)

4. Pâmela Priscila Saldanha Martins – Ciências Contábeis (Uern)

5. Pétala Maria de Souza – Ciências Econômicas (Uern)

6. Antônio Galtamar Dantas da Silva – Ciências Econômicas (Uern)

7. Jeanine Thamine de Souza Costa - Ciências Econômicas (Uern)

8. Bruno Rafael Silva Nogueira Costa – Ciências Sociais (Uern)

9. Antônio Lucas Gabriel S. Mendonça – Música (Uern)

10. Thaís Talita da Silva – Matemática (Uern)

11. Samuel Matheus Silva do Nascimento – Turismo (Uern)

12. Jéssica Katiane S. Santos – Química (Uern)

13. Leonardo Bezerra de Souza Antunes – História (Uern)

14. Edicarla Eduarda Pedro da Silva – Pedagogia (Uern)

15. Daniela de Souza Silva – Pedagogia (Uern)

16. Renata Melo da Silva – Pedagogia (Uern)

17. Isabela da Silva Pereira – Fisioterapia (UNP)

18. Michael Jackson – Mecânica (IFRN)

19. Rômulo Lemos da Silva – (UNP)

20. Luan Victor Pereira da Silva – Biologia (Ufersa)

Morre dona “Chiquita do Carmo”, a eterna educadora de gerações em Areia Branca

CHIQUITA DO CARMO

Vencida a etapa terrestre, dona “Chiquita do Carmo” partiu para o repouso eterno 

Faleceu nesta manhã de quinta-feira, 27, a educadora aposentada Francisca do Carmo Nepomuceno, mais conhecida como dona “Chiquita do Carmo”. Ela tinha 92 anos e vinha enfrentando problemas de saúde. O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza”, decretou luto oficial por três dias no âmbito do município, pelo falecimento da eterna educadora, pessoa muito querida na cidade e que gozava de prestígio junto a todos os segmentos.

Natural de Macau, Francisca do Carmo Nepomuceno, carinhosamente chamada de dona “Chiquita do Carmo”, morou e trabalhou em diversas localidades antes de fixar residência em Areia Branca, em 1943. Durante 32 anos prestou serviços à educação no Estado, dos quais 23 anos foram como professora e diretora do então Grupo Escolar Conselheiro Brito Guerra. Foi ainda, professora de datilografia e dirigente do Sesi local. Católica fervorosa, participou ativamente dos movimentos religiosos. Da união de 40 anos com o marítimo Raimundo Nonato Nepomuceno nasceram as filhas Maria das Graças e Lúcia Miriam. Hoje, a família cresceu com a chegada dos netos e bisnetos.

Dia 29 de dezembro passado a eterna educadora, mulher cativante e amorosa comemorou seus 92 anos de história de lutas e glórias. Mas o Criador entendeu que sua missão aqui na Terra havia sido cumprida e a levou, deixando no seio dos parentes, entes queridos e a legião de pessoas que a conheceram, a certeza de que dona “Chiquita do Carmo” foi um exemplo de vida para todos os areia-branquenses.

aguardem novas postagens sobre o falecimento de dona “Chiquita do Carmo.

Areia Branca recebe estrutura do Luau Mix dia 12 de fevereiro, na praia de Upanema

INALA DA GALERAInala, conhecida por arrastar multidões, será uma das atrações do Luau Mix

O mês que antecede o Carnaval oferece um leque de boas opções para os notívagos. Entre os eventos recomendados pelo Blog em fevereiro, destaque para a edição local do Luau Mix que vai se instalar na praia de Upanema com uma estrutura tematicamente trabalhada e atrações musicais para atenderá todos os gostos, estilos e tendências.

Com o sucesso da primeira edição realizada em Mossoró, em setembro do ano passado, o Luau Mix ganhou projeção e se tornou um evento itinerante, que em formato de circuito percorrerá as principais cidades da região. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         E melhor ainda, o circuito começa por Areia Branca no dia 12 de fevereiro, na praia de Upanema, com uma grande estrutura montada a beira mar e destinada a receber quatro grandes atrações regionais: o reggae de raiz do Kaava Roots; o pagode de elite do Samba Nobre; o pop rock sensação da Paraíba, Urbanoids; e todo o swingue da banda Inala da Galera, com o lançamento do repertório do Carnaval 2011.

Urbanoids, da Paraíba, o melhor do pop rock na atualidade

O Luau Mix tem na organização uma dupla que entende muito desse tipo de evento: o jornalista Márcio Costa, atual Editor Chefe do jornal O Mossoroense, e Adriana Isis, areia-branquense que brilha na radiofonia potiguar, como locutora da FM Resistência (93,7) de Mossoró.

LANÇAMENTO 

Para o lançamento do Luau Mix, a praia de Upanema receberá uma edição especial, uma espécie de prévia, marcada pela apresentação de duas atrações totalmente gratuitas naquela orla marítima.

Essa apresentação está marcada para o dia 6 de fevereiro, um domingo. E entre os atrativos da tarde festiva, uma estrutura Vip será montada no Hotel Costa Atlântico, numa parceria com a Rede de Hotéis Sabino Palace.

Ex-vereador inicia caminhada na tentativa de reconquistar uma cadeira no Legislativo

ROBERTO GONÇALVES LUTARÁ PELA VOLTA O ex-vereador Roberto Gonçalves de Melo (PP), primeiro suplente da coligação governista e atualmente no exercício do mandato, já está com os pés na estrada, em busca de reconquistar a cadeira na Câmara Municipal de Areia Branca, perdida na campanha eleitoral de 2008. A caminhada até as urnas de outubro de 2012 será longa e quem se aventurar na jornada vai encontrar muitas dificuldades pela frente.

Roberto Gonçalves já trabalha de olho na próxima legislatura

A campanha de vereador em 2012 prenuncia ser a mais difícil dos últimos pleitos eleitorais, em Areia Branca. Embora esteja cedo demais para um diagnóstico, ninguém se engane: será a campanha com o maior número de novatos com potencial de votos.

Para uns, a volta é sempre mais difícil do que a ida. Pelo menos em política essa máxima tem prevalecido. Partindo desse princípio, pelo menos seis ex-vereadores tentarão retorno à Casa. A saber: Roberto Gonçalves, Manoel Joaquim dos Santos, “Manezinho do Mel” (DEM), Raimundo Fernandes (PMDB); João Leonez (PSB); José Ribamar dos Santos, “Dedé da Serraria” (PP); Francisco Antônio Bezerra, “Chicão do Mel” (PP); Antônio Emerson Tavernard do Vale Souza, “Mercinho” (PPS).

Se perguntar aleatoriamente ao eleitor, quem ele acha que teria mais chances de retornar à Câmara Municipal em 2012, seguramente o nome mais lembrado seria o do ex-vereador “Manezinho do Mel”. Por questões de sentimentalismo. Portanto, quem desejar realmente estar entre os 11 eleitos e reeleitos na próxima legislatura, toca a espora na égua e pegue a estrada. A caminhada (nunca é demais lembrar) é longa. E cheia de obstáculos.

Editor “amigo da onça” deixa passar foto do secretário rindo ao falar de crise no RN

MANOEL A imagem vale mais que a palavra. Isso é fato. Mas de vez em quando o editor ou o diagramador do jornal se descuida e lá está, estampada, em destaque, manchete que não condiz com a ilustração fotográfica. Aconteceu (de novo) ontem, 26, com um jornal de Mossoró.

Olha a foto que colocaram do secretário, “preocupado” com a situação do RN 

A manchete em letras garrafais é referente à crise financeira no Governo do Estado: “Manoel Pereira: “A situação é difícil e precisa ser revista”. Só que na foto, Manoel Pereira está se esborrachando de rir.

Diz a matéria: “O se­cre­tá­rio Ma­noel Pe­rei­ra , Ad­mi­nis­tra­ção e Re­cur­sos Hu­ma­nos (Searh), con­fir­mou hoje (26) que as me­di­das eco­nô­mi­cas anun­cia­das pela go­ver­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) já apre­sen­tam bons re­sul­ta­dos, mas lem­brou que o de­se­qui­lí­brio fi­nan­cei­ro nas con­tas do Go­ver­no do Es­ta­do deve con­ti­nuar nos pró­xi­mos meses.

"A si­tua­ção fi­nan­cei­ra do Es­ta­do é de­li­ca­da, di­fí­cil, mas ainda bem que a go­ver­na­do­ra já edi­tou um pa­co­te de me­di­das que está sendo bas­tan­te efi­caz para o con­tro­le fi­nan­cei­ro das con­tas do Es­ta­do. Cor­ta­mos car­gos co­mis­sio­na­dos, es­ta­giá­rios, re­du­zi­mos gas­tos e en­xu­ga­mos os cus­tos da má­qui­na pú­bli­ca. Isso está fa­zen­do com que o Es­ta­do tenha mais verba para por suas con­tas em dia", afir­mou.

Se a si­tua­ção fi­nan­cei­ra do Es­ta­do é de­li­ca­da, di­fí­cil, e na foto que ilustra a matéria colocaram o secretário Manoel Pereira rindo daquele jeito, imagine se a situação no governo estivesse boa…  

Petrobras repassa royalties aos municípios; Areia Branca e Serra do Mel não reagem

SERRA DO MEL, ENTRADA DA ZONA URBANASerra do Mel já perdeu 90% dos valores dos royalties desde o ano passado

Os royalties pagos pela atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar no mês de janeiro totalizaram R$ 25,33 milhões ao Governo do Rio Grande do Norte e a 94 prefeituras do Estado. Desse montante, R$ 13,46 milhões foram destinados ao governo estadual e R$ 11,87 milhões aos municípios.

Os municípios de Goianinha e Ielmo Marinho receberam o montante de R$ 788,91 mil, cada, por disporem de instalações de medição e transferência de petróleo e/ou gás.

Todos os dados são públicos e divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio do portal www.anp.gov.br.

Confira os valores:

1. Macau - R$ 1.988.014,85
2. Guamaré - R$1.876.558,14
3. Mossoró  - R$ 1.594.570,91
4. Pendências - R$ 1.572.020,81
5. Areia Branca  - R$ 577.597,91
6. Apodi  - R$ 398.617,28
7. Assú - R$ 321.277,77
8. Governador Dix-Sept Rosado - R$ 310.565,67
9. Alto do Rodrigues - R$ 286.098,06
10. Caraúbas - R$ 183.083,03
11. Carnaubais - R$ 181.766,86
12. Upanema - R$170.280,74
13. Porto do Mangue - R$ 167.752,81
14. Felipe Guerra - R$ 152.782,79
15. Serra do Mel - R$ 98.622,39
16. Afonso Bezerra - R$ 3.422,37

Com informações da ANP

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Rosalba visita áreas alagadas em Jucurutu e promete ajuda imediata às famílias afetadas

ROSA EM JUCUR Rosalba com o prefeito Júnior Queiroz, durante visita ao município, hoje

Depois de sobrevoar a região alagada de Jucurutu, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), acompanhada pelo secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, e da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, foi recebida pelo prefeito do município, Júnior Queiroz.

A comitiva visitou os locais mais graves para ter uma visão mais clara da situação. As chuvas que caíram no último domingo, 23, e só pararam na madruga da segunda-feira, 24, provocaram grandes estragos no bairro Vila Santa Izabel e no Conjunto do DNOCs. Ao todo, 135 casas foram inundadas.

O comerciante José Antonário, de 63 anos, perdeu todos os produtos da mercearia. "Estou calculando que meu prejuízo está perto dos R$ 100 mil", disse ele, que além do mercadinho perdeu também todos os móveis da residência, que fica ao lado do ponto comercial.  Ele está alojado na casa de parentes enquanto aguarda a água secar para que possa retornar com a família.

Segundo informações do prefeito Júnior Queiroz, o problema de alagamento no município é antigo, mas nunca tinha acontecido nas proporções atuais. "Já foram registrados vários alagamentos no Conjunto do DNOCs, só que antes eram atingidas apenas 15 casas. Tanto que o órgão está construindo 15 moradias para transferir essas famílias, em um terreno doado pela Prefeitura, mas as obras estão paralisadas por causa de entraves burocráticos", disse. O prefeito revelou também que o DNOCs colocou diques de contenção de água e três bombas para evitar problemas como o que aconteceu. "Só que o DNOCs não vem realizando a manutenção nem vem acompanhando a situação desses equipamentos", denunciou Junior Queiroz. "Comuniquei diversas vezes ao órgão que a manutenção nas bombas e nos diques deveria ser feita com frequencia, mas nunca fui ouvido', completou.

Na manhã desta quarta-feira, 26, o nível das águas já tinha baixado um pouco. Mas o sufoco passado pelas famílias foi grande. A Defesa Civil do Estado trabalhou duro para ajudar as vítimas. "Foi preciso dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros para abrir à força as comportas para escoar as águas", informou o secretário Thiago Cortez. Ele disse que o Corpo de Bombeiros está fazendo um relatório para identificar as causas do incidente. O documento será enviado ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal para cobrar providências urgentes do DNOCs. (Com informações da Assessoria do Governo do Estado).

Opinião: A indústria salineira e o futuro de Areia Branca

SALSal, uma das atividades mais rentáveis e fonte de empregos, no município

Por Marcelo Mendonça, de Brasília 

As constantes oscilações, entre crise e prosperidade, da indústria salineira do Rio Grande do Norte são uma séria ameaça à economia de Areia Branca. A situação, na verdade, é de alto risco.

SAL III A cidade sempre teve seu desenvolvimento ligado à cadeia de produção do sal. Tanto as primeiras barcaças de madeira e propulsionadas a vela como os modernos navios de agora, com avançadas tecnologias, vieram para cá não por outro motivo senão para atender a uma necessidade do comercio salineiro. Pela mesma razão é que foi construído o Porto Ilha e que ainda existe aqui uma filial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN). Somente a Norte Salineira Indústria e Comércio (NORSAL) emprega quase 1000 pessoas, para não citar números doutras empresas do mesmo setor e também daquelas da área de transporte marítimo. Todas elas, conjuntamente, entre empregos diretos e indiretos, sem nenhum exagero, aumentam aquele número de 1000 em quase dez vezes. Como conseqüência, diversas profissões e atividades locais, ligadas ao comércio e aos serviços, estão relacionadas ao sistema produtivo do sal. Areia Branca não seria como é, e nem pode ser, se não fosse, e se não é, o sal que brota de suas terras e que resulta da evaporação de suas águas.

SAL III Assim, os diversos fatores que afetam séria e diretamente a Indústria Salineira do Estado podem provocar um estrago na economia areia-branquense, dependendo da intensidade com que venham a apresentar-se. E quatro deles merecem destaque.

O primeiro está relacionado aos períodos de vazão contínua da Barragem de Santa Cruz no município de Apodi, que provoca a queda da salinidade do estuário do rio Mossoró, levando a necessidade de captação de uma maior quantidade água para produção de sal, com maior tempo para evaporação e conseqüente aumento nos custos de produção. Se isso já é um problema, uma provável transposição do rio São Francisco para o Rio Apodi-Mossoró não apenas tornará a situação caótica, como acabará com a excelência da qualidade do nosso sal.

SAL III O segundo ponto a ser destacado é o baixo preço do produto. Para ter-se uma idéia, em 1994, quando o plano Real foi implantado, o valor de oferta do sal moído em unidades de 25 kg era de aproximadamente R$ 2,08 e o do litro da gasolina era menos de R$ 1,00. Nos últimos anos,  o preço do sal já esteve abaixo de R$ 2,00 e o litro da gasolina se aproxima dos R$ 3,00.

O terceiro item a ser lembrado é a entrada do sal chileno no Brasil. O produto chega isento de taxas e impostos, como conseqüência de acordos do MERCOSUL. Navios chilenos que vêm para nosso país buscar minério de ferro trazem o sal sem custo de frete, pagando somente pelo combustível. Dessa forma, apesar de vir de mais longe, chega com preço mais barato, provocando prejuízos à Indústria Salineira Potiguar. O mais sério é que a importação do sal chileno vem aumentando a cada ano. Em 2002, era de 53 mil toneladas e, em 2009, chegou a cerca de 700 mil, que é mais de 10% da produção nacional. Nesse mesmo ano, somente o porto de Paranaguá/PR, que havia importado do Chile 116 mil toneladas em 2008, importou aproximadamente 170 mil, um aumento de mais ou menos 46%.

SAL III O derradeiro fator é a famoso petróleo da camada pré-sal. Toda a expectativa gerada em torno da notícia dessa descoberta já começou a chamar atenção para investimentos, o que, inevitavelmente, fará com que a modernização dos portos e da logística do transporte do sal potiguar não tenha prioridade.

Mas, enfim, ante esse complexo quadro que ameaça a estabilidade econômica de Areia Branca, o que se pode apontar como alternativa? A utilização do Porto Ilha para exportação de outros minérios e de outros produtos, como frutas?O desenvolvimento de outro tipo de indústria, como a do beneficiamento do caju? O investimento na estruturação do turismo? A modernização do setor pesqueiro? A verdade é que nada disso, isoladamente, constitui-se como uma boa opção. Há a necessidade de um projeto de desenvolvimento que englobe vários setores e diminua essa excessiva dependência da Indústria Salineira. Nosso futuro está à mercê disso.

SAL III E como seria, então, um projeto como esse? Muito bem... Muito bem eu diria que esse é um tema para uma outra discussão e, também, para os cidadãos de altas posições hierárquicas do município... para as nossas autoridades, especialmente aquelas ligadas à área salineira e de transporte marítimo. Afinal, sou apenas mais um areia-branquense comum, e mortal, no meio de todos os outros.

Prefeito de Areia Branca continua a sua luta pela permanência da Receita Federal, local

SOUZA RECEITA Depois de conquistar a reinstalação em Areia Branca de uma agência da Caixa Econômica Federal, 20 anos depois de desativada, o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), está empreendendo nova luta no sentido de evitar que a cidade seja prejudica com a perda de um órgão importante.

“Souza” defende permanência da Receita Federal

Agora, “Souza” está mobilizado em defesa da permanência da Inspetoria da Receita Federal em Areia Branca, uma vez que desde o dia 30 de dezembro de 2010, o órgão transferiu o atendimento que era prestado em nível local, para o Centro de Atendimento ao Contribuinte, da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Mossoró.

Segundo o governante, Areia Branca precisa dos serviços prestados pela Inspetoria da Receita Federal para os contribuintes locais, pela grande importância econômica do município no Rio Grande do Norte e no país.

RECEITA FEDERAL EM AREIA BRANCA 1 Inspetoria da Receita Federal em Areia Branca: desativação sem explicações convincentes

“Perdendo a Receita, a população terá grandes dificuldades com os trâmites exigidos aos contribuintes, que terão que se deslocar para outra cidade”, acrescenta, prometendo que lutará para que o órgão volte a atender em sua sede local.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações