segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quinze encantadoras estudantes disputam o título de garota-propaganda do Micareia

MUSAS 1 No dia 3 de julho um grupo de 15 belas estudantes estará disputando o título de Musa do Micareia 2010. O concurso tem como objetivo escolher a garota-propaganda do carnaval fora de época de Areia Branca, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto. Sob responsabilidade do promotor de eventos, Afrânio Mesquita, a festa já está pronta com antecedência de mais de um mês.

MUSAS 2 De acordo com Afrânio Mesquita, que realizou com sucesso a escolha da Garota Fashion 2010 em 1º de maio passado, a Quadra de Esportes Nazir Pereira Júnior, na Cohab, vai receber uma mega estrutura de equipamentos sonoros, iluminação, passarela e serviço de bar. Além do desfile das belas candidatas, a parte musical ficará por conta da Boate Tecno Music e das bandas Bakulejo e Forrozão Me Namora. A festa começa às 22h.

MUSAS 3 Segundo Afrânio, durante o concurso haverá muitas surpresas. Entre as novidades no certame de beleza, está confirmada a presença da Miss RN 2010, Joyce Oliver, 19 anos. O Blog publica as fotos das 15 candidatas selecionadas para o concurso Musa do Micareia 2010. Em sua opinião, quem vai conquistar o título?

Areia Branca parou para render homenagem aos estudantes mortos em grave acidente

CÉSAR LEONEZ Muita comoção e manifestações de solidariedade dos inúmeros amigos e familiares foram registradas durante todo o dia de ontem, 30, e se estendeu ao velório e sepultamento dos jovens estudantes César Leonez (foto) e Delmyra Rayanne Pereira que perderam a vida num trágico acidente automobilístico ocorrido na madrugada de ontem, na estrada que liga a vila/praia Ponta do Mel a Areia Branca.

Muito querida pelos familiares e amigos por conta de beleza singular e extremada simpatia, a estudante Delmyra Rayanne, 19 anos, era filha dos funcionários públicos municipais Reuben Pereira, “Reubinho”, e Maria Navegantes Pereira. Já César Leonez, era filho do ex-prefeito Expedito Leonez com a professora Núbia, mais conhecida por “Moça”.

DELMYRA, VÍTIMA A estudante apesar da tenra idade, era dotada de uma alegria de viver contagiante. Os amigos mais íntimos lembram com muito carinho a generosidade e o apego à vida, demonstrados por Delmyra (foto). Por conta de todos esses predicados, ela acabou construindo uma legião de amigos e admiradores. Prova disso tudo, ficou registrado no site de relacionamento (Orkut), onde Delmyra mantinha uma página com o seu perfil e álbuns de fotografias digitais que registravam esses seus momentos de alegria em família e com os amigos.

Segundo informações colhidas pelo Blog, Delmyra tinha uma visão muito própria de família, de amigos e do significado da vida em si. Ela tinha uma ligação muito forte com os pais “Reubinho” e Navegantes e com a irmã Ruanna Pereira, de quem era companheira inseparável e cultivavam uma grande amizade. Ruanna estava com ela no momento do acidente e sofreu apenas escoriações. Continua inconsolável.

Apenas uma rua separou a dor das duas famílias atingidas pela tragédia. Os pais de Delmyra residem à rua Marechal Deodoro, enquanto a mãe de César Leonez, que conduzia o veículo tipo Fiat Uno, na hora do capotamento, mora na rua Mestre Silvério Barreto. Igualmente a Delmyra, César era um jovem querido e dedicado à família. Atualmente residia em Natal, para estar mais próximo do pai, ex-prefeito Expedito Leonez, que passa por um deliciado tratamento de saúde. Veio passar o fim de semana com a mãe e aconteceu o inesperado.

O estudante era admirado e querido por todos. Prova disso, foi a legião de amigos que foi se despedir do mesmo, levando coroas de flores, dando testemunhos, enfim prestando-lhe uma última homenagem durante todo o seu velório. A senadora Rosalba Ciarlini, seu esposo, o ex-deputado estadual Carlos Augusto, e o deputado federal Betinho Rosado, amigos do ex-prefeito Expedito Leonez, estiveram presentes no ato fúnebre.

DEL E RUANA PEREIRA Segundo as informações repassadas ao Blog, os jovens retornavam de um show da banda Garota Safada realizado em praça pública no sábado, pela Prefeitura de Porto do Mangue. O acidente ocorreu por volta das 4h30 da madrugada, na segunda curva da rodovia de Ponta do Mel sentido Areia Branca. No carro, além do condutor César Leonez, estavam uma irmã do motorista, as irmãs Delmyra e Ruanna (foto) e mais uma jovem. Cinco ocupantes, no total.

De acordo com relatos colhidos pelo Blog, o condutor sobrou numa curva e o veículo capotou várias vezes, projetando seus ocupantes para fora. A causa, provavelmente, teria sido um cochilo de César, que morreu na hora e Delmyra sofreu lesões graves, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito quando era conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. As outras três vítimas do acidente foram conduzidas para o Hospital/Maternidade Sara Kubitschek, em Areia Branca, com escoriações e ferimentos. Uma delas teve que ser submetia a pequena intervenção cirúrgica, devido a um corte na cabeça, mas passa bem. (Por Luciano Oliveira).

domingo, 30 de maio de 2010

Pré-candidatura Jocsã Cerqueira a deputado recebe o apoio da juventude de Upanema

PCdoB DE UPANEMA A pré-candidatura do areia-branquense Jocsã Cerqueira (PCdoB) a deputado estadual continua crescendo na região. Ele está aproveitando o período que antecede a campanha eleitoral, para propagar o seu nome e apresentar suas propostas, tendo como foco a juventude, que é a sua bandeira de luta.

No sábado, 29, o pré-candidato foi no município de Upanema, onde se reuniu com um grupo de jovens daquela cidade. Durante o encontro Jocsã Cerqueira, que estava acompanhado do pré-candidato a deputado federal, Walter Fernandes (PCdoB), falou dos propósitos do PCdoB nas eleições deste ano e apresentou um leque de propostas que elegeu como prioridade para a região, caso seja eleito para a Assembleia Legislativa.

O grupo de jovens da cidade de Upanema resolveu se engajar na luta do jovem pré-candidato, considerando que as propostas defendidas por ele atendem aos anseios da juventude e representam grandes benefícios para a região.

Grupos podem se inscrever para a segunda edição do Festival Municipal de Teatro 2010

IVIPANIM CLUBE O edital contendo regulamento e ficha de inscrição para o II Festival Municipal de Teatro (II FEMUT) já está disponível para os grupos ou entidades interessados em participar do evento neste ano. As inscrições vão até 30 de julho, na Fundação Areia Branca de Cultura (FUNDAC), no horário de expediente normal.

Em agosto está prevista a divulgação dos 12 textos selecionados que apresentação no festival que se realizado no período de 18 a 20 de outubro, no Ivipanim Clube (foto), que ganhará decoração e cenários ambientados conforme o tema do evento.

O projeto de adaptação do clube contará com o apoio da iniciativa privada, por meio de empresas locais como a Norte Salineira S/A (NORSAL), que já deu o sinal verde em termos de patrocínio. Além de outros empresários que estão mantendo contatos com a coordenação do festival querendo colaborar com o evento.

A primeira fase do festival envolve inscrições, reuniões, seleção de textos, palestras, oficinas, ensaios, visitas da equipe do FUNDAC aos grupos. A segunda fase consiste nas apresentações teatrais. A terceira fase resume-se a uma avaliação da segunda edição do festival e apresentação de propostas para a próxima edição, em 2011.

Este ano o festival prestará uma homenagem ao grupo de Teatro Quintal, que foi um marco na dramaturgia local. Quanto ao festival, o tema geral será “Diversão e arte para qualquer parte”.

Fala, Memória: Rua da Frente, uma avenida de contradições

*Evaldo Alves de Oliveira

RUA DA FREENTE CORRIGIDA

Cortada pela margem direita do rio Mossoró, a Rua da Frente, com seu ar imponente de senhora da história, já ostentava, nos dias da minha meninice, ares altaneiros, como uma Esfinge, a se olhar no espelho d’água que todos os dias se oferece a sua frente, despudorado, fazendo de conta que não é rio, e brincando de se esconder no mar, eterno amante de hálito salitrado e cabelos revoltos com cheiro de maresia.

Pela manhã, o movimento de pessoas no Tirol era intenso. A pracinha, ao lado, funcionava como uma recepcionista de eventos, elegante, serena, solícita e bela. E o Tirol era assim, bonito, meio brejeiro, meio malandro, recebendo e despachando embarcações e passageiros, com seu charme de fiscal de estação de trem, com a água a bater em suas carcomidas costelas de ferro e concreto, no frenesi dos anos 1950.

A igreja de Areia Branca, sempre serena e de ar sério, também fica na Rua da Frente, fitando o outro lado do rio, abençoando em silêncio povos de todas as águas, de todas as areias, de todos os manguezais.

À frente, altaneira, sempre impondo sua dignidade, está a Rampa, intermediando o movimento de embarcações, veículos e pessoas, sendo diuturnamente banhada pelas águas do rio e visitada pelo mar, que se infiltra no rio e, sorrateiramente, beija seus pés e vai embora. Ainda é ali que as canoas – tendo a manobrá-las os senhores dos rios – chegam e saem, num frenesi de conversas e odores que se atropelam em seu costado. Era na Rampa que ancoravam os barcos dos beijus, com seu cheiro de mato e de frutas silvestres. Abasteciam a cidade com manga, banana, melancia, melão, coco, pequenos animais, beiju, ovos, mel de engenho e rapadura. A chegada dos barcos era uma festa para a meninada.  

O Botequim da Bosta, equipamento comunitário nunca citado nos discursos e redações, foi o primeiro mictório público da cidade, e ficava na Rua da Frente, na beira do cais, em frente à bodega de seu Isídio. Era sujo, de cheiro forte, e utilizado pelos trabalhadores das embarcações e por toda uma fauna humana que circulava pela Rua da Frente.

A Usina de Luz era outro bem comunitário que valorizava a Rua da Frente, com seu ronco grave e seu fumaceiro escuro e fedorento. Batia ponto às dez da manhã e às dez da noite, tal qual empregado de shopping.

A maior parte do comércio de Areia Branca ficava na Rua da Frente. Eram lojas de tecidos (seu Quincó e Jales), bodegas (Zé Silvino, Antonio Calazans, Chico Lino, Antonio Noronha, Zé Leonel, seu Josa, Valdemiro, seu Isídio, seu Quidoca), padaria (seu Lalá), barbearia, bares e residências. Muita gente morava ali, inclusive eu.

Porém o mais típico da Rua da Frente eram suas figuras humanas. Marcaram época pessoas como Casca de Ovo, Fernando, Mundico, Esgalamido, Macaco.

A Rua da Frente, apesar de ostentar todos esses elementos arquitetônicos, e de sua exclusiva fauna humana, tinha um ar de nostalgia, uma quase tristeza, feito donzela abandonada, talvez pela indiferença e o descaso das autoridades, que não cuidavam de sua Esfinge. Crianças de outras ruas quase não se dirigiam à Rua da Frente, exceto quando em companhia dos pais. Não era chic. Exceto lá para os lados do Tirol.

Hoje a Rua da Frente tem um bom calçamento, um bonito cais e a elegância discreta de uma princesa. O principado? A própria deusa das salinas (Areia Branca).

(*) Evaldo Alves de Oliveira, areia-branquense. Médico e escritor.

Lideranças políticas da região prestigiaram as movimentações de rua ontem, em Tibau

COMÍCIO NEINHA Comícios e caminhadas aquecem a campanha eleitoral no município de Tibau. Na noite de ontem, 29, aconteceram três comícios na cidade. A prefeita interina e candidata Evaneide Fernandes da Costa, “Neinha” (PSB), fez uma grande caminhada que contou com a presença de vereadores, deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” )PP), e o prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB), respectivamente, e diversas outras importantes lideranças políticas do município.

A prefeita “Neinha” Fernandes disse que estava preparada para administrar Tibau e que vai realizar uma campanha limpa e com apresentação de propostas de melhoria para a cidade e para o povo de Tibau.

Os colegas prefeitos de Areia Branca, “Souza" e o de Serra do Mel, Josivan Bibiano elogiaram a forma como a prefeita vem administrando a cidade e também como está fazendo a sua campanha. A presença dos prefeitos no palanque de “Neinha” faz com que a população passe a acreditar em suas propostas de governo, pois tem o respaldo de dois prefeitos experientes e bem conceituados na região.

O deputado Gustavo Carvalho destacou o compromisso de “Neinha” com o povo de Tibau e colocou o seu mandato a disposição da prefeita. “Prefeita “Neinha”, trago aqui um forte abraço da ex-governadora Wilma de Faria e do governador Ibere Ferreira, que juntos vão participar da festa da sua vitoria em 20 de junho”, comentou o parlamentar.

O ex-prefeito de Tibau, Sidrônio Freire (PMDB), também realizou uma carreata nas ruas da cidade e comício. O candidato João Nolasco Neto (PSC) ao lado do ex-prefeito Nilo Nolasco também ganhou as ruas de Tibau.

Na noite passada era uma carreata atrás da outra e a Policia Militar, juntamente com o delegado da Policia Civil, bacharel Roberto Moura, fizeram um trabalho junto às coordenações das coligações para evitar tumultos e confusões entre os partidários.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) através da 32ª Zona Eleitoral, com sede em Areia Branca, realizará eleição complementar em Tibau no dia 20 de junho.  

A População Total do Município era de 3.197 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000). O eleitorado do município é de 2.842 eleitores.

sábado, 29 de maio de 2010

Sindicatos reúnem marítimos para discussão em torno do Acordo Coletivo de Trabalho

BARCAÇA Os marítimos das empresas de navegação de Areia Branca estão sendo convocados para uma reunião, neste sábado, 29, a partir das 10h, na Delegacia do Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços de Convés, localizado na Avenida Deputado Manoel Avelino, centro. Na oportunidade será tratado do Acordo Coletivo de Trabalho 2010/2011.

O assunto foi discutido numa reunião anterior realizada dia 26 passado, entre os dirigentes dos sindicatos representativos da categoria e os empresários de setor de navegação. No encontro deste sábado os sindicalistas pretendem aprofundar no tema, já que até agora não houve um acerto definitivo entre as partes.

A reunião de hoje foi convocada pelo Sindicato dos Mestres de Cabotagem e Contramestres; Sindicato de Aquaviários de Máquinas da Marinha Mercante/RN; Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços de Convés; e Sindicato Nacional dos Taifeiros e Culinários.

A reunião será conduzida pelos dirigentes sindicais Francisco Aurélio (Mestres e Contramestres), Lenilson do Vale (Aquaviários e Máquinas) e Francisco Ventura (Marinheiros e Moços).

Caixa Econômica confirma a reinstalação de agência na cidade de Areia Branca em 2011

0182 Os serviços bancários de Areia Branca serão reforçados com a chegada de mais uma agencia bancaria. O anuncio foi feito nesta sexta-feira, 28, pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), após uma reunião com a superintendência estadual da Caixa, em Natal, quando recebeu a boa noticia.

Ao repassar a noticia para os areia-branquenses no programa “Costa Branca Em Debate”, da Rádio Costa Branca (FM 104,3) o prefeito “Souza” (foto) disse que a reinstalação da Caixa em Areia Branca representa o resultado de uma luta travada por ele, por entender que a cidade cresceu, está se desenvolvendo e precisa oferecer opções na prestação de serviços à população.

“Souza” adiantou que vai ceder o prédio do extinto Banco do Estado do Rio Grande do Norte (Bandern) para as instalações da Agencia da Caixa Econômica Federal, o que deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2011.

A chegada da nova Agencia da Caixa Econômica vai propiciar melhoria da qualidade de atendimento à população local e de cidades vizinhas. A viabilidade do pleito contou com o apoio da deputada federal Sandra Rosado (PSB), que por diversas vezes cobrou o benefício junto a presidência da Caixa, em Brasília (DF).

A Caixa já teve uma agência operando em Areia Branca, até a década de 90. Atualmente o município conta apenas com a agência do Banco do Brasil. Entre os correspondentes bancários existentes, se destacam o posto do Bradesco e a Casa Lotérica.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PMDB de Areia Branca prestigiará festa dos 40 anos de atuação de Henrique e Garibaldi

CLEODON COM GARI O presidente do diretório do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Areia Branca, empresário Cleodon Bezerra de Oliveira, estará em Natal nesta sexta-feira, 28, para tratar de negócios particulares e depois se engajar no evento que celebra os 40 anos de vida pública do deputado federal Henrique Eduardo Alves e quatro décadas de atuação política do senador Garibaldi Alves Filho, ambos do PMDB.

A festa acontecerá no Centro de Convenções, a partir das 12h30. O evento será prestigiado por nomes de peso do PMDB nacional, como o presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer. Também foi anunciada a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Além de prefeitos, vereadores, parlamentares, empresários, dentre outros.

Peemedebista histórico, Cleodon Bezerra (na foto com Garibaldi Alves)acompanhou a evolução do partido no Estado e no país, vivenciando seus reflexos em nível local, onde a sigla conseguiu montar uma base de apoio sólida ao Executivo, por meio do vice-prefeito José Bruno Filho; presidente da Câmara Municipal, Aldo de Oliveira Dantas; e vereador Dijalma da Silva Souza. E mais inúmeros expoenters de peso que fazem do PMDB uma referência.

Zona Eleitoral informa TRE/RN do pedido de impugnação da pré-candidatura de Sidrônio

SIDRÔNIO O Cartório Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, com sede em Areia Branca, a qual jurisdiciona o município de Tibau, informou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) que encerrou na quarta-feira, 26, às 19h, o prazo para impetração de ação de impugnação de registro de candidatura dos postulantes aos cargos de prefeito e vice de Tibau, na eleição complementar do dia 20 de junho.

De acordo com as informações da zona eleitoral apenas um candidato teve seu pedido de registro de candidatura impugnado, o ex-prefeito de Tibau, Sidrônio Freire da Silva (foto), do PMDB. A impugnação foi promovida pela coligação “Tibau de Mãos Limpas”, que tem como candidata a prefeita interina, vereadora Evaneide Fernandes da Costa, “Neinha” (PSB), e o Partido Social Cristão (PSC), cujo candidato é o vereador João Nolasco Neto.

Mais detalhes do caso e novas informações sobre o processo eleitoral em Tibau, nas próximas postagens.

Homenagens ao pastor Martin Alves reúnem comunidade assembleiana e líderes políticos

DSC00729 A comunidade evangélica potiguar, representada por caravanas das diversas cidades da região, bem como os mais importantes segmentos políticos nas esferas municipal, estadual e federal participaram ontem, 27, do culto de gratidão celebrado no templo sede da Assembleia de Deus em Mossoró, comemorativo aos aniversários natalício e pastoral do pastor Martim Alves da Silva.

DSC00728 A celebração festiva aconteceu a partir das 19h, com as dependências internas do moderno e amplo templo sede da AD em Mossoró completamente tomadas pela multidão, com predominância a presença da comunidade assembleiana mossoroense, além de obreiros e representantes de inúmeras cidades potiguares.

O culto de gratidão homenageou o pastor Martim Alves na passagem dos seus 57anos de idade e 17 anos de ação pastoral como presidente da Assembleia de Deus em Mossoró e Região Oeste Potiguar. A cerimônia ficou marcada como um dos eventos do gênero mais concorridos.

DSC00736 A trajetória do homenageado foi lembrada nas palavras de outro conceituado membro da AD no Rio Grande do Norte, o pastor e deputado estadual Antônio Jácome, que também fora alvo de homenagens na quarta-feira, 26, pela passagem do seu aniversário. Além de Jácome, outros políticos de expressão, como a ex-governadora Wilma de Faria; prefeita de Mossoró, Fafá Rosado; vice-prefeita Ruth Ciarlini; deputado federal Betinho Rosado; deputada estadual Larissa Rosado; pré-candidato a deputado federal Danúbio Melo, dentre outros, prestigiaram o evento.

O pastor Martin Alves é natural de Caicó (RN). Ele aceitou a Jesus durante a adolescência (14 anos de idade). Casado com a odontóloga Fátima Maria Araújo da Silva possui como filhas as irmãs Catherine Morgana e Fabrícia Lincoln.

DSC00773 Em 26 de maio de 1993 assumiu a presidência da AD em Mossoró com a responsabilidade de coordenar as atividades administrativas e evangelísticas realizadas pela AD em Mossoró e Região Oeste Potiguar. Tem formação teológica, licenciatura em Letras e bacharelado em Ciências Jurídicas. É vice-presidente da Convenção Estadual de Ministros da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (CEMADERN),  Membro do Conselho de Doutrina da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e Membro da União de Ministros da Assembleia de Deus no Nordeste (UMADENE).

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Prefeitura de Areia Branca inicia pagamento de maio aos servidores públicos nesta sexta

<KENOX S630  / Samsung S630> A exceção do pessoal lotado nos quadros da Saúde e da Educação, todos os demais servidores da Prefeitura de Areia Branca (foto) recebem o pagamento referente a maio nesta sexta-feira, 28. O desembolso é feito sempre nos dois últimos dias úteis do mês, mas em razão do final de semana, a maior parte do funcionalismo público municipal recebe hoje e o restante na segunda-feira, 31.

Mas quando acontece de um final de semana interromper o pagamento, geralmente o dinheiro é depositado na sexta-feira, de forma que a partir deste sábado, 29, já será possível o servidor que só receberia na segunda-feira, sacar seu dinheiro diretamente no caixa eletrônico.

Pagar o funcionalismo público municipal em dia e dentro do mês trabalhado tem sido marca registrada da administração do prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), que durante a sua gestão nunca deixou atrasar um dia sequer os salários da categoria.

Gêmeos do pagode estarão de volta a Areia Branca para show no dia dos namorados

Para comemorar o dia dos namorados, o Caravelas Clube trás de volta a Areia Branca a dupla Vavá & Márcio, os gêmeos do pagode. Eles estiveram se apresentando aqui em agosto do ano passado, na festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A festa será realizada do domingo, 13 de junho, a partir das 22h30. A dupla vem com novo show e um repertório recheado de novidades. Irmãos e sempre unidos, os santistas Vavá & Marcio decidiram se unir também na música e desde 2007 formam a dupla. Mas antes tiveram carreiras diferentes, tendo em comum o fato de terem sido vocalistas da banda Karametade. A dupla surgiu de um antigo sonho dos irmãos. Em 2008 lançaram a música “Tudo Bem” e ganharam ainda mais destaque ao participar do quadro “Vai dar Namoro”, na TV Record, em busca de namoradas. Hoje fazem um show eclético e estão com músicas novas na praça. O show da dupla em Areia Branca, dia 13 de junho, será um ótimo presente para os namorados. Programe-se.

Gramoré foi palco de uma grande festa pelo aniversário do deputado Antônio Jácome

JÁCOME E ALICE MACIEL Parlamentar com atuação desatacada no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Antônio Jácome (PMN) comemorou ontem, 26, seu aniversário com familiares, correligionários e amigos. A comemoração aconteceu ao lado da Assembleia de Deus, no Gramoré, zona Norte de Natal, na Avenida Guaratinguetá com a Avenida Tocantins.

A festa começou após as 18h, muito prestigiada por expressivas lideranças políticas. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) que governou o Estado com Jácome ao seu lado como vice-governador, foi parabenizar o amigo e correligionário, já que Wilma é uma das opções de votos de Jácome para o Senado.

Quem também foi desejar felicidades ao parlamentar/aniversariante foi a pré-candidata ao Governo do Estado, Rosalba Cialrini (DEM). Que inclusive discursou e discorreu sobre a trajetória vitoriosa do abençoado cervo de Deus (Jácome é evangélico) e destacou sua participação na política potiguar.

Rosalba ainda levou uma mensagem do seu companheiro de chapa, deputado Robinson Faria (PMN), que não compareceu à festa porque se encontrava ausente do Estado, participando de um evento voltado para presidentes das Assembleias Legislativas.

Conceituado na hierarquia da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte, o deputado Jácome ainda foi homenageado por cantores evangélicos consagrados, como Alice Maciel e Banda Pentecostal, Ozéias de Paula e Armando Filho que se apresentaram durante a festa.

Foto: Jácome com a cantora evangélica Alice Maciel e o pré-candidato a deputado federal, Danúbio Melo, com quem fará dobradinha em diversos municípios.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fundação de Cultura repassa R$ 10 mil aos grupos juninos locais a título de incentivo

Os três grupos de quadrilha juninos legalmente constituídos no município (Nordeste Junino, Estrelar e Matuto do Sertão) acabam de receber recursos da ordem de R$ 10 mil da Prefeitura de Areia Branca, a título de incentivo cultural para desenvolverem suas atividades durante o período festivo deste ano. A presidente da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac), Maria Edvanda Pereira, confirmou a ordenação da verba, por parte do Executivo e elogia a postura do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), em destinar essa ajuda financeira que garante a preparação dos grupos juninos para apresentações nos diversos pontos da cidade e participações em concursos e festivais realizados no Estado. Os grupos de quadrilha estilizada Nordeste Junino e Estrelar (na foto ensaio do grupo Estrelar, que é o antigo Explosão Nordesetina) receberam R$ 4 mil cada, enquanto o Matuto do Sertão, categoria matuto, foi contemplado com R$ 2 mil. A dirigente da Fundac explica que a prefeitura dá o incentivo financeiro, mas como contrapartida os grupos se comprometem a cumprir algumas cláusulas de um contrato que é assinado entre as partes. Como por exemplo, fazer apresentações de acordo com o cronograma definido pela fundação. As apresentações iniciam dia 11 de junho, com o Comboio Junino percorrendo as ruas da cidade. E culmina dia 27 daquele mês com a festa do padroeiro da comunidade de Redonda, São Pedro. Este ano o tradicional grupo de quadrilha São João não se apresentará em virtude do seu fundador e marcador oficial, “Luiz da São João”, estar enfermo. Mas ele não será esquecido, pois os outros grupos estão organizando uma homenagem para o irreverente “matuto” junino.

Gustavo Carvalho defende a legalização do serviço de táxi intermunicipal no Estado

Acende uma luz no fim do túnel para milhares de pais de família que vivem da atividade de taxista intermunicipal, porém na clandestinidade. Para acabar com esse drama diário que aflige os prestadores de serviços por meio de transportes alternativos, o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) requereu na Assembleia Legislativa que seja encaminhado ao governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e ao diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) solicitação sobre a legalização do serviço do transporte de taxi intermunicipal no Estado do Rio Grande do Norte. Segundo Gustavo Carvalho, a legalização do serviço é a solução para tirar da ilegalidade vários pais de família que vivem dessa atividade em várias cidades do interior. “Sugiro ao governador Ibere Ferreira de Souza no sentido de que essa sugestão seja transformada em Projeto de Lei para, em seguida, ser deliberada e aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte”, justifica. Ele disse que está levantando essa bandeira em favor dos taxistas porque sabe da realidade desses profissionais. “Os taxistas não querem continuar trabalhando na clandestinidade”, afirma. “Desejo a legalização da categoria dos taxistas”, reforça Gustavo Carvalho, adiantando que são centenas de trabalhadores que prestam serviços nos quatro cantos do Rio Grande do Norte e ele percebe que a população precisa do trabalho desses profissionais. “Os taxistas ficam no confronto com outras categorias e isso precisa acabar. São trabalhadores que desejam manter-se no mercado de trabalho. Daí encampar essa luta aqui na Assembléia Legislativa”, conclui.

Mauro Rebouças é convidado para defender ex-prefeitos alvos dos tribunais de contas

MAURO COM A ESPOSA MAXELLI O advogado Mauro Rebouças (na foto com a esposa Maxelli) foi convidado para assumir a área jurídica de uma associação que está sendo fundada, com estrutura para dar assistência jurídica e contábil aos gestores punidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU).

A criação da entidade foi articulada por um grupo de ex-prefeitos, tendo à frente o ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e ex-prefeito de Bento Fernandes, José Robenilson Ferreira, que está deixando a assessoria parlamentar do deputado Fábio Faria (PMN) para cuidar dos tramites burocráticos da associação.

A ideia é criar um órgão que dê suporte aos ex-prefeitos que são alvo dos tribunais de contas e sem acesso aos meios de comunicação para se defender perante a opinião pública. Robenilson observa que é comum o noticiário sobre decisões dos tribunais “condenando” ex-prefeitos a devolver dinheiro em função de irregularidades identificadas no julgamento das prestações de contas.

Foi o que aconteceu no final de abril, quando a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do TCE/RN apreciou 53 processos, resultando em decisões favoráveis à devolução de recursos que somam mais de R$ 1,5 milhão.
Segundo Robenilson, muitas vezes as contas são rejeitadas por falta de documentos. Como os julgamentos acontecem anos depois da gestão, os ex-prefeitos ficam descobertos, sem condições de enviar os documentos pedidos.

O convite feito ao advogado Mauro Rebouças levou em conta o fato de ele ser um profissional com vasto conhecimento na área jurídica e com experiência acumulada como assessor de diversos prefeitos. Além de ter obtido êxito em muitos processos defendendo ex-prefeitros punidos pelos tribunais de Contas e Eleitoral.

Areia-branquense por adoção, já que é natural do Estado do Maranhão, Mauro Rebouças tem toda uma história ligada a Areia Branca. Além do bom advogado, iniciou uma carreira política que poderia ter dado certo, mas um erro de estratégia nas eleições de 2008 o tiro da cena política local, em definitivo. Em 2006 foi candidato a deputado estadual, obtendo no município quase 4 mil votos. Em 2008, foi candidato a prefeito de Areia Branca, com uma votação pífia: menos de 250 votos.

Sorte de quem usufrui dos seus préstimos como advogado, pois depois da experiência frustrante na política local, Mauro Rebouças passou a dedicar-se exclusivamente à profissão.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Areia Branca leva 150 peças em artesanato para o 5º Salão de Turismo em São Paulo

LAURO DUARTE XII Representando Areia Branca embarcou nesta terça-feira, 25, para São Paulo, o gerente executivo de Turismo, Francisco Melo, para participar da 5º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 deste mês no Anhembi, em São Paulo. Com ele viajaram dois turismólogos do município.

Areia Branca terá seu espaço no estande do Pólo Costa Branca e leva cerca de 150 peças em artesanato confeccionadas na Associação das Mulheres Artesãs de Ponta do Mel. Esses trabalhos serão expostos na Feira de Roteiros Turísticos, que é o coração do evento. Nesse espaço o visitante pode vivenciar a imensa diversidade do turismo brasileiro. Esta área está organizada por macrorregiões onde estão presentes as 27 Unidades da Federação. Em um único ambiente o visitante pode conhecer a diversidade de destinos e roteiros turísticos das regiões Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do País. 

O principal objetivo da Feira de Roteiros é apresentar, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos do Brasil contribuindo para estimular a sua qualificação para os mercados turísticos nacional e internacional. 

Nesse espaço o visitante também pode conhecer a pluralidade cultural do País assistindo a Mostra de Manifestações Artísticas, que nesse ano será realizada nos palcos dos estandes das macrorregiões e em um palco montado na Área de Gastronomia. 

FRANCISCO MELO GERENTE DETURISMO DE  AREIA BRANCA Segundo Francisco Melo (foto), na feira, Areia Branca vai exibir um vídeo onde além das diversidades turística e cultural os presentes vão conhecer um pouco das potencialidades econômicas do município.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

PSOL de Grossos se junta ao leque de apoios à pré-candidatura de Jocsã para deputado

PSOL COM JOCSÃ Os outrora pequenos partidos estão avançando em todas as frentes e com isso conquistando espaço significativo no contexto político regional. Na campanha de 2008, em Areia Branca, a máxima de que “a união faz a força” foi bem aplicada pelos partidos PSDB e PCdoB, que espremidos na coligação proporcional pelas chamadas grandes siglas partidárias, os dois se juntaram e formaram sua própria coligação, elegendo um vereador.

Agora, a mesma tática está sendo utilizada em função de um projeto que visa colocar na Assembleia Legislativa um representante regional. Assim, siglas de pouca expressão na cena política da região estão se unindo ao PCdoB em torno da pré-candidatura do líder estudantil areia-branquense, Jocsã Cerqueira Cunha, que está trabalhando para disputar uma cadeira de deputado estadual nas eleições deste ano.

O pré-candidato já conta com expressivos apoios de diversas correntes políticas em cidades como Areia Branca, Grossos, Tibau, Serra do Mel, Porto do Mangue, Upanema, entre outras. E no último final de semana Jocsã Cerqueira recebeu mais uma importante adesão na cidade de Grossos. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) da vizinha cidade, por meio do seu presidente, Afonso (foto), definiu apoio ao pré-candidato a deputado estadual.

Ao justificar seu apoio a Jocsã Cerqueira, o dirigente do PSOL disse que é importante ter um nome da região na Assembleia Legislativa e o pré-candidato do PCdoB se apresenta como uma boa opção, haja vista ser um jovem responsável e batalhador, defensor das causas da juventude e que demonstra muita vontade de trabalhar pela região. “A região da Costa Branca precisa se fortalecer e buscar seu desenvolvimento. Essa é a oportunidade de termos um legítimo representante na Assembleia Legislativa do Estado”, concluiu Afonso.

Na região Jocsã Cerqueira faz dobradinha com o engenheiro Walter Fernandes (PCdoB), que é pré-candidato a deputado federal, cuja postulação vem sendo bem recebida pelo eleitorado potiguar.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vereador de Tibau teve o mandado cassado por abuso de poder econômico em 2008

EVERALDO TRBOUÇAS Em sessão extraordinária da manhã desta segunda-feira, 24, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) julgou improcedente o recurso nº 9320/2009, proveniente do município de Tibau. O recurso foi interposto pelo vereador eleito em 2008, Everaldo Rodrigues Rebouças (DEM), após a decisão do juízo da 32º Zona Eleitoral de Areia Branca, que julgou procedente uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, ajuizada pela Coligação Todos Unidos por Tibau e por Raimundo Isaias de Oliveira Ferreira.

Everaldo Rebouças (foto) teve seu mandato cassado e declarada sua inelegibilidade por 3 (três) anos, uma vez que o Juízo da 32º Zona Eleitoral entendeu que ficou caracterizado no processo o abuso de poder econômico através de filmagens e provas testemunhais. A juíza Lena Rocha, relatora do recurso nº 9320/2009, também entendeu que nos autos ficou comprovado o abuso de poder econômico.

Neste sentido, a juíza manteve na íntegra a decisão do Juízo da 32º ZE. Os demais membros da Corte acompanharam à unanimidade o voto da relatora. O voto também foi de acordo com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral. (Com informações do TRE/RN).

Projeto estabelece normas para as agências bancárias sobre atendimentos aos usuários

CHICO LOPES, DA CÂMARA DE AREIA BRANCA De iniciativa do vereador Francisco Lopes da Silva, “Chico Lopes (PTB), está tramitando na Câmara Municipal de Areia Branca o Projeto de Lei nº 002/2010, que estabelece normas às agências bancárias, no âmbito deste município, a prestar atendimento eficiente, ágil e satisfatório aos seus clientes e usuários.

Na justificativa do projeto, o vereador “Chico Lopes” (foto) diz que tem recebido informações de clientes (pessoa física, jurídica e/ou usuários) que as instituições financeiras instaladas neste município (banco e correspondentes bancários) não oferecem um bom atendimento, devido à insuficiência de efetivo funcional adequado para um atendimento regular.

Diante o exposto, o parlamentar resolveu apresentar para a apreciação dos pares do Legislativo municipal, uma proposição que garanta o exercício pleno do Código de Defesa do Consumidor, em específico a prestação de serviços no município.

Segundo “Chico Lopes”, é notória a demora no atendimento enfrentada por correntistas e usuários dos serviços bancários todos os dias. “Observamos filas intermináveis em praticamente todos os setores bancários. Sendo que o atendimento nos caixas é efetuado praticamente como o mínimo de pessoal necessário, causando aos usuários de tais serviços, o incômodo e o constrangimento de ficar muitas vezes, horas na fila aguardando atendimento”, acrescenta.

Leia o projeto do vereador “Chico Lopes”, na íntegra.

Art. 1º - Ficam as agências bancárias, estabelecidas no Município de Areia Branca, obrigadas a manter um atendimento em tempo razoável, eficiente, ágil e satisfatório aos seus clientes e usuários.

Art. 2º  - Para os efeitos desta Lei, entende-se como tempo razoável para atendimento;

I - até 15 (quinze) minutos em dias normais;

II - até 20 (vinte) minutos em véspera ou após os feriados prolongados;

III - até 25 (vinte e cinco) minutos nos dias de pagamentos de funcionários públicos Municipais, Estaduais, Federais e de vencimento e recebimentos de contas de concessionárias de serviços púbicos, tributos Municipais, Estaduais e Federais.

§1º - O tempo máximo de atendimento referido nos incisos I, II e III levará em consideração o fornecimento normal dos serviços essenciais á manutenção do ritmo normal das atividades bancárias, tais como: energia, telefonia e transmissão de dados.

§2º  - As agências bancárias afixarão, ao lado das máquinas emissoras de senhas, um aviso contendo os seguintes dizeres: A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Areia Branca informa: Tempo máximo para atendimento: 15 minutos em dias de expediente normal; 20 minutos às vésperas e depois de feriados; 25 minutos nos dias de pagamento a servidores municipais, estaduais, federais, aposentados e pensionistas.

§ 3º  - O aviso a que se refere o parágrafo anterior terá formato, tamanho e caracteres de fácil visibilidade para os clientes e/ou usuários.

Art. 3º  - Para comprovação do tempo de espera as agências bancárias e estabelecimentos de crédito utilizarão o sistema de “senhas” de atendimento, onde constará o nome e número da instituição, o número da senha e a data e horário de chegada do cliente.

§ 1º - Os estabelecimentos bancários que ainda não fazem uso do sistema de atendimento, com senhas, ficam obrigados a fazê-lo no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da publicação desta Lei.

§ 2º - O fornecimento de senhas aos usuários será efetuado de forma gratuita.

§ 3º - As senhas eletrônicas ou manuais e os assentos destinados ao atendimento preferencial e exclusivo do grupo de maiores de 60 (sessenta) anos, gestantes, pessoas portadoras de necessidades especiais ou doença grave e pessoas com crianças de colo deverão ter, respectivamente, numeração e localização sinalizadas e independentes dos demais usuários.

Art. 4º - Os estabelecimentos bancários deverão manter no seu interior, à disposição dos usuários: água potável e banheiros devidamente identificados como: “masculino” e “feminino”, com medida proporcional ao tamanho da agência e do fluxo de atendimento, exceção apenas para os Postos de Atendimento Bancários (PABs).

Art. 5º - As agências bancárias deverão manter caixas especiais para atendimento das empresas ou usuários com valores de alta monta para depósito ou com mais de 5 (cinco) documentos a serem autenticados, como também “caixas rápidos”, para atendimento daqueles que portarem um único documento.

Art. 6º - O não cumprimento das disposições desta Lei Sujeitará o infrator ás seguintes punições:

I – Advertência escrita na primeira infração;

II - Multa de 1.000 (Um Mil Reais) até a 3ª reincidência;

III - Multa de 2.000 (Dois Mil Reais) a partir da 4ª reincidência, que será dobrada a cada reincidência, em relação ao valor anterior;

IV – Suspensão da atividade, aplicando os princípios do Art. 59, da Lei Federal 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor) até que o órgão fiscalizador receba por escrito, informações e dados comprobatórios de que os serviços de caixa tenham sido regularizados e possam dar o atendimento, obedecendo aos parâmetros desta Lei.

§ 1º - O valor da multa constante deste artigo, será atualizado anualmente pela variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo Especial (IPCA) - E, ou outro índice oficial que substituí-lo.

§ 2º - Executando-se o inciso I deste artigo, nos demais casos, depois de notificada da ocorrência de excesso dos períodos descritos no Art. 2º desta Lei, as agências bancárias terão o prazo de 15 (quinze) dias para apresentar defesa, nos termos da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Art. 7º - Fica a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Areia Branca, encarregada de fiscalizar quanto ao cumprimento do disposto na presente Lei, concedendo-se o direito de defesa ao banco denunciado.

Art. 8º - Qualquer usuário que se sentir prejudicado, poderá registrar ocorrência junto a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Areia Branca, Ministério Público Estadual ou na Delegacia de Polícia Civil, devendo ser acompanhado de pelo menos duas testemunhas.

Parágrafo único - Depois de formalizada a ocorrência, junto aos órgãos de que trata o referido artigo, será dado o direito de defesa ao banco autuado ou denunciado, encaminhando em seguida o processo à Procuradoria Geral do Município, que adotará as medidas definidas no artigo 6º.

Art. 9º - Os recursos arrecadados, advindos com a aplicação das penalidades previstas na presente Lei, serão destinados às obras assistenciais aos idosos e deficientes, mantidos pelo Poder Público Municipal.

Art. 10º - As agências bancárias terão o prazo de 90 (noventa) dias, a contar da data da publicação desta Lei, para adaptarem-se às suas disposições.

Art. 11º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Areia Branca (RN), 10 de Maio de 2010

Francisco Lopes da Silva

Vereador – PTB

Partidos iniciaram seminários para definição de propostas para o Governo Carlos Eduardo

CarlosEduardo-seminario-Mossoro-foto-todos Os partidos Democrático Trabalhista (PDT) e Comunista do Brasil (PCdoB) iniciaram no sábado, 22, por Mossoró, uma série de seminários regionais com o objetivo colher propostas para o programa de governo do pré-candidato pedetista ao Governo do Estado, ex-prefeito Carlos Eduardo.

De acordo com o cronograma já traçado para o período, os próximos seminários irão acontecer nas cidades de Caicó, Natal, Santa Cruz, Assú, Nova Cruz e João Câmara.

Durante o seminário realizado pelo PDT em Mossoró, o pré-candidato a governador, car,os Eduardo disse que “o programa de governo não pode mais ser uma peça de ficção para enganar tolos. É preciso que seja formulado com a participação dos potiguares e seja um programa efetivo, que se reverta em obras e ações em benefício da população”.

Carlos anunciou que registrará a versão final do seu Plano de Governo na Justiça Eleitoral, para deixá-lo à disposição da população. “As pessoas precisam expor suas idéias e participar do processo para que, juntos, possamos fazer um Rio Grande do Norte cada vez melhor”, afirmou o pré-candidato do PDT.
Participaram dessa primeira rodada de debates em torno do plano de governo de Carlos Eduardo, cerca de 80 pessoas entre técnicos e membros do PDT e do PCdoB de nove municípios: Mossoró, Areia Branca, Assu, Apodi, Grossos, Ipanguaçu, Baraúna, José da Penha e Riacho da Cruz.

Dentre as lideranças políticas presentes, estavam o vereador por Mossoró, Jório Nogueira (PDT), os pré-candidatos a deputado federal Canindé de França e Walter Fernandes (ambos do PCdoB) e pré-candidatos do PCdoB no Oeste a deputado estadual: Gutemberg Dias, Flaviano Monteiro, Jocsã Cerqueira Cunha (de Areia Branca) e Francisca Neide.

O encontro foi prestigiado também pelo pré-candidato a senador pelo PCdoB, jornalista Sávio Hackradt. O conceituado comerciante areia-branquense, José Campielo Bezerra, mais conhecido por “Dedé de Ana”, também esteve presente no evento a convite dos pré-candidatos a deputado Walter Fernandes e Jocsã Cerqueira, aos quais o comerciante já garantiu o seu apoio.

Confira as principais propostas apresentadas no seminário de Mossoró que vão ser incluídas no Programa de Governo de Carlos Eduardo:

- Plano Específico de Segurança Pública para a Região Oeste
- Maior divulgação dos pontos turísticos locais
- Mais parcerias e projetos de extensão com Universidades
- Criação de Ouvidorias em todas as Secretarias de Estado
- Ampliação da rede de ensino nos municípios do Oeste
- Criação de rede de proteção educacional a pessoas com deficiência.

domingo, 23 de maio de 2010

Areia Branca: cidade muito movimentada na semana passada e na que começa hoje

Musa da Micareia  

DSC00724 Dia 3 de julho, na Quadra de Esportes Nazir Pereira Júnior, na Cohab, será realizado o concurso de beleza para escolha da Musa da Micareia 2010, o carnaval fora de época de Areia Branca que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto. A pantera Thalita Costa (foto) é uma das candidatas.

Prêmio integração 

SOUZA TEM SIDO IMPLACÁVEL NA BUSCA DE BENEFÍCIOS PARA OS EDUCADORES Em reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido na área da educação, o prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, "Souza" (foto), receberá o "Prêmio Integración Latino Americano 2010", que será entregue dia 28 deste mês, no Salão Paraná do Hotel Four Points Sheraton, em Curitiba, no Paraná. Além de "Souza", o prêmio reconhece o desempenho do secretário de Educação Raimundo Lacerda em prol do ensino municipal de qualidade.

Teatro de quintal

JOÃO DO QUINTAL.JPG O II Festival Municipal de Teatro (II Femut) já está sendo preparado e este ano prestará uma homenagem ao extinto Grupo de Teatro de Quintal, fundado pelo ex-bancário Irapuã, artista plástico João Rodrigues (foto) e pelo ator João do Vale. O grupo popularizou a arte cênica na cidade por meio de apresentações de aplaudidos espetáculos teatrais. A homenagem faz justiça aos idealizadores desse movimento cultural.

Servidor qualificado 

SERVIDORES;JPG O projeto Escola de Governo, em parceria com a Prefeitura de Areia Branca, está ofertando 32 vagas na área de informática para qualificação profissional do servidor público municipal. As inscrições estão abertas até o dia 29, na Secretaria Municipal de Educação. O curso começa dia 31, com duas turmas de 16 alunos cada, nos turnos matutino e vespertino.  A iniciativa visa introduzir a eficiência no serviço público.

Turismo e artesanato

CENTRAL DO CARNAVAL EM AREIA BRANCA Os artesãos de Areia Branca ganharam um espaço para expor os seus trabalhos no Centro Turístico instalado na entrada da cidade, no prédio do Santuário, onde funcionou a Central do Carnaval este ano (foto). As peças artesanais ficarão em exposição permanente no local, disponíveis para comercialização. Além do artesanato, o Centro contará com farto material de divulgação da cidade, com roteiros de praias, hotelaria, gastronomia, entre outros. O centro funcionará agregado à Gerência Executiva de Turismo.

DESTAQUES

ELZA FONTES, NAT Nesta segunda-feira, 24, é dia de parabenizar a simpática Elza Fontes (foto), pela idade nova. A musa do amigo Jaime será homenageada dia 30, em Mossoró, com uma festa de arromba organizada por familiares e amigos. Dá-lhe, garota!

GABRIEL JAIR Sábado, 22, o garotão Gabriel Jair Dantas Cruz (na foto com a prima Vitória Evely) comemorou seus 6 aninhos. O aniversariante é filho de Weverton Cruz e Manuelle Dantas. Altinhos e baixinhos festejaram a data.

SANDRA ROSADO HOJE Uma missa às 8h, na Capela Mãe Rainha, em Mossoró, seguido de um café da manhã no salão da própria capela, marcaram a passagem do aniversário da deputada federal Sandra Rosado no sábado, 22. A parlamentar é muito querida na Salinésia e muitas pessoas daqui foram parabenizá-la pela data.

Zona Franca

Confirmado para outubro a etapa Areia Branca do Circuito Petrobras de Vela em 2010. O evento está programado para o período de 15 a 17 daquele mês, em Ponta do Mel, dentro da programação de Emancipação Política do município. Nos três dias do Circuito serão realizados curso de manuseio e aproveitamento integral de alimentos, programação educativa, palestras da Capitania dos Portos (Segurança de Navegação) e da Petrobras, além de atividades lúdicas para as crianças.

***

As famílias que residem no bairro Nossa Senhora dos Navegantes, um dos mais populosos do perímetro urbano, contam os dias que as separam do maior benefício social que a cidade de Areia Branca terá. Trata-se do Restaurante Popular, cuja instalação já está sendo agilizada pelo Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Areia Branca. A princípio serão fornecidas 500 refeições diárias ao preço de R$ 1,00.

***

Após uma pequena intervenção cirúrgica para correção do olho esquerdo, o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, vereador Aldo Dantas (PMDB), está retomando as atividades normais. O procedimento cirúrgico foi realizado pelo oftalmologista Antônio Martins, em Natal.

***

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está desenvolvendo mais uma etapa do Projeto Acolher, tendo como público alvo gestantes e crianças de zero a 6 anos. A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de convivência, integração e fortalecimento de vínculos familiares através de oficinas socioeducativas que assegurem espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade.

***

Cerca de 20 pessoas das diversas comunidades rurais do município participaram de um curso para doceira, realizado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater) com o apoio do município, por meio da Gerência Executiva de Pesca. O público alvo foram mulheres produtoras rurais, que por meio dessa capacitação vão poder produzir doces para comercializar junto ao Programa Compra Direta.

***

Representantes do  Ministério da Aquicultura e Pesca estiveram em Areia Branca durante a semana, para um encontro com pescadores e proprietários de embarcações locais. O encontro aconteceu no Centro de Apoio à Pesca (CAPE) e contou com a participação ainda, de secretários e gerentes da administração municipal, representante do Banco do Brasil local, entre outros setores. O representante do Ministério da Pesca, João Dias, fez uma explanação sobre a nova linha de crédito destinada aos pescadores de lagosta que em virtude da escassez do pescado e do surgimento de novas  alternativas, estão trocando a captura da lagosta por outro tipo de pesca.

***

O Chefe da 24ª Circunscrição do Serviço Militar no Rio Grande do Norte, coronel Luilson Lessa dos Santos, e o tenente Francisco Lima Neto estiveram em Areia Branca na quinta-feira, 20. A visita teve como objetivo fazer uma inspeção nas instalações  da Junta do Serviço Militar existente na cidade. As autoridades foram recebidas pelo secretário de Gabinete Civil da Prefeitura de Areia Branca, Naelson Oliveira, que representou o prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza", que se encontrava em Brasília participando da mobilização dos prefeitos brasileiros em prol de benefícios para seus municípios.

***

Após visitarem as instalações da Junta Militar local, onde conversaram com o encarregado do serviço, Evandro Vale, as autoridades acompanharam Naelson Oliveira até a Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, sendo recebidos pelo titular do órgão, capitão-tenente Francisco Cavalcante. A visita é um procedimento de rotina e visa verificar as condições de funcionamento das juntas militares existentes no interior do Estado.

***

O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, "Souza", retornou sexta-feira, 21, ao Rio Grande do Norte, depois de ficar praticamente a  semana, em Brasília. Ele foi à capital federal para participar da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O gestor comentou que os prefeitos participantes comemoraram inúmeras conquistas e muitos retornaram aos seus municípios mais tranquilos.

***

Com o encerramento do calendário ordinário referente ao mês em curso, as próximas sessões na Câmara Municipal de Areia Branca ocorrem a partir do inicio do mês de junho. Mas o Executivo poderá convocar a Casa em caráter extraordinário sempre que houver necessidade de aprovação de matéria que exija urgência na sua tramitação. Diferente do calendário ordinário, em que as sessões acontecem às 19h, quando ocorre convocação extra os trabalhos podem ser realizados no horário que a presidência da casa achar conveniente.

Agência da Capitania dos Portos divulga sua programação de cursos para este período

CAPITANIA DOS PORTOS O Curso Especial de Sobrevivência Pessoal (ESPE) que estava marcado para os dias 10, 11 e 12 foi transferido para o período de 24 a 26 deste mês, a partir das 7h30, na Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte. A informação foi prestada pelo capitão-tenente Francisco José Martins Cavalcante, titular da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca (foto). 

Ele informa ainda, que foi confirmado o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP), que será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca a partir desta segunda-feira, 24, até o dia 28, das 18h às 22h.

Com relação aos dois assuntos, a Agência da Capitania dos Portos disponibiliza o telefone (84) 3332-2211 para mais informações aos interessados.

Iberê Ferreira pede que militância propague em todo Estado que ele está bem de saúde

IBERÊ HAJA FEIJÃO A festa organizada para comemorar o restabelecimento da saúde do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) realizada neste domingo, 23, na Vila Folia, em Parnamirim, atraiu um público estimado em 13 mil pessoas. O esperado anúncio do companheiro de chapa do pré-candidato à reeleição não aconteceu, mas a estilista Fernanda Maia, esposa do deputado federal João Maia (PR), foi saudada por alguns políticos que discursaram como um bom nome para compor com Iberê.

No seu discurso para a multidão o governador Iberê Ferreira disse estar se sentindo muito bem e pediu aos aliados que façam chegar a cada localidade do Rio Grande do Norte as informações de que está bem de saúde. “Eu venci o câncer com a ajuda de Deus e com a graça do povo vou vencer as eleições deste ano”, disse.

O governador e pré-candidato fez uma retrospectiva de sua trajetória de 40 anos de vida pública. Ele falou da época em que iniciou sua vida pública, no então MDB (hoje PMDB), quando junto aos seguidores do ex-ministro Aluísio Alves, compunham um partido que, à época, foi símbolo do combate à ditadura. "Nesse tempo diziam que nosso grupo cabia dentro de um fusca", lembrou.
O governador agradeceu à governadora Wilma de Faria e ao deputado federal João Maia, que levou ao local mais de 4 mil filiados. Prefeitos, vereadores e lideranças políticas das diversas regiões do Estado participaram da feijoada, que marcou a arrancada da campanha de Iberê pela permanência no Governo do Estado

Blog acionará a Justiça para tentar resolver a polêmica entre associação e universitários

UERN II A polêmica que envolve a Associação Universitária Areia-branquense (AUA) e os universitários que diariamente se deslocam para Mossoró, parece ser uma novela sem fim. Agora, os estudantes estão em pé de guerra com a entidade por causa da cobrança de uma “taxa de manutenção” (???) no valor de R$ 30.

Atualmente a Prefeitura de Areia Branca disponibiliza sete ônibus para o transporte dos universitários, a maioria estuda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Mas segundo os usuários, o número de veículos não é suficiente porque diariamente surgem novos estudantes da Universidade Potiguar (UnP) e cursistas. Isso forçou a aquisição de mais um ônibus, o que não resolveu o problema por completo.

Segundo universitários ouvidos pelo Blog, a bagunça é geral, pois não existe controle nos ônibus. “Todos os dias têm confusão nos ônibus”, conta um estudante da Uern que considera a situação preocupante. Segundo a fonte, a associação nada faz em defesa dos universitários, a única preocupação é com a cobrança dessa famigerada taxa, que a maioria se nega a pagar.

A fonte conta que para os que não querem pagar a quantia exigida pela associação, os dirigentes ameaçam registrar Boletim de Ocorrência (BO) na polícia, como forma de intimidar a categoria. “Isso só aumenta a revolta dentro dos ônibus, tornando o ambiente tenso”, completou.

Sensibilizado com os relatos, o Blog resolveu apurar os fatos. Primeiro vai consultar o estatuto da AUA, ouvir os dirigentes da entidade e em seguida procurar o Ministério Público para saber até onde vai a autoridade dos dirigentes as associação a ponto de ameaçar (se é que existe a ameaça) a intervenção da polícia (registro de BO) contra os universitários que se negam a pagar a tal “taxa de manutenção”.

sábado, 22 de maio de 2010

Fala, Memória: Carago, o asfalto branco da minha meninice

*Evaldo Alves de Oliveira

AREIA BRANCA NAS ANTIGAS Talvez a juventude atual nem conheça esse termo, mas em Areia Branca era chic ter a rua calçada com carago. Subproduto do sal, porém sem qualquer sabor, a não ser o de uma pedra, esse tipo de calçamento antecedeu o paralelepípedo e, obviamente, o asfalto.

As ruas, após o revestimento com esse produto, ficavam com aparência de asfalto, porém de cor cinza claro, quase branco, e com um clima melhor, mais fresco. E a meninada, passeando de bicicleta ou em suas brincadeiras, sempre dava preferência aos logradouros revestidos com carago.

À noite, grupos de crianças eram formados aqui e ali, a correr, gritar e se esconder, em suas brincadeiras hoje quase esquecidas. As cantigas de roda surgiam quase espontaneamente, e escravos de Jó jogavam caxangá, vira, bota, deixa o Zabelê passar, assim como a inesquecível lagarta pintada, quem foi que te pintou, foi a velhinha do tempo da areia, puxa lagarta na minha orelha.

Também eram comuns as estórias de fantasmas, contadas baixinho, todos com as cabeças juntas, para não perder uma frase sequer. Estórias de lobisomens, de bichos de sete cabeças, de almas penadas e bicho-papão; estórias de vozes ouvidas no meio da madrugada, quando o império da escuridão era desvirginado por elementos branquinhos, da cor de lençóis, que apareciam e sumiam. Uma certeza, apenas: eram fantasmas.

Adolescentes brincavam de passar o anel de mão em mão, com aquele final que todos conhecemos, e os namoros eram iniciados ali mesmo, nos olhares fugidios e nos escassos afagos. Pegar na mão era uma glória, e os encontros se sucediam noites após noites, até o grande dia de ir à casa da menina. Tinha que ter autorização dos pais.

Nas calçadas, os adultos e os idosos, em grupos, sentados em cadeiras ou em velhas espreguiçadeiras, punham a conversa em dia e falavam mal de qualquer coisa ou pessoa.

Os dicionários trazem apenas uma referência a essa palavra: é um substantivo depreciativo utilizado na Galícia, Espanha, lá onde fica Santiago de Compostela, mas, mesmo lá, não obtive sucesso em tentar uma tradução para essa estranha e rara palavra. O galego é, talvez, a língua que mais se assemelha ao português. Não sei explicar, mas o jota e o gê, na Galícia, são substituídos pelo xis. E eu ficava rindo com as placas nos prédios: Coléxio San Xerome, Bodega do Xulio, Recollida de Viaxeiros, Xoan XXIII…

Com sua magia extinta pelo progresso, o carago se enraizou em nossas mentes, e quando forçamos um pouco a memória, em uma viagem imaginária pelas ruas tranqüilas de nossa cidade, logo surge a imagem do nosso asfalto branco, que reluzia aos raios do sol, parecendo pequenos brilhantes espalhados pelo chão, outrora pisado por raríssimos carros e transeuntes felizes, a caminho do trabalho ou simplesmente de passagem para as compras no velho Mercado Público.

(*) Evaldo Alves de Oliveira, médico e escritor

Trecho próximo ao “Bar de Irene” continua um perigo para os motoristas imprudentes

O cruzamento da BR-110 com o acesso para Ponta do Mel, à altura do local conhecido “Bar de Irene” continua sendo um trecho perigoso e registrando muitos acidentes automobilísticos. Motoristas desavisados e imprudentes estão sempre às voltas com abalroamentos e capotamentos. Em alguns casos, com vítimas fatais.

Choques de veículos e atropelamentos têm sido uma constante naquele trecho que constitui um risco para quem não obedece as leis do trânsito. O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes, segundo relato dos moradores da área.

Neste sábado, 22, pela manhã, foi registrado mais um acidente envolvendo dois veículos (foto). Um Gol que vinha para Areia Branca foi colhido por uma caminhonete que seguia em sentido contrário. Apesar de ter causado apenas danos materiais nos dois veículos, o incidente vale como alerta para os “apressadinhos”. E é sempre bom lembrar: “a velocidade que emociona é a mesma que mata”.

Lideranças políticas de Areia Branca estarão presentes na festa pró-candidatura de Iberê

IBERÊ COM SOUZA Meio a interrogações sobre seu estado de saúde e sem ter definido ainda, o seu companheiro de chapa, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) pretende oficializar sua pré-candidatura neste domingo, 23, num grande evento que será realizado na Vila Folia, em Parnamirim, organizado por um grupo denominado “amigos de Iberê”.

De Areia Branca, além do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), dirigentes de partidos políticos, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias marcarão presença no evento, que consiste numa feijoada. A organização exagera na estimativa do número de prefeitos presentes: cerca de 150. Fora isso, a expectativa é que seja a maior mobilização popular pré-campanha eleitoral em torno de um postulante ao Governo do Estado.

Durante o encontro o pastor Francisco Miranda (PSB), da Assembleia de Deus em Assu, poderá ser apresentado como o companheiro de chapa de Iberê. Há dias a imprensa ponta o representante do segmento evangélico como o mais cotado para ser o pré-candidato a vice-governador na chapa governista.

Câmara Municipal de Areia Branca retomará sessões ordinárias no início do mês de junho

ALDO DANTAS CONFIRMA SESSÕES NA ZONA RURAL NO SEGUNDO SEMESTRE Com o encerramento do calendário ordinário referente a maio, na terça-feira, 18, as próximas sessões na Câmara Municipal de Areia Branca só ocorrerão a partir do dia 1º de junho, mês que fecha o primeiro semestre legislativo de 2010. Mas conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo poderá convocar a Casa em caráter extraordinário sempre que houver necessidade de aprovação de matéria que exija urgência na sua tramitação.

Ontem, 21, o presidente da Câmara, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB) confirmou o cronograma das sessões ordinárias no mês de junho. Serão cinco reuniões seguidas, nos dias 1º, 8, 10, 15 e 17. “No retorno dos trabalhos da Casa, iremos decidir sobre a retomada do programa Câmara Itinerante, que leva mensalmente os trabalhos da edilidade para a zona rural”, afirma o presidente.

Segundo o presidente Aldo Dantas (foto), foram cinco meses de muito trabalho de todos os vereadores, visando sempre satisfazer os interesses da comunidade. Ele também destaca a parceria com o Poder Executivo.

Aldo Dantas frisou que todos os projetos forma amplamente discutidos para que não pairassem dúvidas na sua eficácia. “Encerrado mais um período, temos a certeza do dever cumprido e esperamos poder continuar buscando sempre melhorias em beneficio da população”, completa.

Vereador mais votado no município em 2008 Nolasco Neto poderá polarizar com “Neinha”

NOLASCO NETO Os quatro candidatos que disputam a Prefeitura de Tibau em eleição complementar que será realizada dia 20 de junho, já estão em campanha. Atípico, o pleito eleitoral promete ser emocionante do começo ao fim, considerando que os postulantes ao cargo Executivo têm pouco mais de vinte dias para colocar em prática o poder de convencimento para conquistar o eleitor.

O município de Tibau pertence à 32ª Zona Eleitoral com sede em Areia Branca e possui somente 3.573 eleitores, conforme dados atualizados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). Dos quatro candidatos na disputa, dois foram testados nas urnas na eleição de 2008. São os vereadores João Nolasco Neto (PSC) e Evaneide Fernandes da Costa, “Neinha” (PSB), que na condição de presidente da Câmara Municipal de Tibau, assumiu a prefeitura interinamente a partir do dia 30 de março passado com a cassação do mandato do ex-prefeito Francisco de Assis Diniz (PSB).

Na eleição de 2008, o vereador Nolasco Neto (foto) foi o mais votado entre todos os candidatos à Câmara Municipal de Tibau. Ele obteve 273 votos. Já a vereadora “Neinha”, tida como a protegida do então prefeito e candidato à reeleição, Assis Diniz, teve 140 votos e foi a sétima mais votada. Com isso, a “briga” pelo mandato tampão de 30 meses à frente da prefeitura, tende a ser polarizada entre os dois edis.

Os outros dois candidatos são o ex-prefeito Sidrônio Freire (PMDB) e Nei Lima (PRTB). O candidato peemedebista está entusiasmado com a campanha e prega vitória. Sua candidatura é alicerçada por uma das maiores lideranças políticas no Rio Grande do Norte, na atualidade: a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que lidera as pesquisas de intenção de votos para o Governo do Estado em todos os cenários.

Neste sábado, 22, o candidato a prefeito Nolasco Neto dá largada na campanha com a primeira concentração popular na entrada da cidade. Em seguida, sai em passeata pelas ruas, encerando com comício na Praça Santa Terezinha.

A candidata “Neinha” também programou para este sábado o primeiro comício da sua campanha, a exemplo de Sidrônio Freire, que está com sua estrutura sonora nas ruas. Só o candidato Nei Lima ainda não havia definido movimentação política para este final de semana.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tribunal reforma sentença e ex-prefeito do município de Tibau poderá retornar ao cargo

DINIZ E VICE DE  TIBAU Uma decisão da Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) tomada ontem, 20, em favor do ex-prefeito Francisco de Assis Diniz (PSB) e do vice Luiz Nazareno de Souza (PSC), acendeu a luz vermelha no âmbito dos partidos e coligações que lançaram candidatos à eleição complementar marcada para o dia 20 de junho.

O quadro atual poderá sofrer uma reviravolta com Assis Diniz retornando à prefeitura nos próximos dias, caso obtenha êxito, a exemplo deste, de outro processo que o cassou sob acusação de compra de votos na eleição de 2008.

Provas insuficientes e parcialidade da depoente ensejaram a reforma da sentença da 32a Zona Eleitoral de Areia Branca, que havia cassado o mandato do ex-prefeito de Tibau, Assis Diniz, em julgamento da Corte Eleitoral potiguar na sessão de ontem.

A relatora do Recurso Eleitoral 9325/2008, juíza Lena Rocha, observou que a testemunha Veroslávia Clementino da Silva, está maculado pois esta participava dos comícios do então candidato Sidrônio Freire e trabalhava na gestão do prefeito Nilo Nolasco, apoiador de Freire. E ainda por cima, ela foi exonerada na gestão de Diniz. As acusações contra Diniz, cassado por decisão do TRE/RN em 30 de março, em outro processo, envolviam a compra de voto no valor de R$ 100,00.

Em primeiro grau, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o vencedor das eleições em 2008 gerou além da cassação de Diniz e do vice, Nazareno (foto), a decretação da inelegibilidade por 3 anos a contar da data de realização do pleito e novas eleições em Tibau. A decisão do Tribunal ocorreu à unanimidade. A relatora declarou extinta a Ação Cautelar 37/2009, referente aos fatos citados no processo, por causa da perda de objeto

Representantes da 24ª Circunscrição do Serviço Militar fazem visita de inspeção

O Chefe da 24ª Circunscrição do Serviço Militar no Rio Grande do Norte, coronel Luilson Lessa dos Santos e o tenente Francisco Lima Neto, estiveram em Areia Branca nesta quinta-feira, 20, empreendendo visita de inspeção à Junta do Serviço Militar local. Os visitantes foram recebidos pelo secretário de Gabinete Civil da Prefeitura de Areia Branca, Naelson Oliveira, que representou o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que se encontra em Brasília participando de uma mobilização dos prefeitos brasileiros em prol de benefícios para seus municípios. Após visitar as instalações da Junta Militar local, onde conversaram com o encarregado do serviço, Evandro Vale, as autoridades acompanharam Naelson Oliveira até a Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, sendo recebidos pelo titular do órgão, capitão-tenente Francisco Cavalcante. A visita é um procedimento de rotina e visa verificar as condições de funcionamento das juntas militares existentes no interior do Estado.

Presidente da Câmara de Grossos anuncia a chapa na qual votará nas eleições deste ano

LAÍRES COM WILMA DE FARIA Com a aproximação das convenções partidárias e consequentemente das eleições gerais de outubro deste ano, o quadro político começa a de definir no Rio Grande do Norte. No interior, prefeitos e vereadores revelam suas preferências e outros já declararam abertamente em quem votarão. Alguns, ainda aguardam a última martelada para colocarem o bloco nas ruas.

Em Grossos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexander Manoel de Paiva, “Laíres” (PR), já fechou a chapa que votará em outubro, de governador a deputado estadual. Para o Governo do Estado ele vota pela reeleição de Iberê Ferreira de Souza (PSB). Para o Senado seus candidatos são Wilma de Faria (PSB) e José Agripino Maia (DEM). Seu deputado federal é João Maia (PR) e estadual Lauro Maia (PSB).

“Laíres” (na foto com Wilma de Faria) disse que esses são os candidatos com os quais ele tem se identificado e acredita serem bons nomes para trabalharem pelo Estado e pelos municípios. “Nosso objetivo é levar até eles (os candidatos) os nossos anseios e perspectivas em nome do nosso povo e da mossa cidade”, disse.

O vereador “Laíres” é um político com muita experiência e detêm forte liderança política no município. Recentemente ele foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Grossos para o biênio 2011-2012. Seu nome, inclusive, é citado por amigos, apoiadores e correligionários como uma boa opção para uma disputa majoritária. “Nosso projeto político é concluirmos mais esse mandato de vereador que o povo de Grossos nos confiou”, desconversa “Laíres” quando interrogado se pensa em concorrer à prefeitura no pleito eleitoral vindouro.

PCdoB reúne lideranças em Tibau e oficializa apoio à candidatura da prefeita interina

PCdsoB FOTO A prefeita interina de Tibau, vereadora Evaneide Fernandes da Costa, “Neinha” (PSB), ganhou mais um reforço importante à sua candidatura à reeleição no pleito eleitoral complementar marcado para daqui a um mês, ou seja, dia 20 de junho. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) acaba de oficializar apoio à candidata.

Em reunião com os dirigentes do partido em Tibau, os pré-candidatos Jocsã Cerqueira e Walter Fernandes, da cúpula estadual do PCdoB, oficializaram apoio à prefeita e candidata “Neinha” (foto). O encontro começou como uma “conversa de alpendre” e logo atraiu pessoas simpáticas às propostas do partido nas eleições gerais de outubro deste ano.

Para Jocsã Cerqueira, pré-candidato a deputado estadual por Areia Branca, a opção pelo nome da prefeita interina resulta do fato de ela estar realizando um bom trabalho à frente da prefeitura, mesmo na interinidade. “Tibau passa por um caos e “Neinha” se coloca como esperança”, justificou o líder do PCdoB areia-branquense.

Presente no encontro, o engenheiro Walter Fernandes, pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, endossou o ponto de vista do companheiro Jocsã Cerqueira e se colocou à disposição do povo de Tibau, especialmente da prefeita interina, para somar forças em favor da cidade e do seu povo. “O PCdoB chega para somar com aqueles que sonham por uma Tibau melhor”, concluiu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.

.

.

.

.
Todos os direitos - Costa Branca News - Jornalista Luciano Oliveira. Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.

Pesquisar Notícias

Notícias por Tema

Quem sou eu

Jornalista do jornal O Mossoroense, redator do noticiário matinal “Costa Branca em Notícias”, da Rádio Costa Branca – FM 104,3 de Areia Branca (RN), onde aos domingos apresenta o programa de variedades “Domingão da 104”

Total de visualizações