terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prefeito de Macau participa de batismo de navio-patrulha com o nome da sua cidade

NAVIO MACAUNavio-Patrulha Macau recebeu esse nome em homenagem à cidade do litoral potiguar

A Marinha do Brasil realizou na manhã desta terça-feira, 30, a cerimônia de batismo do Navio-Patrulha Macau, que será incorporado à Armada da Marinha. A solenidade foi realizada às 9h, no Píer da Indústria Naval do Ceará (INACE), em Fortaleza. O evento contou com a presença do prefeito de Macau, Flávio Vieira Veras, e do comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-esquadra Júlio de Souza Moura Neto. O navio foi construído, pela Indústria Naval do Ceará.

Durante a solenidade o prefeito Flávio Veras, que participou da solenidade atendendo a convite formulado pela Marinha, destacou que foi uma grata surpresa essa homenagem à sua cidade. O Navio-Patrulha Macau recebeu esse nome em homenagem à cidade do litoral potiguar, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo.

A embarcação é o segundo de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção. Sua construção faz parte de um estudo realizado pela Marinha do Brasil, em novembro de 2005, para a construção de uma nova classe de Navios-Patrulha que realiza, prioritariamente, fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil.

A tripulação do navio é composta por 34 militares, sendo quatro Oficiais e 30 Praças, e o Capitão-de-Corveta Maurício do Nascimento Pinto, será o seu primeiro Comandante.

Características do Navio:
Comprimento total: 55,6 m
Boca máxima: 8,0 m
Calado máximo:.2,5 m
Deslocamento: 500 t
Sistema de propulsão: 2 MCP MTU 16V 4000 M90
Geração de energia: 3 Grupos diesel-geradores MTU
Velocidade máxima: 21 nós
Raio de ação a 15 nós: 2.500 MN
Autonomia: 10 dias
Armamento:
01 Canhão 40mm L70 (AOS)
02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2
Operações Aéreas:
Capacidade de operar com aeronaves em fainas de recebimento de cargas e de pessoal. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Marinha do Brasil).

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Programa Escola Ativa receberá prêmio em Brasília e passa a ser referência nacional

ESCOLA HERCÍLIA NORONHA Escola Hercília Noronha, em Serra Vermelha, uma das pioneiras na utilização do método Escola Ativa

Com a implantação de programas educacionais que incluem a política de alternância e o trabalho com as salas multisseriadas, a educação do campo ganha uma identidade própria, em Areia Branca. Hoje, o programa Escola Ativa está presente em mais de uma dezena de comunidades, por meio de escolas multisseriadas do campo, que dada a sua eficácia, vêm mudando o perfil dos alunos beneficiados.

O método, que é modelo no Rio Grande do Norte, agora será referência no país. No dia 9 de dezembro a professora Gilvânia Gomes Duarte e a aluna Elana Ferreira Costa, da Escola Municipal Professora Hercília Noronha, em Serra Vermelha, vão a Brasília para falar do sucesso dessa metodologia durante evento nacional que contará com a presença de representantes de todos os estados da federação.

Segundo o secretário municipal de Educação, professor Raimundo Lacerda Alves Felipe, devido à importância do evento e o seu significado para o município, o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), deverá acompanhar a educadora e a aluna na viagem a Brasília, onde Areia Branca será premiada pela performance do programa Escola Ativa.

A escola multisseriada trabalha o conhecimento pelos ciclos de compreensão e a avaliação, além de realizar uma gestão participativa, com a colaboração dos professores e o apoio de pais, colegas de turma e da própria comunidade local.

Vereador afirma que Restaurante Popular foi uma das maiores conquistas sociais

SONY DSC                     Prefeito “Souza” e o vereador Aldo Dantas atestam eficiência do Restaurante Popular de Areia Branca 

Durante participação no programa “Costa Branca em Debate” da sexta-feira, 26, apresentado pelo empresário Cleodon Bezerra na Rádio Costa Branca (FM 104,3), o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), disse que o Restaurante Popular local veio para ficar e se consolida pelo grande benefício que presta à população, principalmente as camadas de baixa renda.

O vereador Aldo Dantas lembrou que o Restaurante Popular foi inaugurado neste segundo semestre e desde então atende diariamente 500 usuários, todos com elogios à qualidade da comida servida.

O vereador disse e recebeu o endosso do empresário Cleodon Bezerra, que vai se articular junto aos governos estadual e municipal, para aumentar a oferta de refeições, de forma a ampliar o atendimento no município.

Aldo Dantas foi o grande baluarte na conquista do Restaurante Popular, pois partiu dele a luta pelo benefício, que depois recebeu o apoio dos demais vereadores e do próprio prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que levou o pleito ao Governo do Estado, assegurando a instalação da unidade em Areia Branca.

Para Cleodon Bezerra, o Restaurante Popular é um dos maiores benefícios sociais canalizados para a população de baixa renda, nos últimos anos. Ele destaca que tem conversado com pessoas que freqüentam a unidade e todos são unânimes em afirmar que ali a comida servida é de excelente qualidade, além do preço acessível a qualquer cidadão, independente de ser assalariado ou não.

Criado para suprir as necessidades alimentares da população sob risco alimentar, o Restaurante Popular vende refeições balanceadas ao preço acessível de R$ 1,00.

Opinião: Dr. Evaldo Alves de Oliveira e as histórias e “causos” da antiga Areia Branca

EVALDO ALVES I Autor de “Crônicas, Contos, Estórias, Histórias e Outros Escritos Menores” e de “Reaprendendo a Brincar: uma viagem à minha Infância”, todos pela Verano Editora e Comunicação LTDA, Dr. Evaldo Alves de Oliveira (foto), médico e escritor areia-branquense, é um nome freqüente na série “Fala, Memória”.  Ele trata quase sempre da narrativa do saudosismo, da jocosidade e do bucolismo de viver, “em tempos de antigamente”, numa cidade-ilha, ou ilha-praia, ou cidade-praia, ou, melhor, numa cidade-ilha-praia. Enfim, ele cuida de falar de uma Areia Branca de mais de quatro décadas atrás, quando ainda era uma jovem cidadezinha. A comicidade ingênua e o estilo suave de seus escritos presenteiam a nós, areia-branquenses, com uma leitura que agrada muito. Grande parte dos textos é autobiográfica e, ao mesmo tempo, um testemunho do cotidiano e da vida simples da “ilha-praia” nos “tempos de outrora”, o que torna impossível deixar de atribuir à obra do escritor um valor histórico. Além disso, vê-se nitidamente aflorar, à todo momento, um sentimento ardente de querer Bem a Areia Branca. Não há dúvida: Dr. Evaldo é mais um que se arrebenta de amores pela Terra onde nasceu! É mais um seduzido e encantado por ela! Em “Reaprendendo a Brincar: uma viagem à minha Infância”, exatamente no capítulo V, pode-se encontrar um flagrante do que se disse, quando se lê: “A vida corria normalmente naquela cidadezinha de sol e carente de empregos. Os jovens, logo atingida a maioridade, saíam para o mundo em busca do seu destino; outros ficavam. E cachaça destruía silenciosamente homens e lares. Para a criançada, nada melhor do que uma chuva, coisa rara naquela região onde salinas dominam o visual e a vida das pessoas. Tinha o banho de bica, todos correndo pelas ruas fazendo algazarras...”. No capítulo VIII, vê-se uma mescla de saudosismo, tristeza e saudade da vida de menino em trechos como este: “... lá estava ela, a casinha dos sonhos da minha infância, que agora, desolado e nostálgico, eu contemplava... Paredes caídas, frente destruída, mato crescido em todos os aposentos... Naquele momento, mais uma vez o coração venceu a razão, e tive muita dificuldade para segurar uma lágrima...”.

De minha autoria, o artigo “Um Portal da Realidade” (http://costabrancanews.blogspot.com/2010/09/opiniao-um-portal-da-realidade.html), publicado neste blog em setembro deste ano e que teve tema relacionado à publicação do Dr. Evaldo no “Fala, Memória”, intitulada “O Portal da Rua do Meio” (http://costabrancanews.blogspot.com/2010/09/fala-memoria-o-portal-da-rua-do-meio.html), fez com que ele escrevesse um segundo texto sobre o mesmo assunto com o título “De Volta ao Portal da Rua do Meio” (http://costabrancanews.blogspot.com/2010/09/opiniao-de-volta-ao-portal-da-rua-do.htm). Neste último, o doutor me pareceu entristecido. Aparentemente, de alguma forma, sentindo-se contrariado por algo que tenha sido dito na minha redação. O fato me contundiu bastante. É que somente registrei “uma maneira de ver o mundo” diferente daquela do primeiro artigo do escritor. Nunca houve intenção de contrariar sua admirável “visão transcendental”. Não o conheço. Nunca fui apresentado a ele. Apenas leio seu conteúdo literário. E se pudesse ter previsto o fato, certamente, escolheria haver-me ocultado a falar em contrário de um areia-branquense que ama, em contos, escritos, estórias e outras formas de expressão artística, nossa terra natal. Afinal, como é bem dito no capítulo IX de Reaprendendo a Brincar: uma viagem à minha Infância, página 69, “... eu apenas quero entrar no meu sonho para vivê-lo”.

E Ainda bem que o Dr. Evaldo não parou de sonhar...

De Brasília, Marcelo Mendonça

Delegado sindical de Areia Branca está no Rio, para representar o RN em congresso

HOTEL DO EVENTO Vilarejo Praia Hotel, em Rio das Ostras, local do congresso dos aquaviários

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF) realiza a partir desta segunda-feira, 29, até o dia 1º de dezembro, o seu V Congresso Extraordinário, em Rio das Ostras, município do Norte Fluminense, distante cerca de 170 quilômetros do Rio de Janeiro (RJ).

O congresso contará com a participação de dezenas de representantes de sindicatos da área marítima, navegação fluvial e setores vinculados à pesca. O diretor regional da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), em Areia Branca, Francisco Ventura, que viajou ontem, 28, com destino ao Rio de Janeiro para participar desse congresso, disse que o evento será de grande importância para a definição de prioridades políticas do segmento marítimo nos próximos anos.

VENTURA, DO SINDICATO

Ventura, de Areia Branca,  representará o RN no congresso que começa hoje

A região Nordeste será representada pelos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. O marítimo Francisco Ventura, que também é Delegado do Sindicato dos Marinheiros e Moços em Transportes Marítimos, em Areia Branca, será o representante do estado potiguar. Ventura foi reeleito recentemente Diretor Regional da FNTTAA para o triênio 2010/2013. Em Areia Branca a Federação funciona na Av. Deputado Manoel Avelino, 221, 1º andar, na sede do Sindicato dos Marítimos. Para atender aos associados e pessoas interessadas, a Federação local conta com a assessoria da secretária Nádia Martins, que atende no expediente das 9h às 11h30 e das 13h às 17h.

O tema do encontro será “O Transporte no Brasil e a sua logística”. Estarão presentes como palestrantes o ministro interino da Pesca e Aquicultura, Cleberson Carneiro Zavaski, as deputadas federais Jandira Feghali e Emilia Fernandes e o representante da Confederación Genneral del Trabajo de la Republica Argentina, Enrique Oscar Venturini.

De acordo com o presidente da CONTTMAF, Severino Almeida, o tema em debate é de “fundamental importância no momento em que o Brasil enfrenta gigantescos desafios no setor de transporte e logística”.
A CONTTMAF tem grande legitimidade por reunir mais de 60 entidades filiadas, representando dezenas de milhares de trabalhadores.

Neste primeiro dia do congresso, hoje, às 13h, haverá o credenciamento e às 15h, solenidade de instalação da mesa e abertura do evento, com uma abordagem sobre o tema “O transporte no Brasil e sua logística”, a cargo de Lourenço Carrasco, especialista em Logística e Transportes.

Confira abaixo a programação, na íntegra, dos outros dois dias do congresso.

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

30/11

09:00

Cenário Geral e Perspectivas para o Setor de Transportes do Brasil com foco no Transporte Marítimo

Severino Almeida Filho

Presidente da CONTTMAF

11:00

Coffee Break

11:15

O Cenário Atual e Perspectivas no Setor Portuário

José Adilson Pereira

Vice-Presidente da CONTTMAF

13:00

Almoço

14:30

O Cenário Atual e Perspectivas para a Navegação Interior no Brasil

Ricardo Ponzi

Presidente da FNTTAA

Diretor Administrativo e de Finanças da CONTTMAF

15:30

O Cenário Atual e Perspectivas para a Pesca no Brasil

Luís Rodrigues Leite Penteado

Diretor para Assuntos de Pesca – FNTTAA e CONTTMAF

16:30

Coffee Break

16:45

O Papel da Justiça do Trabalho e suas Perspectivas na visão da Representação Sindical

Mario Teixeira

Presidente da FECONVIB

Diretor de Relações Sindicais e Internacionais da CONTTMAF

01/12

09:00

Debates e Posicionamentos quanto a Proposta da Diretoria sobre a Política da CONTTMAF em Relação às Centrais Sindicais

11:00

Coffee Break

11:15

Debates e Posicionamentos quanto a Proposta da Diretoria sobre a Política da CONTTMAF em Relação às Centrais Sindicais (Cont.)

13:00

Encerramento

Servidores recebem vencimentos do mês e o restante do 13º salário a partir de hoje

SOUZA ANUNCIA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL A partir desta segunda-feira, 29, o comércio local terá uma injeção de recursos de quase R$ 2 milhões, proveniente do pagamento dos servidores públicos do município de Areia Branca. O desembolso é referente ao mês de novembro e vem acompanhado da segunda parcela do 13º  salário.

“Souza” acredita que com dinheiro no bolso, o servidor terá um Natal  mais planejado

Neste primeiro dia de pagamento recebem praticamente todos os servidores lotados no âmbito da municipalidade. Exceto o pessoal das secretarias de Educação e de Saúde, que recebem amanhã, 30, segundo e último dia do desembolso.

A decisão de pagar a segunda parcela do 13º salário dos servidores foi anunciada pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), na sexta-feira, 26, depois de se reunir com a sua equipe econômica e constatar que havia condições de efetuar o desembolso.

Apesar de ter até o mês de dezembro para cumprir a obrigação com os servidores, “Souza” disse que resolveu incorporar o restante do 13º salário aos vencimentos deste mês, dos funcionários, para a categoria puder antecipar as compras do Natal e Ano Novo, ou mesmo tornar realidade algum projeto pessoal programado com esse dinheiro extra.

Para o prefeito “Souza”, o pagamento dos salários com o restante do abono salarial, além de aquecer as vendas no comércio local, ainda contribuirá para que os servidores possam se programar melhor para as festividades de fim de ano.

Mesmo enfrentando dificuldades de ordem financeira, a exemplo do que ocorre nos demais municípios brasileiros, a Prefeitura de Areia Branca vem assegurando o pagamento do servidor em dia e dentro do mês trabalhado. Com relação ao 13º salário, “Souza” é um dos poucos gestores que está honrando o compromisso no prazo legal.

Botafogo faz 2x0 no Ponta do Mel e levanta o troféu de campeão da temporada 2010

BOTAFOGO COM A TAÇA 3 Botafogo, campeão em 2010, é a nova força do futebol de Areia Branca 

Em jogo eletrizante realizado na tarde de ontem, 28, no estádio “Fernandão”, o Botafogo de Areia Branca venceu a equipe do Ponta do Mel Futebol Clube pelo placar de 2x0, conquistando o título de campeão da temporada 2010, do Campeonato Municipal de Futebol da cidade.

O campeonato deste ano foi muito competitivo. Durante mais de três meses 10 equipes representando as zonas urbana e rural se enfrentaram, mostrando um futebol de alto nível. Ontem, o encerramento do certame marcou o encontro das duas equipes mais regulares na competição e que chegaram à final com méritos.

BOTAFOGO COM  TAÇA 2 Os torcedores, de ambas as equipes, fizeram a festa nas arquibancadas

O jogo foi realizado a partir das 16h, no estádio “Fernandão”, com os torcedores comparecendo em grande número para prestigiar o confronto entre os finalistas Botafogo e Ponta do Mel, onde o time do desportista “Chico Paiva” passou fácil pelo adversário e conquistou o título.

BOTAFOGO COM A TAÇA 1 Prefeito “Souza” entrega o troféu ao campeão. “Chico Paiva” (último, pela ordem) foi o grande responsável pelo êxito da equipe

O prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), juntamente com o secretário municipal de Serviços Públicos, Toninho Cunha, prestigiaram a final do campeonato, ao lado de outros secretários e gerentes, inclusive o de Esporte, Cristóvão Júnior, que tem destacado o apoio dado pela atual gestão como fundamental para o bom momento que o espore areia-branquense atravessa.

Subseccional da OAB em Mossoró inaugura hoje as modernas instalações da nova sede

ophir cavalcanti1-788747Ophir Cavalcante, da OAB nacional, estará presente no ato inaugural

A Ordem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil, sub­sec­cio­nal Mos­so­ró, ganha nesta segunda-feira, 29, às 19h, a sua nova sede. O pré­dio pas­sou por uma completa re­for­ma em sua es­tru­tu­ra fí­si­ca, que durou um ano e meio e cus­tou mais de R$ 1 mi­lhão. A nova es­tru­tu­ra pos­sui área cons­truí­da três vezes maior que a an­ti­ga sede, e ofe­re­ce vá­rios ser­vi­ços que irão be­ne­fi­ciar não ape­nas os as­so­cia­dos, mas tam­bém a so­cie­da­de mos­so­roen­se.

Uma das ino­va­ções da nova sede da OAB/Sub­sec­cio­nal Mos­so­ró é a dis­po­ni­bi­li­za­ção de dois es­cri­tó­rios mo­de­los, de­vi­da­men­te apa­re­lha­dos, mo­bi­lia­dos, com equi­pa­men­tos de in­for­má­ti­ca, aces­so à in­ter­net e se­cre­tá­ria, onde os ad­vo­ga­dos que ainda não pos­suem es­cri­tó­rio, po­de­rão atuar e aten­der seus clien­tes. Além dos es­cri­tó­rios mo­de­los, a nova sede conta ainda com au­di­tó­rio com ca­pa­ci­da­de para 300 pes­soas, es­pa­ço para a Ter­cei­ra Câ­ma­ra de Ética e Dis­ci­pli­na, se­cre­ta­ria ad­mi­nis­tra­ti­va, bi­blio­te­ca, sala de co­mis­sões, entre ou­tros.

HUMBERTO II

Presidente da Subseccional, Humberto Fernandes, iniciou e concluiu a obra

A re­for­ma e am­plia­ção da sede da OAB/Sub­sec­cio­nal Mos­so­ró foi ini­cia­da na pri­mei­ra ges­tão do atual pre­si­den­te Hum­ber­to Fer­nan­des, que teve seu man­da­to re­no­va­do nas elei­ções de 2009. "Nós temos uma sede, que está lo­ca­li­za­da no co­ra­ção de Mos­so­ró, pró­xi­ma ao shop­ping cen­ter, às uni­ver­si­da­des, aos res­tau­ran­tes, ao nosso es­tá­dio de fu­te­bol, que fa­ci­li­ta o aces­so do ci­da­dão que pre­ci­sa de um apoio, de um ajus­te, de pro­te­ção da OAB", afir­mou o pre­si­den­te.

A so­le­ni­da­de de inau­gu­ra­ção da nova sede da OAB con­ta­rá com a pre­sen­ça gran­des nomes do di­rei­to na­cio­nal e es­ta­dual, como o pre­si­den­te da OAB Fe­de­ral, Ophir Ca­val­can­ti Júnior, o ex-presidente da OAB Fe­de­ral, César Brito e o Pre­si­den­te da OAB RN, Paulo Eduar­do.

domingo, 28 de novembro de 2010

Turismo: Vale a pena visitar e conhecer as belezas do paraíso chamado Areia Branca

AREIA BRANCA, AMANHECER Amanhecer como este, somente em Areia Branca. Uma visão do paraíso

AREIA BRANCA AB MARCA Areia Branca apresenta cenários deslumbrantes, com imensas dunas, enormes falésias de terra avermelhada, praias belíssimas e vegetação da caatinga com o sertão indo de encontro ao mar. São 42 quilômetros de litoral e de verdadeiro paraíso, como as praias de Ponta do Mel, Cristóvão, Redonda, Morro Pintado, São José, Baixa Grande, Upanema, entre outras.

A cidade de Areia Branca é uma ilha, cercada de salinas e gamboas, por todos os lados, situada à margem direita do rio Mossoró. Passando nas Pedrinhas e, ao largo da praia do Upanema, a estrada penetra na cidade pela antiga Ilha, onde se localizavam, outrora, pequenas granjas que recebiam o nome genérico de “cercados’”.

Informam os historiadores que, por volta de 1860/1870, o território da futura cidade ainda era todo coberto por uma espessa mata de imburanas, quixabeiras, espinheiros e outras espécies vegetais. Com a seca de 1877, legiões de flagelados invadiram a ilha e devastaram toda a vegetação, a fim de construir casebres onde passaram a morar.

Com a devastação da mata, o solo ficou exposto à erosão dos ventos que levantava nuvens de pó e as transformava depois em pequenas dunas de areia, que alcançavam às vezes até dois metros de altura. Fenômeno interessante, decorrente dessa ação eólica, ocorria com o morro do Pontal, Localizado à entrada da barra do rio Mossoró. Periodicamente, o morro desaparecia da paisagem, para reaparecer anos depois, como num passe de mágica. Os mesmos ventos que levavam, traziam-no de volta.

COMO CHEGAR

O principal acesso rodoviário é através da BR 110. Chega-se a cidade também via fluvial, através do rio Mossoró/Apodi, sendo que o meio de transporte são balsas que transportam veículos e passageiros. 

Localização

Região Oeste do Rio Grande do Norte, à margem direita do rio Mossoró

Limites

Limita-se com os municípios de Grossos (Oeste), Mossoró e Serra do Mel (Sul) e Porto do Mangue (Leste). Ao Norte, é banhado pelo Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR-110

Distâncias

47Km de Mossoró/RN, 327Km de Natal/RN e 287Km de Fortaleza/CE.

Praia de Upanema

2975856458_e57e90c425 Fim de tarde na praia de Upanema. A mais próxima da Zona Urbana e a mais visitada.

Praia de São Cristõvão

PRAIA DO SÃO CRISTÓVÃO Bela e Majestosa possui encantos indescritíveis. Fonte de Inspiração!

Praia de Redonda

PRAIA REDONDA Cenários deslumbrantes, com enormes Dunas.

Praia de Ponta do Mel

PONTA DO MEL II Convite ao prazer, a vila-praia possui ótima estrutura de hospedagem e excelente culinária.

Pousada e Restaurante Beiral

BEIRAL A pousada é simples e fica  anexa ao restaurante, à beira mar, na praia de Ponta do Mel

Acomodações

Oferece 10 apartamentos, alguns deles com varanda, ventilador, TV, frigobar e chuveiro quente.

Localização e Contato

Praia de Ponta do Mel, à beira-mar.
Areia Branca (RN)
Telefone(s): (84) 3332-7098 e 3332-712

Hotel Costa Atlântico

HOTEL Praia de Upanema, a beira mar, município de Areia Branca. Essa praia fica à direita para quem trafega no sentido Mossoró-Areia Branca pela BR-110. O seu acesso é a 3 km antes da zona urbana de Areia Branca.

Acomodações

O Costa Atlântico oferece 38 apartamentos com camas casal ou solteiro, equipados com ar, TV, frigobar e telefone, além de varanda com rede.

Lazer

Piscinas adulto e infantil, além de playground para crianças.
Oferece restaurante, bar e estacionamento privativo.
O hotel dispõe ainda de salão de eventos, sala de jogos, biblioteca e lavanderia.

Na avenida beira-mar, Praia de Upanema
Areia Branca (RN)
Telefone(s): (84) 3332-4400 / (84) 3332-4400
E-mail: hotelcostatlantico@hotmail.com
Website: http:\\www.hoteissabinopalace.com.br

Festa da padroeira de Areia Branca começa hoje e prossegue até o dia 8 de dezembro

FESTA DE N S DA CONCEIÇÃO 2010 A Paróquia de Areia Branca inicia neste domingo, 28, a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. As atividades relacionadas à data vão até 8 de dezembro, dia da santa padroeira da cidade. “Maria-Mãe, no projeto do Amor do Pai” é o tema geral da festa deste ano.

Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Areia Branca

A parte social da festa vem com inovações, sendo a principal novidade o projeto Porto da Conceição, que tem como objetivo resgatar os tempos áureos da navegação e efervescência do comércio na área portuária do Cais Tertuliano Fernandes nas décadas de 20 e 30. Ali, era local de embarque e desembarque de navios a vapor, que vinham da Europa, do Porto de Gênova (Itália), Recife e Rio de Janeiro.

O projeto vai resgatar também as festas tradicionais da época realizadas no porto, como pastoril, bailes, serenatas, marujada, o carnaval (o “urso”, que veio com os vaporseiros de Veneza).

Nesta segunda-feira, 29, o Blog publica a íntegra da programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2010, inclusive detalhes do pastoril que será revido no cais, com as movimentadas barracas do “Cordão Azul” e “Cordão Encarnado”.

Confira a programação religiosa de abertura da festa da padroeira, neste domingo.

Dia 28/11 – Domingo

5h – Alvorada de anúncio da abertura da festa

9h – Batismos

16h – Carreata dos Filhos de Nossa Senhora

19h – Missa solene; Apresentação da Banda Municipal Mirabeau Dantas.

sábado, 27 de novembro de 2010

Escola Estadual Cônego Ismar foi a campeã geral dos XXII Jogos Intercolegiais 2010

JOGOS INTERCOLEGIAIS ABERTURA

Prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza”, prestigiou os jogos na abertura e no encerramento

Aberta oficialmente dia 19, encerrou na sexta-feira, 26, a edição 2010 dos XXII Jogos Intercolegiais, que envolveu cerca de 600 estudantes/atletas das redes municipal, estadual e privada. Em disputa as modalidades futsal, queimado, tênis de mesa, atletismo e natação, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil (masculino e feminino), juvenil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O futsal, que dominou o certame, teve como palco o Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral. A maratona, que foi um sucesso, contou com o apoio da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Esporte e Lazer.

No cômputo geral, o título de campeão ficou com a Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz. Em segundo lugar, ficou o Instituto Dantas Monteiro (IDM).

Confira o resultado final dos jogos com os vencedores em suas respectivas modalidades e categorias.

Futsal / Pré-mirim

Campeão – IDM

Vice – Escola Estadual Antonia Girland

Mirim

Campeão – IDM

Vice – Escola Estadual Dagmar Sabino

Infantil / Feminino

Campeão – Escola Municipal Santo Expedito

Vice – Cônego Ismar

Infantil / Masculino

Campeão – Escola Estadual Desembargador Silvério Soares

Vice – Escola Municipal Professora Geralda cruz

Juvenil

Campeão – Escola Estadual Conselheiro Brito Guerra

Vice – Geralda Cruz

Campeão por categoria

Mirim – Educandário Nossa Senhora dos Navegantes

Infantil – Cônego Ismar

Juvenil – Cônego Ismar

Campeão Geral – Cônego Ismar

Vice – IDM

Fala, Memória: Ciência Noética. O futuro da cura ou ferramenta do terror?

AVATAR Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas reflexões incertas; porque o corpo corruptível torna pesada a alma e, tenda de argila, oprime a mente que pensa. Livro da Sabedoria – Bíblia.

Recentemente formulada como ciência, os objetivos e as metas perseguidos pela Ciência Noética já foram alvo de estudo pelas mais diversas correntes filosóficas, e fazem parte das tradições esotéricas das religiões.

Estudiosos do tema apontam a noética no filme Avatar, onde seres conseguem proezas se comunicando por telepatia

Derivada do grego nous, que significa mente - a alma racional -, inteligência ou formas intuitivas de conhecimento; uma compreensão global, completa e instantânea de qualquer questão sem o intermédio da articulação pela linguagem, equivalente ao insight moderno ou ao conceito de intuição. Tem foco especial no campo da ciência, saúde mente-corpo, psicologia, artes, ciências da cura, ciências sociais e espiritualidade. Na medicina, responderia a questões como o papel da mente na saúde e no processo de cura.

Segundo Platão, a noética era a mais elevada atividade mental possível. Tanto para Platão como para Aristóteles, nous expressava a dimensão do divino no processo da busca pelo conhecimento. Para Viktor Frankl, fundador da Logoterapia, "Homem e animais são constituídos por uma dimensão biológica, uma dimensão psicológica e uma dimensão social; contudo, o homem se difere deles porque faz parte de seu ser a dimensão noética”.

Diversas perguntas permanecem ainda sem respostas definitivas e comprovações cientificas. O Instituto de Ciências Noéticas, na Califórnia, recebe financiamento de todo o mundo para estudar, dentre outros assuntos, como funciona o mecanismo da intuição, a relação entre o poder de criação e o potencial mental ainda não desenvolvido, bem como o papel das experiências extrassensoriais na vida das pessoas. Foi criado pelo astronauta Edgar Mitchell, tripulante da Apolo 14, em 1973. Estuda o poder da mente humana, baseado em antigos conhecimentos que, em outros tempos, pertenciam à magia, ao misticismo, à alquimia e à religião.

Os estudos indicam que o pensamento pode ser quantificado, por ter uma massa mensurável. Dessa forma, a ideia teria uma massa, e essa massa exerceria uma força de gravidade que poderia atrair massas iguais. De tal modo que se muitas pessoas se concentrarem no mesmo pensamento, as ocorrências desse pensamento passam a se consolidar em uma só, e a massa acumulada começa a aumentar.

Recentemente descobriu-se que meditações e preces coletivas produzem uma energia altamente ordenada, e capaz de alterar o mundo físico. Em outras palavras, descobriu-se que a intenção humana é capaz de afetar o mundo; que o pensamento direcionado pode alterar, entre outras coisas, a direção em que os peixes nadam em um aquário e as reações químicas do corpo humano. Em síntese, o pensamento humano pode transformar o mundo físico, e essa capacidade pode ser incrementada por meio da prática. E fica a pergunta: um razoável número de pessoas reunidas - com o pensamento concentrado - poderia alterar o funcionamento de um equipamento eletrônico?

Em O Símbolo Perdido, da Editora Sextante, Dan Brown discute, entre outras coisas, algumas questões da Ciência Noética, despertando e renovando em todos nós o interesse por esse fabuloso mundo ainda desconhecido das forças da mente humana.

Seria a confirmação científica do poder da egrégora - já conhecida pelos antigos gregos -, da magia e da alquimia? Os estudos de Paracelso sobre a energia gerada pela imposição das mãos estariam nesse amálgama de comprovações?

Na Grécia Antiga, o processo de cura se dava em uma asclépia, onde a pessoa era induzida ao sono pelo poder de algumas ervas – ritual de passagem -, e no dia seguinte despertava com as orientações de cura, feitas pelo próprio Asclépio. Aqui, um grupo de pessoas reunidas em torno de um único pensamento: a cura.

Haveria uma Medicina Noética, ou uma Psicologia Noética?

Seria prudente que as nações responsáveis criassem seus Institutos de Ciências Noéticas -, antes que esses conhecimentos caiam em mãos erradas.

Se é que já não estão.

Evaldo Alves de Oliveira, Médico e escritor

Agentes do Ibama apreendem 439 quilos de lagosta nas proximidades de Areia Branca

LAGOSTA I Agentes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam na última quinta-feira, 25, cerca de 439 quilos de lagosta nas proximidades do município de Areia Branca, região. O material apreendido foi distribuído a diversas instituições beneficentes de Natal.

Lagosta apreendida em grande quantidade na costa areia-branquense

De acordo com os agentes responsáveis pela operação, as lagostas apreendidas estavam irregular por terem sido capturadas por mergulho com o auxílio de compressores, o que é proibido por lei ambiental.

O Ibama repassou que boa parte do pescado apresentava tamanho inferior ao permitido. A apreensão ocorreu a 25 milhas náuticas da costa, aproximadamente 46 quilômetros das plataformas petrolíferas do litoral norte do RN.

A embarcação "Santana", que conduzia os pescadores, tentou fugir ao avistar a guarnição do Ibama, e os componentes chegaram a jogar ao mar parte dos equipamentos de mergulho para tentar descaracterizar a irregularidade.

Na abordagem, os fiscais ainda encontraram na embarcação máscaras, correias, cabos e outros equipamentos de apoio ao mergulho. As lagostas também apresentavam um pequeno furo no tórax, indicando que foram fisgadas pelos mergulhadores.

Os proprietários da embarcação serão multados em R$ 18 mil e responderão a processo por crime ambiental. A pena para estes casos pode chegar a cinco anos de reclusão. (Com informações do jornal O Mossoroense).

Posse de Rosalba Ciarlini e Robinson será no Teatro Alberto Maranhão, em janeiro

ROSALBA E ROBINSONRosalba e Robinson assumem o Governo do Estado em 1º de janeiro

Com os detalhes da solenidade praticamente definidos, a posse da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) está confirmada para as 18h do dia 1º de janeiro de 2011, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), em Natal. O chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa, José de Pádua Martins, adianta que o ato solene inclui desde a assinatura do termo de posse e  a passagem em revista às tropas, até um segundo momento, de transmissão do cargo, no Palácio da Cultura, na Cidade Alta.

Pádua Martins adiantou que as autoridades que participarão da solenidade serão recepcionadas por cadetes e pela Orquestra Jovem de Goianinha. Quem presidirá a sessão será a atual vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Márcia Maia (PSB). Eleito para o cargo de vice-governador, Robinson Faria (PMN), atual presidente, renunciará ao mandato de deputado, no dia 31, passando a presidência à deputada Márcia Maia.

A governadora eleita Rosalba Ciarlini confirmou que assumirá o cargo, em janeiro, com “dívidas muito grandes” a pagar e pediu paciência aos potiguares, pois os primeiros meses deverão ser de “arrumação” da casa. Ela garante que irá lutar para superar as dificuldades financeiras.

Derrotado no Machadão o América de Natal é rebaixado, como lanterna, para a Série C

AMÉRICA DE NATAL América de Natal, o Mecão, decepcionou sua imensa torcida este ano

Enquanto o torcedor do ABC ainda comemora a conquista do título da Série C e ascensão do time à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, os americanos choram o rebaixamento da equipe para a terceirona.

Apesar do empurrado por quase 30 mil torcedores que compareceram ao estádio Machadão neste sábado, 27, para assistir América e Brasiliense, não deu para o representante potiguar.

Enfrentando o Brasiliense na última rodada da Série B do Brasileirão, o alvirrubro de Natal perdeu por 2 a 1 e foi rebaixado, como lanterna, para a Série C de 2011. Os torcedores que comparecem ao estádio hoje saíram frustrados.

Dilma abre espaço para as mulheres no seu governo; Oito delas devem ser ministras

MANUELA D´ÁVILA Mais votada no RS, deputada Manuela D'Ávila deverá ser ministra do Esporte

Sob as bênçãos da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), a participação das mulheres no primeiro escalão de seu governo será ampliada. Além Miriam Belchior, já confirmada no Ministério do Planejamento e da diretora da Petrobras Graça Foster, que deverá ter nova função, pelo menos outras seis deverão reforçar o time feminino na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

São citadas ou cotadas como ministeriáveis a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), para o Esporte; a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres ou a da Pesca; a senadora eleita Lídice da Mata (PSB-BA), para a Integração Nacional; a embaixadora Vera Machado, para o Itamaraty; a ministra Márcia Lopes, que pode ser mantida no Desenvolvimento Social; e a deputada Maria do Rosário (PT-RS), para a Secretaria de Direitos Humanos ou das Mulheres.

Dilma manterá outra mulher com poder no governo: a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho.

O PCdoB manifestou a disposição de manter o Esporte, hoje ocupado por Orlando Silva, que pode permanecer no cargo ou abrir espaço para Manuela D'Ávila, deputada federal mais bem votada no Rio Grande do Sul. Orlando Silva deverá comandar a Autoridade Pública Olímpica, que cuidará da organização dos Jogos Olímpicos de 2016. (Com informações da Agência O Globo).

Universitário quer ser vereador levantando a bandeira da educação, saúde e igualdade

JOÃO PAULO É CANDIDATO João Paulo confirma que disputará cadeira na Câmara Municipal em 2012

A disputa por uma das 11 cadeiras na Câmara Municipal de Areia Branca, nas eleições de 2012, promete ser acirrada. Os atuais vereadores vão ter que trabalhar muito nesse período que os separa da corrida pela reeleição, pois existe uma legião de novatos dispostos a destroná-los na próxima legislatura.

Ainda faltam quase dois anos para as próximas eleições e certamente muitos que estão se antecipando, deverão ficar pelo caminho. Mas existem pré-candidatos com projetos já definidos e que não estão propagando seus nomes em vão. Um exemplo disso é o universitário João Paulo, filho do comerciante Josimar Florentino e da educadora Edna Borja. Ele confirmou ao Blog que é candidato a vereador em 2012, levantando a bandeira da educação, saúde e igualdade social.

O jovem João Paulo vem recebendo muitos incentivos para consolidar seu projeto político. Tanto a família como os amigos estão empenhados em fazê-lo um legítimo representante de Areia Branca no plenário do Legislativo municipal.

Quem conhece João Paulo, sabe que sua infância e adolescência foram no meio do povo. Carismático e humanitário conquistou uma grande popularidade junto aos areia-branquenses. Isto, para quem deseja enveredar pela vida pública, é o primeiro passo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Banda Flash Back animará o lançamento de “Inácio Garapa” em Areia Branca, no dia 18

INACIO EM FILMAGENS Cenas do filme “Inácio Garapa”, todo rodado na cidade de Alexandria  

Uma autêntica noite de gala marcará o lançamento do filme “Inácio Garapa, um matuto sonhador” em Areia Branca, dia 18 de dezembro. O palco da festa será o Ivipanim Clube, onde será montada a estrutura de telão a cargo da Focalize Vídeo Produções (e locadora) para exibir a produção cinematográfica 100% alexandriense (o filme foi rodado na cidade de Alexandria), que tem no papel principal o areia-branquense Wellington Marques, mais conhecido por “Pintado”, professor de capoeira que atualmente reside na cidade de Pilões (RN).

Além de assistirem ao filme em primeira mão, os presentes reviverão grandes sucessos das décadas de 60 e 70 ao som da excelente banda Flash Back. Quem adquirir o DVD do filme antecipado (as vendas começam dia 2 de dezembro em Areia Branca) recebe duas senhas para curtir a festa.

SINOPSE

INÁCIO XVI Inácio na cidade com a família: a esposa Mundinha e os dois filhos

O filme é uma criação do jornalista José Gomes da Silva Filho, mais conhecido por J. Gomes. É uma comédia matuta que narra a saga de um nordestino sonhador.

“Inácio Garapa”, apelido que lhe foi auferido desde criança por ter sido criado com garapa de rapadura, vive da roça, mas sonha em ser um escritor, um famoso cantador de viola ou um vereador.

Casado com Mundinha, tem dois filhos e os sonhos que o nutre para deixar a vida sofrida da roça, os leva a situações hilárias, principalmente pela rejeição aos seus devaneios por sua esposa, brava mulher sertaneja.

O filme contém também cenas de sofrimento e dor, comum as famílias nordestinas diante dos períodos de seca e fome, mas também muitas cenas de humor.

Um final surpreendente leva a crer aos espectadores a vitória do protagonista desta estória diante da sua persistência e por acreditar que um homem analfabeto e pobre pode ter o seu lugar ao sol.

Mova Brasil entrega certificados a mais de 100 alunos concluintes em Areia Branca

MOVA BRASIL LACERDA E EDUCANDOS Um total de 109 alunos do município de Areia Branca receberam certificado de participação no programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova Brasil).

Secretário Lacerda com educanda e monitora na solenidade

A solenidade aconteceu na quinta-feira, 25, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contando com a participação de mais de uma centena de pessoas, entre educandos, monitores, convidados, além de autoridades municipais ligadas à educação.

Em Areia Branca, o secretário municipal de Educação, professor Raimundo Lacerda Alves Felipe, juntamente com os monitores comemoram o bom número de educandos que conseguiram concluir o curso. O êxito do programa Mova Brasil também é comemorado pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza”, (PP), incentivador e apoiador do projeto em Areia Branca.

MOVA BRASIL EDUCANDO Bom número de educandos conseguiram concluir o curso no município

Ao destacar a eficácia do programa, “Souza” afirma que o Mova Brasil tem um grande significado para o município, pois já alfabetizou muitas pessoas que não tiveram oportunidade de estudar devido às dificuldades. Segundo o gestor, o Mova Brasil não ensina apenas ler e escrever, ele ensina para a vida dentro de uma visão libertadora.

Balanço no Rio: Cem veículos incendiados, 45 mortos e 2 ton de drogas apreendidas

Foto: Evaristo Sá/AFP

BRAZIL-DRUG-DEALERS-ATTACK Tanques do Exército e homens bem treinados atuam no combate ao tráfico, no Rio  

A guerra contra o tráfico transforma o Rio de Janeiro num campo de batalha. Desde domingo, 21, cerca de 100 veículos foram incendiados em diferentes pontos do Estado. No total, 45 pessoas já morreram em operações policiais, que ocorrem em morros e favelas para tentar conter a série de ataques.

Do total de mortos, 34 são suspeitos registrados pela PM, 7 são suspeitos registrados pela Polícia Civil e quatro são moradores, conforme hospitais públicos.

Somente nesta sexta-feira, 26, foram registrados, até as 17h, nove veículos queimados (sendo três ônibus, um caminhão e cinco carros) em diferentes regiões.

Conforme o balanço, no total, 192 pessoas foram presas pela PM no Estado durante as operações desta semana.

As ações nos morros e favelas resultaram na apreensão de cerca de 2 toneladas de drogas na favela da Vila Cruzeiro, pela Polícia Militar, mais 800 kg de maconha e drogas de uma destilaria de cocaína, pela Polícia Civil.

Foram apreendidas 44 armas, incluindo 8 granadas e grande quantidade de produtos inflamáveis. Durante os trabalhos, também foram apreendidos medicamentos de uma enfermaria improvisada do tráfico, cerca de 200 motos roubadas e munição. (Com informações da Folha.com).

Resolução da Anvisa endurece regras sobre a venda de antibióticos pelas farmácias

receita Entra em vigor  neste domingo, 28, a resolução da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) sobre a venda de  antibióticos. Os remédios somente deverão ser vendidos sob prescrição médica e as farmácias deverão reter a receita, que será emitida em duas vias, no ato da venda.

A partir de amanhã receitas para antibióticos terão duas vias

Agora, o paciente deverá ficar com uma via da receita de controle especial, carimbada pela farmácia, como comprovante do atendimento. A outra via ficará retida no estabelecimento farmacêutico.

A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade. Ela deve estar em letra legível e sem rasuras, e precisam informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão.

A resolução da Anvisa, publicada no Diário da União, traz ainda a lista dos antibióticos registrados no órgão. O telefone da Agência para fazer denúncias de estabelecimentos que não estejam cumprindo a lei é o 0800 642 97 82. Denúncias podem ser feitas também no site da Anvisa.

Tem cinema de graça em Areia Branca, no final de semana, no largo do Cine Miramar

CINE Projeto do Sesi leva filmes de graça para as cidades do interior

A partir desta sexta-feira, 26, a cidade de Areia Branca recebe a 9ª edição do Projeto Cine Sesi Cultural. Durante três dias (26, 27 e 28) o projeto exibirá os longa-metragens "Se Eu Fosse Você 2", "Pequenas Histórias" e "A Era do Gelo 3". A prefeitura participa como parceira.

Em nível local os filmes serão exibidos ao ar livre, no espaço do antigo Cine Miramar. Os equipamentos utilizados são de alto padrão de qualidade técnica e de conteúdo para a população em geral de cada cidade visitada pelo projeto. Antes das projeções será exibido material institucional do Cine Sesi e da instituição Sesiana também na grande tela.

Abaixo, o cronograma de exibições e um pouco da história dos filmes que serão mostrados gratuitamente e vão encantar os areia-branquenses.

Dia: 26/11 – Às 18h30 - Se Eu Fosse Você 2

SE EU FOSSE VC Título original: (Se Eu Fosse Você 2)

Lançamento: 2009 (BRA)

Direção: Daniel Filho

Atores: Glória Pires, Tony Ramos, Cássio Gabus Mendes, Maria Luiza Mendonça

Duração: 100 minutos

Gênero: Comédia

Sinopse

Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) estão prestes a se separar, o que faz com que ele passe a morar na casa de Nelsinho (Cássio Gabus Mendes). Porém, após a primeira reunião do divórcio, eles discutem em pleno elevador e, repentinamente, trocam de corpos mais uma vez. Isto faz com que ambos tenham que viver a vida do outro, tendo por experiência o que ocorreu anos antes. Paralelamente há a situação de Bia (Isabelle Drummond), filha do casal, que está grávida e não sabe como contar aos pais.

Dia: 27/11 – Às 18h30 - Pequenas Histórias

pequenas-historias Título original: (Pequenas Histórias)

Lançamento: 2008 (BRA)

Direção:Helvécio Ratton

Atores: Marieta Severo, Patrícia Pillar, Maurício Tizumba, Paulo José

Duração: 80 min

Gênero: Infantil

 

Sinopse

Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta histórias ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens que formam uma toalha. São quatro histórias de humor e magia. O casamento do pescador com Iara, a sereia  dos rios. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros.

Dia: 28/11 – Às 18h30 – A Era do Gelo 3

ERA DO GELO Título Original: Ice Age: Dawn of the Dinosaurs

Gênero: Animação

País: Estados Unidos

Diretores: Carlos Saldanha, Mike Thurmeier

Duração: 96 minutos

Sinopse

Scrat continua tentando agarrar a noz fujona (e, no meio do caminho, pode encontrar seu grande amor); Manny e Ellie aguardam o nascimento de seu minimamute; Sid, a preguiça, cria sua própria família, embora de faz-de-conta, ao “desviar” alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, começa a se perguntar se a convivência com os amigos não o está deixando molenga demais. Numa missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura por um misterioso mundo subterrâneo, onde acabam deparando com dinossauros, lutam contra estranhas plantas assassinas – e conhecem Buck, uma agitada doninha de um olho só, caçadora de dinossauros.

Ordem para ataques no Rio de Janeiro pode ter partido de Mossoró, admite secretário

PRESÍDIO Em MOSSORÓPresídio Federal de Mossoró, de onde ordens para ataques no Rio, podem ter partido

Em declaração à imprensa, o secretário de Segurança Pública, José Maria Beltrame, do Rio de Janeiro, citou que a onda de ações criminosas que afetaram a capital fluminense teria partido de dentro de presídios de segurança máxima, inclusive da unidade federal de Mossoró, onde estão 11 traficantes cariocas.

O diretor do Presídio Federal de Mossoró, Kércio Pinto, disse que não descarta a ideia do secretário Beltrame, entretanto assegura que se a ordem dos ataques partiu do sistema local, teria sido por intermédio dos familiares, uma vez que somente a família tem contato com o detento. "Se saiu alguma ordem foi estritamente verbal, pois nenhum familiar entra ou sai da presídio conduzindo objetos", explicou.

Ele disse que os 11 presos cariocas estão isolados dos demais detentos, justamente por questões de segurança.

Transferência  

Um presente de Papai Noel para Mossoró e região. A guerra declarada entre  polícia e traficantes do Rio de Janeiro (RJ) poderá resultar na transferência de presos de alta periculosidade para o Presídio Federal de Mossoró, onde o número de detentos é reduzido.

RIO Megaoperação da polícia faz traficantes cariocas fugirem para os morros carregando companheiros feridos

O diretor Kércio Pinto, do Presídio Federal de Mossoró, disse que existem pedidos de transferências para a unidade, mas elas só serão autorizadas mediante parecer do juiz Mário Jambo, corregedor federal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). (Leia matéria completa na edição de hoje, 26/11/2010, do jornal O Mossoroense).

Finais dos Jogos Intercolegiais acontecem a partir das 15h, no Ginásio Poliesportivo

GINÁSIO POLIESPORTIVO FUTSAL Futsal domina nas finais dos Jogos Intercolegiais, nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 26, acontecem as finais dos XXII Jogos Intercolegiais 2010 de Areia Branca, cuja competição iniciou no dia 22 passado. Na modalidade futsal, os jogos serão realizados a partir das 15h, com os vencedores dos grupos de encontrando para definir os finais.

Os jogos reúnem estudantes dos diversos estabelecimentos de ensino das redes municipal, estadual e privada existentes nas zonas urbana e rural de Areia Branca, cujas competições encerram hoje. O certame é uma realização da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Esporte e Lazer.

Hoje, último dia de competições, a expectativa é de um bom público no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral. As disputas envolvem as categorias pré-mirim, mirim, infantil (masculino e feminino) e juvenil.

Cine Sesi Cultural passará por 14 cidades no Rio Grande do Norte até fevereiro de 2011

CINE SESI Filmes são apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros com um projetor de 35 mm

Patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e idealizado pela publicitária Lina Rosa Vieira, o Cine Sesi Cultural chega à sua 9ª edição.  O projeto circula desde 2002, levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Durante todas as edições, cerca de 2,8 milhões de pessoas de mais de 400 cidades participaram das exibições. Em 2009, o Cine Sesi aportou em mais de 80 cidades dos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Ceará,  Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Desde o dia 12 de novembro que o projeto iniciou sua trajetória por 14 cidades potiguares, começando por Martins, Carnaubais, Areia Branca, Guamaré, Macau, Alto do Rodrigues, Lagoa Nova, Parelhas, São José do Campestre, Passa e Fica, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. O Cine Sesi se estende até fevereiro de 2011.

As projeções ocorrem sempre a partir das 19h na sexta, sábado e domingo, ao ar-livre, em área cedida ao SESI, em acordo com a Prefeitura local. Nesta edição, os primeiros Estados visitados foram Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Durante os três dias de exibição em cada cidade serão apresentados um curta e um longa metragem para a população presente que incluem 12 títulos como “Se eu fosse você 2”, “A Era do gelo 3”, “Pequenas Histórias” e “Ratatouille” entre os longas, além de curtas brasileiros de animação e documentários.

Os filmes são apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

PROGRAMAÇÃO

DATAS                          CIDADES        LOCAIS
12, 13 e 14/11/2010    Martins           R. Des. Hemetério (em frente ao BB)
20, 21 e 22/11/2010    Carnaubais     Ao lado da Igreja Santa Luzia
26, 27 e 28/11/2010    Areia Branca   Espaço do antigo Cine Miramar
03, 04 e 05/12/2010    Guamaré        Em frente ao Clube Municipal
10, 11 e 12/12/2010    Macau            Antiga Rodoviária em frente a federal
17, 18 e 19/12/2010    Alto do Rodrigues    No Largo do Clube
07, 08 e 09/01/2011    Lagoa Nova    Ao lado da feira coberta
28, 29 e 30/01/2011    Parelhas         Pç de Eventos José Arnaldo
04, 05 e 06/02/2011    São José do Campestre    em frente a Rodoviária
11, 12 e 13/02/2011    Passa e Fica    Em frente a Escola Est. Djalma Marinho
18, 19 e 20/02/2011    Macaíba          Largo do Pax Club
25, 26 e 27/02/2011    São Gonçalo do Amarante Praça Senador Dinarte Mariz

Festa do Caju 2010 acontece neste sábado, em Serra do Mel, devendo atrair multidão

TROPYKÁLIA_thumb[1]Forrozão Tropykália animará o povão em Serra do Mel, neste sábado

Milhares de pessoas devem se deslocar para Serra do Mel neste sábado, 27, para participar da Festa do Caju 2010, tradicional evento festivo realizado pela prefeitura serrana. Durante toda a semana a cidade está em clima de festa.

Amanhã, portanto, será realizada a 32ª edição da Festa do Caju. Mas, apesar do aperto financeiro, as atrações contratadas pelo prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB) são de excelente qualidade. Além das bandas locais Garotos do Forró, Forró Quero Mais e Revelação do Forró, o povão terá shows com as consagradas bandas Collo de Menina e Forrozão Tropykália.

COLLO DE MENINACollo de Menina também está na programação da Festa do Caju, amanhã

De acordo com Bibiano, a festa tem duplo significado para o município, pois, além de constituir um dos mais importantes acontecimentos socioculturais da região, alavanca o turismo e é um verdadeiro incremento para a economia local.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mineiro solicita audiência pública para discutir Copa do Mundo 2014 em Natal

O deputado Fernando Mineiro (foto) apresentou, na manhã desta quinta-feira,25, requerimento solicitando a realização de Audiência Pública para discutir os “Encaminhamentos para a realização da Copa 2014 em Natal”. O evento será realizado no dia 1º de dezembro, às 9h, no Auditório Robinson Faria, na Sede do Poder Legislativo Estadual.
Segundo Mineiro, é público e notório o atraso que ocorre nos encaminhamentos relacionados à realização da Copa 2014 em Natal."Nada mais justo, e necessário, que esta Casa se aproprie das informações acerca deste processo e contribua para que as dificuldades e entraves sejam superados", ressaltou.
Para a audiência, estão sendo convidados representantes do Governo do Estado; Prefeitura de Natal; Federação do Comércio; Federação das Indústrias; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/RN; Ministério Público Estadual; Ministério Público Federal; Prefeituras e Câmaras Municipais de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz e Ceará Mirim; e da Câmara Municipal de Natal.
LICITAÇÃO
Ontem, foi divulgado a ausência de concorrentes na licitação pública em formato PPP (Parceria Público-Privada) para a escolha da empresa que irá construir o Arena das Dunas, Novo Machadão. Com esse fato, Natal correr o risco de perder o maior evento futebolístico mundial. Em seu twitter, Mineiro falou sobre o assunto. “Eu disse há dias que não ficaria surpreso se Natal ficasse fora das cidades-sedes da Copa. E, infelizmente, caminha para isso”, assinalou o parlamentar.

Chapa Iraneide/Expedito Leonez já estaria definida para disputar prefeitura em 2012

IRANEIDE Velha, mais sempre em voga, a máxima “quem é coxo parte cedo” está sendo aplicada pelo sistema de oposição ao atual governo municipal, em Areia Branca. Faltando ainda quase dois anos para as próximas eleições, a sucessão do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), já tem chapa definida. Pelo menos é o que a própria oposição comenta.

Iraneide Rebouças, candidata a prefeita em 2012 pela oposição…

Segundo informações ao Blog, recentemente teria havido uma reunião em Natal, entre os principais expoentes do sistema oposicionista local, com vistas às eleições de 2012. A conversa teria sido franca, culminando com a formação da chapa majoritária para uma eventual disputa no pleito vindouro. A ex-vice-prefeita Iraneide Xavier Rebouças (PSB) seria a cabeça de chapa, tendo como companheiro o ex-prefeito Expedito Leonez (DEM).

Pelo que colheu o Blog, a chapa Iraneide Rebouças e Expedito Leonez para prefeita e vice, respectivamente, já está nas ruas. Ontem, 24, um próximo aliado do ex-vereador e ex-candidato a prefeito em 2008, Francisco Antônio de Macedo (PR) confirmou que a chapa é verdadeira.

EXPEDITO LEONEZ ESTARÁ VIVO EM 2012 Segundo a fonte, teria havido realmente um entendimento entre os ex-prefeitos Expedito Leonez, José Alfredo (PSB) e Ruidemberg Ferreira Souto, “Beguinho” (PTB), para fechar questão em torno da presente chapa, que teria as bênçãos da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) e do vice-governador eleito Robinson Faria (PMN). Verdade ou não, a chapa foi bem recebida pelos “bicudos” tradicionais.

… Expedito Leonez, vice, seriam os nomes definidos para a sucessão municipal em Areia Branca

Neste cenário, sobraria o ex-vereador Macedo, que nunca escondeu o desejo de se candidatar, de novo, a prefeito de Areia Branca. Ele defende “um projeto político novo para o município”. Mas sem o apoio do seu grupo político (?) dificilmente tal proposta vingaria. Seria a repetição de 2008, quando ele impôs sua candidatura a prefeito e ficou sozinho no palanque. O desfecho foi uma derrota por maioria histórica, diante do então candidato à reeleição e atual prefeito, “Souza”.

Nesse aspecto, com nomes pré-definidos à prefeitura no âmbito oposicionista, Macedo está em desvantagem. Iraneide Rebouças é esposa do ex-prefeito e médico José Alfredo, que é amigo do ex-prefeito “Beguinho”, fortes aliados do vice-governador eleito Robinson Faria, presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

MACEDO DEFENDE UNIÃO DE FORÇAS PARA 2012 Por seu turno, expedito Leonez é aliado histórico e correligionário fiel do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado e da sua esposa Rosalba Ciarilini, irmão e cunhada do deputado federal Betinho Rosado (DEM), que obteve excelente votação em Areia Branca, nas eleições deste ano, apoiado pelo ex-prefeito. Isso pesa na hora de decidir quem realmente deverá compor a chapa que disputará a prefeitura local, em 2012, pela oposição.

No caso da chapa acima vingar, Macedo tentaria uma terceira via?

Se bem que Macedo também estava lá, no palanque da “Rosa”, na recente campanha. Mas proporcionalmente apoiando candidatos fora do eixo da chapa vitoriosa. Ele pediu votos para João Maia e George Soares, ambos do PR, mas eleitos na composição derrotada do governador Iberê Ferreira (PSB) e da ex-candidata ao Senado Wilma de Faria (PSB). O que aparentemente, ou momentaneamente, complica na hora das negociações.

De qualquer forma, mesmo com a eventual chapa Iraneide Rebouças/Expedito Leonez já definida, muita coisa poderá acontecer até as convenções partidárias. Já que muitos propagam que o futuro Governo Rosalba Ciarlini teria influência na sucessão municipal em Areia Branca, em 2012, o mais sensato é esperar pelo eu vem pela frente nesses próximos 23 meses.

Areia Branca: Vale a pena ler e ver de novo a tradicional coluna domingueira da cidade

FASHION LOOK

GE DIGITAL CAMERA Neste sábado, 27, às 22h, no Caravelas Clube, o promoter Evanderson Bernardo (aqui, acompanhado da bela Ruth) realiza o megaevento Areia Branca Fashion Music. Atrações musicais: Swing do Papy, Forró Doideira e Boate Top Dance. E muita gente bonita, claro.  

MAIS INFORMAÇÃO

SOUZA DECRETA PONTO FACULTATIVO O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, "Souza", amplia o acesso à informática na rede municipal de ensino. A partir da sexta-feira, 19, os alunos da Escola Municipal Aluízio Alves passaram a desfrutar de aulas no laboratório de informática montado nas dependências da Escola Estadual Francisco Fausto, onde a Escola Aluízio Alves funciona atualmente. Conectados à internet, os computadores foram enviados pelo Programa de Inclusão Digital (ProInfo) do Governo Federal em parceria com a prefeitura.

SEMANA DA MARINHA

CAPITÃES DOS PORTOS DE AREIA BRANCA  INSCRIÇÕES O capitão-tenente Francisco Cavalcante informa que estão abertas, na agência da Capitania dos Portos, em Areia Branca, as inscrições para a programação esportiva em comemoração à X Semana da Marinha do Brasil, que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro. A programação inclui corrida de mini barcos, minimaratonas, cabos de guerra e jogos de futsal masculino e feminino. Além dos eventos esportivos, haverá palestras nas escolas sobre os procedimentos e importância de os jovens ingressarem nos quadros da Marinha do Brasil.

VAMOS AO ESTÁDIO!

ESTÁDIO FERNANDÃO HOJE Neste domingo, 28, a partir das 16h, no estádio "Fernandão", tem a primeira partida válida pela final do Campeonato Municipal de Futebol 2010 de Areia Branca. Jogam Botafogo e Ponta do Mel Futebol Clube. Vale o título da competição. A participação do torcedor é indispensável nesses jogos finais do campeonato da cidade.

CONCURSO PÚBLICO

<KENOX S630  / Samsung S630> Iniciou nessa quarta-feira, 24, as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Areia Branca. O certame será realizado pela empresa Mult-sai Ltda., de Currais Novos, oferece vagas nos diversos cargos na área da saúde, com salários de até R$ 7 mil. O edital do concurso está no site da empresa (www.multsai.com.br), onde também é feita a inscrição.

D E S T A Q U E S

VENTURA, DO SINDICATO VAI AO RIO

 

 

Neste final de semana, o sindicalista Francisco Ventura viaja ao Rio de Janeiro para participar do Congresso da Confederação dos Aquaviários. O evento será na cidade de Rio das Ostras nos dias 29 e 30 deste mês e 1º de dezembro.

 

 

CARLÃO DO BB E ESPOSA

 

O casal Carlos Alberto de Souza/Itamira Valetim está em evidência. É que o amigo "Carlão", como é mais conhecido o membro da guarda patrimonial do Banco do Brasil local, articula seu nome para vereador em 2012. Boa.

 

CLEODON BEZERRA, PRESIDENTE DO PMDB

 

 

O empresário e presidente do PMDB local, Cleodon Bezerra, está vibrando com a ascensão do partido durante e pós-eleições de 2010. Os telefonemas vindos de Brasília são animadores e têm a ver com a sucessão municipal em 2012.

Z O N A F R A NC A

A Câmara Municipal de Areia Branca derrubou o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) que havia desaprovado as contas referentes ao exercício de 2004, dos ex-prefeitos de Areia Branca José Bruno Filho (PMDB), Dijalma da Silva Souza (PMDB) e Expedito Gomes Leonez (DEM). A polêmica sessão ocorreu dia 16, quando seis vereadores (dois terços dos pares da Casa) entenderam que o mais correto seria votar contra o parecer e a favor dos ex-prefeitos. Alguns edis não entenderam o sentido da coisa, acharam que estavam julgando as contas que na verdade já haviam sido rejeitadas pela Corte do TCE.

***

Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Programas de Saúde, estará realizando uma mobilização em Areia Branca, via Programa "Fique Sabendo". A mobilização é um incentivo à testagem precoce anti-HIV no município. O programa "Fique Sabendo" consiste numa campanha onde os exames anti-HIV é feito e a pessoa recebe o resultado na hora.

***

Na praça, uma enxurrada de pré-candidatos à Câmara Municipal de Areia Branca. Alguns são novatos e outros já testados nas urnas e desaprovados pelo eleitor. Os observadores da cena política local acham que em 2012 haverá uma renovação significativa naquela Casa. O que é normal. Sim, a partir do pleito vindouro o Legislativo areia-branquense voltará a contar com 11 cadeiras.

***

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Educação, via Gerência Executiva de Esportes e Lazer, realizou sexta-feira, 19, às 10h, no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral, a abertura oficial dos Jogos Intercolegiais 2010. Essa nova edição da competição acontece como forma de propiciar saúde, qualidade de vida, integração e união, entre alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.

***

Denúncias do Centro Estudantil Areia-branquense (CEA) motivaram o promotor Diogo Augusto Vidal Padre a instaurar dois Termos de Ajustamento de conduta (TAC) referentes a não concessão do desconto de 50% na entrada de eventos socioculturais, transporte e de esporte para estudantes devidamente matriculados nos ensinos de primeiro, segundo e terceiro graus.

***

Os dois TACs foram assinados pelos proprietários de um restaurante e um clube, que de acordo com os estudantes, não oferecem a meia-entrada em shows, eventos esportivos, culturais e de lazer. O promotor cobra algumas ações que preservem os direitos estudantis, tais como: o direito a meia-entrada mesmo em venda antecipada ou promoção, e a fixação de um cartaz, em frente ao estabelecimento, com as dimensões mínimas de 30cm x 45cm, os valores da "entrada inteira" e da "meia-entrada".

***

Areia Branca conheceu dia 20, o seu representante na edição 2010 do concurso de calouros "A Mais Bela Voz". É Roberto Duarte, com a música “Sangrando”, de Gonzaguinha. Foram 16 candidatos concorrendo. Durante o evento, a prefeitura prestou uma homenagem ao ex-prefeito Luiz Duarte Vasconcelos, "Luiz Vovô", que também é músico. E, ainda, homenageou os grupos de teatro da cidade. Retornaremos ao assunto na próxima semana.

***

Depois do sucesso do Curso de GPS realizado nos dias 11 e 12 deste mês para pescadores e pessoas envolvidas diretamente com o setor, os responsáveis diretos pelo evento já se articulam para ampliar a qualificação no município. O presidente da Colônia de Pesca Z-8, de Areia Branca, Ronaldo do Vale, disse que iniciará um processo de articulação junto à Prefeitura de Areia Branca, Marinha do Brasil e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), visando a realização de novos cursos na área, principalmente sobre GPS.

***

Areia Branca tem mais mulheres do que homens. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que praticamente concluiu o censo demográfico referente a este município. Areia Branca conta extraoficialmente com uma população de 24.806 habitantes, mas pode chegar a 25.352 com  a inclusão dos dados finais coletados pelos recenseadores. Pelos indicadores são  12.718 mulheres e 12.088 homens, o que significa que no município existem mais mulheres do que homens. Na cidade existem 7.082 domicílios particulares permanentemente ocupados.

***

Mais um período encerrado e agora os vereadores da Câmara Municipal de Areia Branca se preparam para o último mês de trabalhos referente a 2010. O presidente, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), disse que está satisfeito porque todos os vereadores estão trabalhando muito. O presidente lembra que desde o início do ano vários projetos têm sido votados e aprovados pelo legislativo, sem contar o trabalho social realizado dentro da casa, principalmente ajuda as pessoas carentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações